Vôo de Asa Delta no Rio de Janeiro

Essa viagem ao Brasil foi cheia de aventuras. Começou em Búzios, depois fomos para o Club Med Brasil em Trancoso, passamos por São Paulo e na volta ao Rio eu aproveitei para riscar alguns itens da minha Bucket List. Primeiro foi o passeio maravilhoso de helicoptéro e pra fechar com chave de ouro, teve vôo de Asa Delta em São Conrado.
Sim, eu a super medrosa com altura, fiz e estou vivinha aqui pra contar a aventura.
Acordamos no domingo logo cedo e partimos para a Praia do Pepino em São Conrado. Lá, ligamos para o nosso instrutor de vôo, o Mosquito, figurinha tarimbada nos vôos de Asa Delta por ali. Ele chegou alguns minutos depois, com a aquela fala apressada e já foi me passando o telefone dele pra eu ver as fotos que ele fez com vários globais e até o Padre Marcelo Rossi, o que por algum motivo deve estar ali no meio para inspirar uma sensação de segurança. Eu não precisava de muito convencimento. Queria fazer mesmo morrendo de medo.
ehladecimaquevouvoar

É lá de cima que eu vou voar

 O pessoal do Encontrão de Blogueiros foi chegando e se animando.

Enquanto esperávamos, vimos vários pousos ali mesmo na praia do Pepino, de Asa Delta e Parapente. E vários instrutores com suas Asas e Parapentes nos carros, prontos para subir a Pedra da Gavea. O ideal é chegar no local cedo, porque os instrutores tem uma cota máxima que eles podem voar por dia.
O frio na barriga começa quando você olha pra pedra, lá em cima e descobre que é de lá que você vai  voar. Sim, é decolar, voar,  não pular ou saltar. Aprendemos isso rapidinho com os instrutores.

A primeira coisa que a gente faz é se inscrever na Escola de e pagar a taxa de R$15.00. Para fazer o vôo você precisa já ter o seu instrutor com você, para te inscrever no sistema.

galeradacoragem

@juniorgomessc, @paulafcbr, arrobaless amigo das meninas, @aguillera13, @carolmayr, @cariocaemfuga, @aprendizviajant, @dondeandoporai e @vejaoutrosares

 O nosso instrutor, o Mosquito, nos levou então de jipe para o alto da Pedra da Gávea, onde acontecem as decolagens. Mesmo que e você não vá voar, é um lugar muito legal para visitar com uma vista sensacional de São Conrado e dá para ver as decolagens de Asa Delta e Parapente. Essa é a rampa de onde a gente corre para voar.

avistadesaoconrado

A vista de São Conrado

 Lá em cima, os preparativos acontecem enquanto a Asa Delta está sendo montada. Um conselho, vá de tênis, bem apertadinho no pé. Eu fui de sapatinho e por sorte, eles já estão preparados com uma correia para segurar o sapato. Depois de colocado o equipamento, há um pequeno treino, da corrida, abraçado com o instrutor para se preparar para a hora do vôo.

Nos preparativos

 Depois de tudo pronto, hora das fotinhos antes da decolagem. A fila de Asa Deltas espera pelas condições ideias de vento para fazer a decolagem. O tempo começou a fechar neste dia e por quase uma hora nenhuma Asa Delta decolou.

preparativos2

Pronta pra voar

 O Mosquito, que é um piloto bem experiente e voa desde 1978, depois de alguns minutos estudando as condições do vento, resolveu que era seguro para nossa decolagem.  A corrida pela rampa é provavelmente a hora de maior adrenalina. Você tem que correr sem parar, na mesma cadência do seu instrutor e não pode pular.

Vamos decolar...

Vamos decolar...

 Por incrível que pareça a sensação depois que a rampa acaba é de estar parada no ar. Não tem sensação de caída ou num elevador que despenca como eu temia..

preparar correr decolar

Preparar, correr, decolar...

 Depois de minutos iniciais de muitas manobras para acertar o curso da Asa Delta em condições de vento imperfeitas, hora de posar para fotos no ar.

abrindo os bracos

Na Asa Delta

 A Asa Delta vai com uma camera de vídeo e uma de fotografia para registrar todos os momentos. Mas essas fotos e vídeos são opcionais.. não estão incluídas no preço do vôo.

Sao Conrado

Sao Conrado

 Aí, é só aproveitar a paisagem…

Quase no fim da viagem

Quase no fim da viagem

 Mas eu aconselho comprar tanto as fotos como os vídeos, porque são momentos únicos, que você não vai repetir tão frequentemente, quanto mais num cenário desses. Veja aqui alguns minutos do meu vôo em vídeo:

E algumas das fotos que tenho aqui, como as da decolagem ou essa abaixo, foram tiradas pela Paula que ficou lá na rampa enquanto eu decolava.

Vista da pedra da gavea

Vista da Pedra da Gavea

Voando pertinho dos predios

Voando pertinho dos predios

 É lindo ver tudo de cima e com aquela sensação mais próxima que eu acho que deve ser a de um passarinho… o seu corpo ali no ar, sem nada protegendo, o vento batendo no rosto… a sensação de liberdade é incrível. A aterrisagem é interessante, a velocidade da Asa Delta aumenta bastante quando chega perto do solo, mas fizemos o pouso sem nenhum contratempo.

Chegada no Pepino

Chegada no Pepino

 É muito bom enterrar os pés na areia, terra firme, depois dessa aventura pelo ar. Recomendo muitíssimo!!!

Informações Úteis:

Vôos de Instrução com o Mosquito
Blog: http://mosquitovooduplo.blogspot.com/ (Não é atualizado frequentemente, mas tem umas fotos legais)
Tel: (21) 9989-5507


Comments

  1. says

    Fiquei felicíssima por vc! Imagino a emoção que sentiu (… É lindo ver tudo de cima e com aquela sensação mais próxima que eu acho que deve ser a de um passarinho… o seu corpo ali no ar, sem nada protegendo, o vento batendo no rosto… a sensação de liberdade é incrível.)

  2. says

    Claudia, o que vc acha que vale mais a pena: o passeio de helicóptero ou o pulo de asa delta? Tô pensando em dar um dos dois de presente de Natal pro meu marido… Abr!

    • says

      Bebel,

      eu amei o voo de asa delta, mas se só pudesse escolher entre um dos dois, faria o passeio de helicoptero. O preço é praticamente o mesmo e dá pra curtir mais tempo, ver mais coisas. O voo de asa delta é muiiito legal, mas tem a preocupação e ansiedade e você só vê São Conrado… no voo de helicoptero, você vê o Rio todo.. o pão de açucar, o Cristo Redentor. A tensão é menor. Tendo que escolher, recomendaria o vôo de helicoptero sem pensar duas vezes.

  3. Mile says

    Vc nao enjoou lá encima? Eu tive vontade de vomitar, até pedi pro instrutor descer logo. Fora esse contratempo, amei o passeio, só indico as pessoas que enjoam fácil como eu, tomar um remedinho antes.
    bjoks

  4. Leila says

    Parabéns pela coragem! Olhando o seu vídeo pelo menos dá para ter uma idéia de como é. Sou medrosa demais para pular de asa delta.

  5. says

    Gostei bastante de suas dicas, quero fazer este “vôo” rsrs de asa delta. Nossa só de pensar me dá um frio na barriga, mas sabe um daqueles desafios que a gente precisa vencer? Pois é este é um dos meus…valeu muito seu relato. bjos

  6. says

    Muito legal, queria sobrevoar pelo Rio de Janeiro, deve ser muito legal! paraglider é outra que acho alucinante!!! Parabéns, espero um dia poder ter essa adrena ai =D

  7. Iby Amparo Diaz (BIDI) says

    Parabens, Claudia. You are brave, the flight must have something unforgettable. I enjoyed your comments and those of your fans. Keep the good work in the web.

  8. says

    Oi Claudia,

    Olha, que bom que sua experiência foi legal e que deu tudo certo, mas me sinto na obrigação de compartilhar algumas coisas sobre isso não tão boas assim.

    Uma amiga minha perdeu a irmã num voo duplo desse, em 2003, e ela se tornou ativista pela proibição desse tipo de prática.

    E a verdade é essa e pouquíssimas pessoas sabem é que o voo livre duplo é PROIBIDO para fins comerciais! Ele só é permitido como processo de instrução, como curso de pilotagem.

    Mas você sabe, eu sei, e todo mundo que vai para o Rio de Janeiro sabe que a imensa maioria que vai são turistas e que nunca mais farão outro voo desse na vida.

    As empresas cobram essa “taxa” para justificar como “matrícula” do curso de voo livre, mas isso é ILEGAL!

    E aí todos os dias as pessoas estão correndo riscos porque não existe nenhum tipo de regulamentação para a prática.

    Eu nunca fiz, mas pela experiência dela, eu não recomendo a absolutamente ninguém fazer, pois estão arriscando suas vidas.

    Bom, é isso. Queria compartilhar essa informação pois hoje aconteceu outro “acidente” e uma menina de 27 anos morreu de uma queda de 20 metros de altura…

    Mariana.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *