Viajando de Carro pela Costa Oeste dos Estados Unidos

Viajar de carro nos Estados Unidos é uma das nossas atividades favoritas. Tanto eu quanto o marido adoramos dirigir e qualquer coisa é motivo para pegar o carro e sair por aí. Fazemos todos os anos pelo menos umas duas ou três viagens longas de carro, pois o que não faltam por aqui são estradas cênicas e excelentes. Em alguns casos, voamos até um local e de lá pegamos o carro para continuar viagem. Esse foi o caso desta nossa viagem para a costa oeste, mais especificamente pela Califórnia e Las Vegas. A Costa Oeste tem roteiros maravilhosos para se fazer de carro e o trecho de São Francisco a Los Angeles e então Las Vegas que fizemos é apenas uma das opções.

A Viagem

Voamos até o aeroporto de São Francisco e de lá, pegamos o carro na Alamo que fica na área de Rental Car Center, onde se encontram a maior parte das grandes locadoras e que é ligada ao aeroporto pelo AirTrain. São Francisco é uma cidade que tem transporte público excelente, mas como algumas das atrações que queríamos visitar não ficavam dentro da cidade, resolvemos pegar o carro desde o primeiro dia. Depois de explorar São Francisco e arredores, dirigimos até Big Sur , a parte cênica da nossa viagem e de lá para Santa Barbara e Las Vegas.

mapacostaoeste

Mapa Costa Oeste

Distância total: Percorremos um total estimado de 1300 Km, entre as distâncias percorridas e dirigir dentro das cidades.

Roteiro:

Aqui uma versão simplificada do nosso roteiro.

Dias 1 a 3 - A e B – Aeroporto de São Francisco, Mountain View/Palo Alto, São Francisco, Sausalito - 110 Km
Dias 3 e 4 – C – São Francisco a Big Sur – 250 Km/ 3:00 min
Dias 4 e 5 – D – Big Sur a Santa Bárbara – 304 Km/ 3:30 min
Dias 5 a 7 – E - Santa Bárbara a Las Vegas e Aeroporto - 600 Km / 6:10 min

A distância e tempo são estimados, já que como a estrada é cênica fizemos paradas estratégicas durante a viagem.

A locadora de carros:

A Alamo, tem um página em português que facilita na hora da reserva para quem não se sente confortável em inglês. E eu sugiro ficar de olho na seção da direita que sempre mostra as ofertas especiais disponíveis.

As ofertas dessa semana

As ofertas dessa semana

As reservas aqui nos Estados Unidos normalmente só são pagas no balcão na hora da retirada do veículo , mas a Alamo por exemplo, dá desconto de 10% para pagamento antecipado, o que pode fazer a grande diferença se forem muitos dias de aluguel.

No aeroporto, ao chegar no Rental Car Center, basta apresentar a reserva, carteira de motorista e cartão de crédito no balcão e em minutos você já sai de carro. Resolvemos fazer um upgrade e a equipe do atendimento foi super solícita quando perguntamos sobre quantas milhas por galão o carro fazia na hora de escolher o modelo. Como íamos dirigir bastante, o custo da gasolina é um fator a ser considerado no orçamento.

O carro

A frota da Alamo é excelente –  mesmo nas classes econômica ou compacta os carros são novos e bem cuidados. Sempre alugamos carro com eles e um dos meus favoritos é o Toyota Corolla na classe médio. Se for durante o verão,  um Mustang conversível pode ser uma boa pedida para fazer a costa californiana ou no nosso caso, como era outono e não ia dar pra andar de capota abaixada, optamos por um Buick da classe Premium com teto solar: o Lacrosse.

Buick LaCrosse da Alamo em Big Sur

Buick LaCrosse da Alamo em Big Sur

O Lacrosse foi a escolha acertada. Super confortável tanto para quem dirige quanto para quem está no carona, quase “brigamos” para ver quem dirigia. O carro tinha vários acessórios bacanas além do teto solar que deu a impressão de carro conversível sem passar frio. Uma camera na traseira para ajudar a estacionar, sensores nos retrovisores para avisar quando carros estavam no seu “ponto cego”, o que achei muito útil para a estrada e para geeks como nós, tinha até entrada USB para carregar o telefone.  Pode parecer uma besteira, mas quando vai se passar muitas horas dentro do carro e é ideal ter um carro confortável, pra você não chegar no destino, “quebrado” da viagem. E muitas vezes o preço entre uma classe e outra do carro é irrisório. A mala do carro era grande o suficiente para nossas malas e meu equipamento fotográfico, que com certeza não caberia em um carro menor.

Uma boa opção para quem não conhece a região é alugar um GPS junto com o carro, alguns carros como os da classe Premium, já vem com GPS embutido, que provou ser útil muitas vezes, mesmo pra gente que está acostumado a dirigir neste área.

GPS

GPS

Optamos por entregar o carro em Las Vegas, ao invés de voltar para São Francisco, então esteja ciente que ao entregar o carro em um destino diferente de onde você alugou algumas locadoras cobram uma taxa extra chamada “One way fee” ou “return fee”. A entrega do carro em Las Vegas foi rápida e sem grandes complicações. Foi só sair do carro e pegar o shuttle para aeroporto de Las Vegas, já que o Rental Car Center fica num prédio separado.

Dirigir nos Estados Unidos é relativamente simples, mas alguns detalhes a considerar quando for alugar um carro por aqui:

- A idade mínima na maior parte dos Estados Unidos para aluguel de carro é 21 anos, mas motoristas menores de 25 anos pagam uma taxa diária extra. Nos estados de Nova York e Michigan a idade mínima é 18 anos.
- Distâncias são calculadas em milhas.
- Para alugar um carro é preciso: carteira de motorista válida e um cartão de crédito.
- No momento da retirada, o cartão de crédito é usado para bloquear o valor total do preço do aluguel do carro mais um depósito extra que varia de locadora para locadora.
- Verifique se a empresa cobra taxa extra para segundo motorista. Algumas locadoras não cobram se for por exemplo um casal. No caso da Alamo, inscreva-se no programa Alamo Insiders para incluir um segundo motorista gratuitamente.
- Preste atenção nos seguros que são oferecidos pelo seu cartão de crédito. Alguns  oferecem cobertura se você pagar a passagem de avião com ele. Não deixe de contratar o seguro aqui, tanto e de colisão e danos quanto o de acidentes pessoais.
- A maioria dos postos de gasolina é self-service, ou seja, você coloca sua própria gasolina.
- E por falar em gasolina, veja com antecedência o preço dela na área onde você vai ficar/passar.

Com o carro na mão, é hora de partir para explorar a cidade e botar o pé na estrada!

Acompanhe nos próximos posts os detalhes da nossa viagem pela Costa Oeste Americana. A Alamo é a locadora oficial desta viagem.

 


Comments

  1. José Renato says

    Não sabia dessa de que menores de 25 anos tem que pagar taxa extra. Isso acontece mesmo se eu for o 2o motorista?

  2. Erika says

    Seu blog está me ajudando muito a unir informações pra fazer esta que é a viagem dos meus sonhos. Então, primeiramente, o meu muito obrigada! Vamos começar a trip amanhã, eu e meu marido. Agora, a pergunta que eu adoraria fazer e um tanto quanto inusitada é: que máquina você usa pra tirar essas fotos? Elas são perfeitas! Poderia dar mais essa dica?

    Muito obrigada e um grande abraço!

  3. says

    Bom dia Claudia , depois de vários anos meu marido e eu , conseguiremos viajar com nossos filhos de 24 e 25 anos, vamos a Las Vegas , Los Angeles , e tudo de bom que voce sugerir nesse trajeto.
    Embarcamos na sexta feira , se der tempo me responda , HUGS….

  4. Adriano says

    Oi! Primeiro o blog é ótimo, várias informações interessantes. Em segundo lugar, queria acompanhar todo o roteiro dessa viagem pela costa oeste e como você diz que teria o post de toda a roadtrip, não sei se eu que não estou me achando, mas não identifiquei quais seriam (ou se teriam realmente) os demais dias, além desse. Ano que vem estou programando esse trecho (SF-LA-SD-LV) e as informações aqui estão sendo ótimas. Obrigado!

  5. Alessandra de Souza Lanzillotta says

    Bom dia, to aqui olhando o site porque estou querendo conhecer a costa oeste de carro. Você pode me dar uma noção de quanto saiu esse aluguel do carro?

    Obrigada

  6. AVELINO PACHECO says

    Estaremos fazendo uma viagem, de carro, de San Francisco para Anaheim, em julho de 2013, eu, com 71 anos, em forma, minha mulher, 50, meu filjo, 11 anos, e uma amiga.
    Gostaria de saber, caso possível:
    - quantas paradas devo fazer/
    - quais os locais, cidades?
    - que estradas deverei pegar, já que xistem 2?
    - você tem sugestões de hoteis?
    Viajaremos de Los Angeles, de avião, pois acho que, de carro, ficará muito cansativo.
    Grato pela atenção.
    Cordialmente
    Avelino Pacheco

  7. Samuel says

    Pessoal, estou querendo fazer este roteiro, tem algum site roterizador para calcular os gastos com pedagio? Tipo maplink que temos no Brasil.

  8. Pollyana says

    Cláudia, farei a viagem de Los Angeles, San Diego, Las Vegas, Los Angeles. Você poderia me informar onde posso saber se há pedágios nessa região, os valores dos mesmos e valor do combustível, infelizmente não encontrei nenhum site confiável que me informasse. Obrigada.

  9. LEONARDO VASCONCELOS says

    Olá!
    Eu e minha esposa estaremos em São Francisco durante 2 dia sem março.temos apenas a tarde do dia 11/03 para conhecer os principais pontos turisticos de Sao Francisco e no dia 12/03 queremos ir ao Napa Valley.Pretendemos contratar um tour para nos levar ao Napa Valley, porem em relação ao passeio pela cidade no dia 11/03 que se resume em uma tarde, gostaria de saber qual é a amlehor opção, contratar um tour daqui do brasil antecipadamente, deixar para contratar o tour quando chegar na cidade,optar pelos transportes publicos ou pelos go cars que jé vem com gps programado para os principais pontos turisticos.Queremos otimizar nosso pouco tempo na cidade para que possamos ir ao Napa tb.
    Aguardo opiniões.

    • says

      Leonardo,

      a melhor opção é concentrar em alguns pontos mais importantes e fazer coisas que não gastem tanto tempo: ver Golden Gate mas sem passear de barco, Fisherman’s Market, Union Square. Acho que a melhor opção neste caso é comprar um ticket pra ônibus hop on hop off.. aqueles de turismo, que vc pode descer nos pontos que quiser e fazer seu roteiro. Tem uma empresa lá chamada Cityseeing que tem os onibus double decker vermelhos, se você ficar em hotel, normalmente eles tem como dizer o local mais próximo pra vc pegar esse onibus e vc pode comprar direto com eles no onibus, mas as vezes online tem desconto.

  10. cleber silva says

    Olá Claudia, muito legal este blog, gostaria de saber se neste caminho San Francisco/Los Angeles pela costa tem algum lugar onde posso encontrar brasilerios, caso eu precise de ajuda, pq vou fazer esta rota em junho e meu ingles é bem so so e quais parques de diversão vc recomendaria na California?? Six flags é de lei ir…….muito obrigado e vida longa ao blog

  11. Laís says

    Olá,

    Gostaria de saber quanto você pagou mais ou menos nessa taxa para a devolução do carro em Vegas, sendo a retirada em São Francisco, pois já procurei muito, mas não encontrei um valor para ter uma ideia.

    Muito obrigada!

  12. rafael says

    eu e um amigo estamos querendo fazer esse mesmo trajeto, querias saber mais ou menos quanto vamos gastar com essa viagem com tudo se nao foi mto indiscreto pode me falar quanto vcs gastaram sem as compras so com passagens alugueis carro e hoteis e se ‘e possivel agente ficar em moteis para ficar mais barato qe conselho vcs dariam para nossa primeira viagem?!

  13. Paulo Henrique says

    Olá!!
    Optamos, eu e minha esposa por partirmos de Seattle e descermos pelo litoral, passando pelo Oregon, dormindo em lugares que gostarmos e com paradas certas em São Francisco, Los Angeles e Las Vegas. Pergunta: Há pedágios nestes estados? Se houver há um semparar que sirva para todos? Detalhe, aluguei um carro na Alamo tb.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *