Home Experiências Compras Compras Coletivas de Viagens – 5 Cuidados na Hora de Comprar

Compras Coletivas de Viagens – 5 Cuidados na Hora de Comprar

Um dos posts mais lidos aqui no blog é o Como Economizar em Viagens usando Sites de Compras Coletivas e sempre recebo muitos emails de pessoas perguntando se é mesmo seguro, se vale mesmo a pena.

Eu já comprei e uso frequentemente aqui nos Estados Unidos e também agora que os sites do Brasil estão fazendo promoções para hotéis fora do Brasil, também tenho procurado por eles. Acho que os cuidados são os mesmos que a gente deve tomar em qualquer outro lugar. Já deixei de fechar, porque liguei e a empresa estava atrapalhada com o volume de ligações. Também já perdi uma promoção porque não li direito as informações e não fiz a reserva no período especificado, mas nesse caso, como o valor era irrisório(10 doláres), então nem foi muito prejuízo, mas fora isso, reservas de hotéis, passeios, jantares foram sempre honrados sem nenhum problema. Em praticamente todas as minhas viagens e mesmo aqui em DC, eu ando usando com mais frequencia a medida que vou ficando mais confiante. Os que mais uso aqui nos Estados Unidos são Escape do Living SocialJetsetter, SniqueAway e Tripalertz. No Brasil meu favorito é o Zarpo, que agora tem uma ótima seleção de hotéis fora do Brasil, mas os grandes sites como Hotel UrbanoPeixe Urbano eGroupon também tem ofertas interessantes.

Mas e as histórias de quem comprou e não levou que pipocam todos os dias na internet? Muitas delas são reais, tem muita picaretagem acontecendo, mas uma grande parte poderia ter sido evitada se alguns cuidados básicos fossem tomados. A Clarissa, do Dondeando por ai contou em detalhes a história da Elaine que teve problemas com uma compra, acabou viajando, mas não sem muita dor de cabeça antes, durante e depois e a Carol do Dicas e Roteiros de Viagem contou a experiência dela com o cupom que comprou para o Costão do Santinho e viajou sem problema nenhum. Tem milhares de histórias acontecendo todos os dias, não só de compras coletivas, de experiências boas e ruins, mas aqui então vão as minhas dicas, que eu uso sempre quando vou comprar pacotes e principalmente reservar hotéis em sites de compra coletiva:

1. Não acredite na oferta só porque ela está num site de compra coletiva. Em outras palavras… se é muito bom pra ser verdade, redobre a cautela. O Brasil tem mais de 2000 sites de compra coletiva, provavelmente mais do que nos Estados Unidos onde a onda começou há alguns anos atrás.  Desses, quero acreditar que a maioria seja idônea, mas é a área perfeita para aparecerem pilantras. Mesmo alguns dos sites grandes e mais famosos não fazem uma seleção rigorosa das ofertas para ver se a empresa tem capacidade de honrar a oferta, portanto você é responsável por fazer a sua parte e checar todas as informações possíveis. Para comprar pacotes de viagem, o ideal é que você procure os sites já estabelecidos de compra coletiva e em especial os que são especializados em viagens, e veja dentre eles os que fazem a seleção criteriosa de ofertas.

2.  Verifique antes de comprar se as datas que você quer estão disponíveis. Muitos dos sites de compras coletivas trabalham com vouchers, onde você compra e só depois faz a sua reserva. Eu tento fugir desses, porque raramente eles tem datas que me interessam, mas se você tem datas super flexíveis, vá em frente. Lembre-se que os hotéis normalmente estão querendo completar as reservas para dias de pouca procura, então raramente você vai encontrar grandes ofertas para feriados. Eu gosto dos sites com datas de checkin/checkout. Pra mim são os mais confiáveis, porque o inventório do hotel em questão pode ser acessado automaticamente e dá para decidir na hora se a oferta vai ser interessante para mim ou não. Alguns sites que trabalham com calendários que eu uso frequentemente: ZarpoJetsetter,Tripalertz.

zarpocalendario

zarpocalendario

3. Antes de fechar, verifique se a empresa que está vendendo o pacote é conhecida, idônea. Você não compraria em nenhuma outra situação de uma empresa que você nunca ouviu falar ou não confia não é mesmo? Porque vai fazer diferente com as compras coletivas. Principalmente se há muito dinheiro envolvido, melhor verificar antes. Eu sei, a tentação por causa daquele precinho super barato é muita, mas Google está aí pra isso. Perca alguns minutos verificando a empresa, onde ela fica, se já teve algum problema antes.

4. Leia os detalhes sobre o pacote/hotel e também as linhazinhas miúdas. É o seu dinheiro, são as suas férias. Eu sei, a gente raramente faz isso, mas nesse caso melhor prevenir. Normalmente os hotéis tem restrições, datas limite. Veja se há alguma taxa extra a ser paga(normalmente quando incluem passagens aéreas, a taxa de embarque é cobrada separada).  Em alguns casos de hotéis, o valor é por pessoa em apartamento duplo, ou seja, as duas pessoas tem que comprar. Então já viu…. fique de olho nos detalhes.

peixeurbano

Pacote Peixe Urbano

Essa semana mesmo quase fechei um pacote de hotel aqui no Four Seasons, datas perfeitas pro que eu queria, precinho incrível para 4 pessoas, mas quando fui ler os detalhes, olha o que estava escrito na última linha: Exclusive mandatory 90-minute Vacation Club Presentation. Isso quer dizer que eu teria que passar por uma daquelas apresentações de venda de TimeShare OBRIGATORIAMENTE. Não, obrigada. Essa eu nunca tinha visto antes, mas é por essas e outras que antes de fechar, eu sempre leio todas os detalhes, mesmo dos sites onde estou acostumada a comprar.
5. No caso de hotéis e pacotes, certifique-se de que quem está vendendo o serviço. Se é o hotel diretamente para o site de compras coletivas ou se é através de uma agência de viagens. Se possível entre em contato com o hotel, pergunte se ele está sabendo da promoção, pergunte se a agência de viagens é parceira deles. Já vi relatos de casos dos hotéis não terem a menor idéia que as agências estavam fazendo este tipo de promoção.

Eu sei que a esse ponto, muita gente já pensaria em desistir, achando que isso é muito trabalho. Mas vamos ser realistas… tudo isso que eu escrevi aqui, vale até para quem compra pacotes normais ou faz reservas de tudo separadinho para hotel, companhia aérea e etc. E quer saber? Tem muitas ofertas legais por aí e dá sim pra economizar muito com os sites de compras coletivas e fazer aquela viagem dos sonhos sem gastar uma fortuna.

Sua vez! Já comprou pacotes ou reservou hotéis usando sites de Compras coletivas? Quais os cuidados que você toma ao fazer essas compras?

 

Claudia Beatriz trocou as praias do Rio de Janeiro pela vizinhança da Casa Branca em Washington. Apaixonada por Viagens e Fotografia, é responsável pelo design e matérias deste blog, além de cuidar de todo planejamento das viagens da família. Quando não está escrevendo sobre viagens ou fotografando, a "nerd confessa" dá consultoria, treinamento e escreve sobre tecnologia, gerenciamento de conteúdo e mídias sociais. Não se esqueça de segui-la no twitter @aprendizviajant e no Google Plus + Claudia Beatriz

13 COMENTÁRIOS

    • Eu não aconselho,
      meu namorado tínha comprado um pacote no hotel Petit Village em Ilha Bela e foi um caos total. Impossível de converter o cupom, chegando lá estava nada como descrito, atendimento pessimo.
      Pedimos uma compensação do Hotel Urbano, mas não tivemos retorno.
      Como Claudia falou, não aconselho comprar cupons para viagens.

    • Isabella, já comprei 3 vezes no hotel urbano e nunca tive problemas, comprei La Torre em porto seguro, foi tudo certo, e fui para Buenos Aires, e Las vegas…

  1. Estava pensando em comprar passagens áreas pelo Hotel Urbano. É Seguro? Que cuidados eu devo ter comprado somente passagens áreas?

    • É furada total,
      Eu cai na pegadinha HOTEL URBANO. Devia tirar (banir) este tipo coisa se e que isto e coisa da internet, isto e estelionato puro, pois comprei e paguei via transfêrencia bancaria, e quando fui usar o tal VOUCHER fizeram de tudo para dificultar o agendamento de reserva, telefones que não atendiam, e-mails que não respondiam, ate que com muita insistençia de minha parte, um dia consegui atravez do CHAT me comunicar com os infelizes atendentes que por azar meu, segundo os atendentes meu VOUCHER tinha vencido, mesmo eu provando por meus e-mails que estava dento dos prazos estipulados por eles, a quadrilha com nome de HOTEL URBANO. Infeliz daquele que acredita e coloca seu suado dinheiro neste golpe pensado que vai tirar uns dias de descanso. bye bye$$

  2. Gostaria de comprar um pacote para Miami e Orlando. Será que tem como ser confiável?
    Já pensou viajar com as crianças para o sonho da Disney e dar errado!

E aí? O que você achou do post? Comente!