Como Fotografar a Lua Cheia

Close up da Lua Cheia

Uma das maiores frustrações que eu tinha assim que comecei a fotografar era de não conseguir ter uma foto legal onde a Lua Cheia aparecesse linda do jeito que eu via… ela sempre aparecia uma bola branca num mar de preto, mesmo usando uma camera profissional. Até que num dia, resolvi fazer um teste com diferentes configurações e finalmente consegui descobrir como fotografar a lindona!

A primeira coisa que vai precisar é uma lente telefoto… a que eu usei aqui é uma Canon 18-200mm. Essa lente não tem imagens muito boas nos extremos, mas é minha lente para todas as horas e funciona bem aqui. Acabei de tirar essas fotos da minha varanda e como um monte de gente reclama que as fotos não saem legais, resolvi compartilhar aqui as minhas dicas com vocês.

Essa técnica só vai servir para quem tem câmera que permita fazer configurações manuais… porque se você deixar nas configurações automáticas, é isso o que vai acontecer:

 

Lua Cheia

Lua Cheia no Automatico

 

A camera vai tentar ajustar pelo monte de escuridão e a lua vai ficar clara demais. A configuração dessa foto foi: F5/6  e  1/20s com a lente a 200mm.

Agora olha a diferença da mesma lua, na mesma posição, mesma camera e lentes, com a camera no manual em F11 e 1/250s.

 

Lua Cheia

Lua Cheia no Manual

 

E essa com F11 e 1/180s.

 

Lua cheia

Lua cheia

 

O segredo é deixar o mínimo de luz entrar e ajustar para o máximo de detalhes. As configurações para a sua câmera podem ser um pouquinho diferentes, mas vai testando que com certeza você consegue achar uma que deixe as suas fotos com este feito. As fotos acima não tem nenhum ajuste no photoshop. Estão exatamente como foram tiradas.

E para quem não tem uma lente tão poderosa, dá pra fazer um “crop” na foto… e ela fica assim:

 

Close up da Lua Cheia

Close up da Lua cheia

 

Como ela acontece todo mês, dá pra praticar bastante… é só torcer para uma noite de céu limpo. Como aqui está escurecendo muito tarde, só consigo pegar a lua cheia aqui quando ela já está mais clara, mas quando mais cedo você consegui fotografar, mais “abobora” ela vai estar.

Essa aqui de baixo, é do mesmo lugar aqui na minha varanda, em Julho do ano passado.

 

Lua cheia julho ano passado

Lua cheia em Julho

 

Tá esperando o que? Comece a fotografar.. e não se esqueça de voltar pra me contar ou linkar para as suas fotos! :)

 


Comments

  1. says

    Muito massa! Minha lente-de-todo-dia é uma 18-135mm, mas nem no manual eu tô conseguindo fotos legais… ainda tô na frustração. A câmera de Marido, no automático faz umas até razoáveis,mas nada que se aproxime do que eu ainda quero! Veremos o que dá pra fazer no mês que vem!
    Bjoooo

  2. Jackie says

    Linda, Cláudia.
    Vc poderia me dizer qual é a sua maquina? É que estou pesquisando pra comprar uma pra mim.
    Obrigada.
    Bjs,

  3. Jamile says

    Uau, bela foto! Eu tenho uma Nikon D90 que é espetacular mas infelizmente nao sei usá-la no manual, só no automático, que mesmo assim saem umas fotos impressionantes. Algum dia farei um curso de fotografia e vou aproveitar mais a minha super cam.
    Bjoks

  4. says

    Amei as fotos e as dicas , gosto de fotos e assim que tiver minha nova camera , nao vai ser uma dslr mais vai ser ma camera bem legal que vai me ajudar a fazer e aprender tirar fotos bem legais.

  5. says

    Cláudia,
    Na década de 80 do século passado, eu arriscava algumas fotos com uma câmara Pentax KM, e usando uma lente 75-300 consegui algumas fotos bonitas da lua.
    Na era de fotografia digital eu me acomodei e ficava usando essas maquininhas de amador… CANSEI!!!
    Recentemente adquiri uma Canon EOS T3, equipada com uma lente 75-300 (igual minha antiga analógica), mas não estava conseguindo nenhum efeito positivo com a lua cheia. Ficava sempre ‘chapada’ como a primeira foto da sua matéria.
    Espero agora, depois dessa dica que eu li, que a próxima lua cheia eu consiga o efeito esperado. Farei inúmeras tentativas até obter o resultado que você obteve.
    Parabéns.

  6. Raquel says

    Adoro o seu blog e estou sempre viajando com suas dicas !
    Tenho uma sony dsc-hx1 e nas informações da lente trás óptical
    Zoom 20x – 2.8-5.2/5.0-100.0

  7. Carla Martins says

    Tenho fotografia como hobby, ainda, pois pretendo estudar assim que der. Mas fotografei duas luas que acho que ficaram legais, só fuçando nas diferentes aberturas e ISOs da máquina automática após ler a respeito na internet. Segue os links:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3598611263315&set=a.3598596782953.113295.1814533053&type=3&theater
    Saiu o lado escuro e a parte clara da lua, ficou bonitinha, mas tenho muito para aprender.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3726372857275&set=a.3598596782953.113295.1814533053&type=3&theater
    Nessa saiu até as craterinha…rsrs.

  8. Wagner says

    Para quem não tem lente zoom, pode utilizar uma lente de aumento. O resultado não é 100% mas fica interessante.

  9. says

    Foto da lua ontem, tiradas na câmera Canon SX510HS, no modo manual ISO 100.
    ficou incrivel, nunca tirei uma foto tão linda da lua, espero ter ajudado os caros colegas c/ as dicas. vlw bjs

  10. Carlos Ribeiro says

    Valeu a dica. Minha “bola branca” se tornou uma lua linda. Uso uma Canon EOS Ti3 com lente 75x300mm. Fiz uns ajustes e consegui belas fotos com abertura 1/160 F45/36/32 . Mas vou continuar experimentando. Forte abraço!!!

  11. Rosana says

    Adorei a foto da “lindona” é assim que a chamo tambem….e as dicas, amo foto, mas tenho muito que aprender. bgd pelas dicas arrasou!

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *