Booking.com

Museus em Londres: Tate Britain

Date:

Share post:

Atenção! Não confunda Tate Britain com Tate Modern – a Britain é a irmã mais velha, que fica do lado norte do Rio Tâmisa na região de Pimlico (mais precisamente em Millbank, entre as pontes Lambeth Bridge e Vauxhall Bridge), e possui uma das coleções mais lindas e completas de obras de arte feitas por britânicos do mundo, englobando 500 anos de história.

Infelizmente, a Tate Britain raramente entra no roteiro dos turistas que vem pra Londres pela primeira vez –  sim, são muitos museus incríveis para conhecer e geralmente pouco tempo para dedicar a eles, mas eu acredito que a maioria das pessoas nem sabe da existência da Tate Britain, ou se ouvem falar no nome acabam assumindo que é a mesma coisa que a Tate Modern. Claro que é ótimo ter a Tate Modern sempre cheia e vale sim muito a pena visitá-la, mas seu sucesso de certa forma deu uma ofuscada na sua irmã mais velha.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

tate britain londres
O teto da “Rotunda”, um dos espaços da Tate Britain

tate britain londres

Ok, lamentações feitas – desde que me mudei pra Londres acabei conhecendo muito mais sobre arte britânica e por isso me tornei uma grande fã do acervo da Tate Britain. E cabe a mim então tentar te convencer a ir lá também, certo?

O prédio da Tate Britain é lindo, foi aberto em 1897 mas desde então ganhou várias extensões – e inclusive está passando por uma reforma gigantesca que acontecerá em várias fases e deve levar 20 anos pra ficar completa. Atualmente a entrada principal, de frente pro rio, está fechada justamente devido a essa reforma.

banner_guia_londres__728x90

Bom, como falei lá no começo do post, a coleção da Tate Britain é formada por 500 anos de arte britânica: pinturas, esculturas, desenhos, instalações – tem de tudo um pouco. E o mais legal é que através do acervo você acaba aprendendo um pouco mais sobre a história da Grã Bretanha também – são muitas guerras, batalhas e invasões!

Não tem como não se deparar com algum tipo de pintura que você goste: retrato? Tem John Singer Sargent. Paisagem? Tem Constable. Tem Turner e sua luz maravilhosa (aliás, tem uma galeria inteira dedicada a Turner, é de babar). Pré-Rafaelismo? Tem Millais e John William Waterhouse. Prefere arte moderna? Então você vai pirar nas obras de David Hockney e Francis Bacon. E Lucian Freud.

Além dessa coleção incrível, a Tate Britain organiza também exposições temporárias. Algumas recentes que eu visitei e amei foram a dos Pré-Rafaelitas e a Picasso & Modern British Art. Fique de olho pra saber qual exposição estará rolando!

Deu pra perceber como é bom né?

The Lady of Shalott 1888 by John William Waterhouse 1849-1917
The Lady of Shalott (1888) by John William Waterhouse

 

Snow Storm: Hannibal and his Army Crossing the Alps exhibited 1812 by Joseph Mallord William Turner 1775-1851
Snow Storm: Hannibal and his Army Crossing the Alps by J.M.W. Turner

 

tate britain londres
Ellen Terry as Lady Macbeth (1889) by John Singer Sargent

 

tate britain londres
The Opening of Waterloo Bridge (‘Whitehall Stairs, June 18th, 1817’) by John Constable

 

tate britain londres
Mr and Mrs Clark and Percy (1970-1) by David Hockney

 

tate britain londres
Girl with a White Dog (1950-1) by Lucian Freud

 

Caso você não tenha horas suficientes no seu dia pra ir até a Tate Britain, uma boa ideia é visitar o museu em uma das sextas feiras que rolam o “Late at Tate“: rola sempre alguma atração, pode ser música ou exibição de filme ou painel de discussão, e o museu fica aberto até mais tarde, 9 da noite. Eles montam um bar e a turma fica por lá, passeando pelo museum num clima mais descontraído. O Late at Tate tem datas certinhas, não é toda semana hein? Por isso o ideal é consultar o site.

Ah, outra dica legal é pegar o Tate Boat, que conecta a Tate Britain com a Tate Modern. A frequência é de 40 minutos durante todo o horário de funcionamento das duas Tates , é só comprar o ticket (£5,50 para adultos), no próprio pier em frente a uma das Tates.

Informações:

  • Dias e horários de abertura: todos os dias das 10 às 18h
  • É permitido fotografar (sem flash e sem tripé)
  • Entrada gratuita para a coleção, mas as exposições temporárias são pagas (custam em torno de £12 mas realmente depende da exposição)
  • Localização: Millbank, próximo a estação Vauxhall. É possível ir caminhando de Westminster ou Victoria(15/20 minutos).

Clique para ler outros posts de museus em Londres


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu amo os dois Tates. Sobre o Britain, so acho legal acrescentar que a maioria das obras Pre Rafaelitas estão participando de exposições em outros museus do mundo, e devem demorar um pouco até que voltem a Londres. Uma pena para nos que moramos na cidade 🙂 , mas justo com o resto do planeta. Bju!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...