Cardiff: a porta de entrada para o País de Gales

Cardiff não é vanguardista e diversa como Londres ou linda e charmosa como Edimburgo – correndo o risco de levar pedrada, eu diria que a capital do País da Gales é o patinho feio das capitais britânicas. Sim, tem coisa o suficiente pra ver e fazer por um fim de semana, como ver a supreendente coleção do Museu Nacional (muitos quadros impressionistas, pós-impressionistas e contemporâneos), dar uma volta no Castelo de Cardiff  e passear sem pressa pela área de Cardiff Bay (vá de barquinho -a “parada” é dentro do Bute Park – e volte com o ônibus da linha 6, um circular que conecta Cardiff Bay com o centro da cidade e passa de 10 em 10 minutos) – mas vou confessar: pra mim Cardiff entrou na lista do “viu, tá visto”.

Castelo de Cardiff

Castelo de Cardiff

Castelo de Cardiff visto a partir do Bute Park

Cardiff
Feitas de madeiras, as colheres do amor galesas (Welsh Lovespoons) são um antigo símbolo de amor e compromisso – você pode comprar a sua em uma loja que fica em frente ao Castelo de Cardiff

Ir de Londres para Cardiff é muito fácil: nós pegamos um trem na estação de Paddington e chegamos em Cardiff Central 2 horas depois. As passagens, ida e volta para duas pessoas, custaram £80 (comprei pelo site thetrainline.com que sempre uso para comprar passagens de trem na Grã Bretanha), o que é surpreendentemente barato se comparado a outros destinos na Grã Bretanha. Várias companhias de ônibus, como Megabus e National Express, também ligam Londres a Cardiff por um valor ainda menor, mas a viagem é mais longa e provavelmente bem menos confortável que o trem (sou suspeita, eu sempre opto pelo trem quando posso).

cardiff
Parada do barquinho que te leva até Cardiff Bay, por £3: fica dentro do Bute Park

Fizemos um “cruise” de 45 minutes por Cardiff Bay, mas que não vai muito longe. Existem várias opções de passeios de barco no píer

Cardiff Bay

Millennium Centre, o centro cultural que é o coração de Cardiff Bay

Cardiff é apenas uma pontinha do iceberg que é o maravilhoso País de Gales. Um país pequeno, de 3 milhões de habitantes (mas 15 milhões de carneiros), muita história (são 641 castelos espalhados por todo território galês) e muito, muito orgulho da cultura local. A começar pelo idioma galês, que está por toda parte: não é tão falado como o inglês mas está presente em todas as sinalizações “oficiais” como placas de estrada e monumentos históricos.

O galês está em todos os lugares… consegue pronunciar?

cardiff
O lugar onde mais passamos tempo quando estávamos em Cardiff: Barker Coffee, dentro da Arcade Gallery

Barker Coffee: fomos lá tomar café da manhã e café da tarde!

Peça no café da manhã: ovos de pato mexidos com salmão, pra acompanhar o delicioso café com leite

Arcade Gallery, na High Street

Pra mim, o que mais valeu a pena vou usar Cardiff como base pra fazer um bate-volta até a Gower Península, e ver um pedacinho da impressionante costa galesa.  Mas sobre isso vou escrever um outro post!

A noite caindo sobre o Rio Taff

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

1. Helô,
    eu usei Swansea como base para conhecer essa região de Gales. Foi há muuuitos anos atrás e choveu demais em um dos dias, mas até hoje tenho vontade de voltar. É uma área lindíssima!

2. Olá Helo !
    O meu maior sonho é morar em País de Gales !! Estou até tentando falar algumas coisas em galês hehe Talvez eu more em Cardiff e trabalhe lá como fisioterapeuta (eu acho!!) e eu adoro rugby também hehe Sabes se eu preciso falar galês fluente para eu morar lá ? Só para saber … O que seria esse “fds” que tu falo num comentário anterior ?
    Diolch !!!

3. Estava em Londres e de lá fui para apenas um dia e meio em Cardiff por um motivo: Doctor Who Experience. Programa meio de nerd, mas pra quem gosta da série da BBC, Cardiff tem um gosto especial, então a minha visão acabou sendo diferente. Fora isso, fomos tão bem recebida por todo mundo, ficamos apenas uma noite no hotel (Cardiff Marriott) mas tivemos um super atendimento, adoramos o sistemas de ônibus e cada vez que pegamos um taxi ouvíamos histórias diferentes sobre Doctor Who, roteiristas e atores! Pra completar, ainda pegamos a Parada Gay da cidade que parecia aquelas paradas que a gente vê também nas séries da TV. E com certeza, voltaremos a Cardiff com mais calma pra aproveitar tudo e ir de novo na Doctor Who Experience que se renova com a cada ano.

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...