South Padre Island, a melhor praia do Texas

O Texas tem 5.406 km de área costeira no Golfo do México, mas para quem é brasileiro e está acostumado com a nossa orla, são poucas as praias que valem a pena. Estávamos há anos querendo visitar South Padre Island, uma ilha já quase na fronteira com o México que leva a fama de melhor praia do estado. Aproveitamos um feriadão em outubro e fomos lá conferir se a praia era realmente bacana e tivemos uma bela surpresa.

Panorama da praia de South Padre Island do terraço do Schlitterbahn resort

A ilha é toda plana com uma longa faixa de areia virada para o oceano, que é onde ficam os hotéis, e uma faixa de areia virada para a Laguna Madre, entre a ilha e o continente. A Laguna Madre é uma área de preservação ambiental, e muitos golfinhos e outros seres marinhos vivem por ali. O que não faltou foi vida marinha, assistimos a um verdadeiro espetáculo de peixes, golfinhos e gaivotas. A área é boa também pra quem quer fazer parasailing e pesca, e uma visita ao centro de resgate e reabilitação de tartarugas marinhas, o Sea Turtle Inc é um passeio bem interessante (as crianças adoraram). O parque aquático Schlitterbahn, que tem várias unidades espalhadas pelo Texas, tem uma filial muito bacana em South Padre Island, pena que a área externa do parque fique fechada no final do verão, só aproveitamos o parque aquático indoor do resort (que é bem legal mas nem se compara em tamanho a área externa!).

São várias opções de resorts, nós ficamos no Schlitterbahn South Padre Island Resort, que é conectado ao parque aquático e obviamente super conveniente para quem quer ficar entre o parque e a praia. O resort foi reformado ano passado (eles usaram um monte de madeira reciclada dos incêndios do Texas há alguns anos, bem legal a iniciativa) e está tudo bem novinho ainda, os quartos são de ótimo tamanho para famílias. Nosso quarto ficava de frente para o mar, nós chegamos de noite sem ver nada e no dia seguinte pela manhã acordamos com uma linda vista e o sol nascendo.

Bom dia, direto da nossa janela no Schlitterbahn South Padre Island resort
Quarto igual ao nosso no Schlitterbahn South Padre Island Resort
Vai uma panqueca na beira da praia para o café-da-manhã?

No primeiro dia eu tinha pensado em ficar só no parque aquático, mas quem resiste a uma praia gostosa bem na frente? Á agua no Golfo do México é quentinha, a praia tem ondinhas pequenas, uma faixa de areia bem larga, é bem rasa, tem muitos peixinhos e até tatuí na areia. Nunca tinha visto tatuí em praia fora do Brasil…

Chegando na praia em frente ao resort
Água do Golfo do México, sempre na temperatura perfeita
Praião enorme e delicioso em South Padre Island
Eric e Julia curtindo a praia rasinha

O parque aquático indoor do Schlitterbahn é pequeno mas bacaninha: tem uma correnteza pra ir com bóias, uma piscina de ondas, dois toboáguas bem grandes, uma piscina infantil super legal com vários brinquedos, chafarizes, uma outra piscina que parece uma praia, mas sem ondas, uma piscina aquecida com bar molhado, e alguns escorregas em formato de bichos para crianças pequenas. Tem ainda duas atrações nada a ver com água: eles tem um carrossel super bonito e uma área onde as crianças brincam de atirar bolas de espuma, bem fofinhas.

Piscina com cara de praia no Schlitterbahn South Padre Island
A piscina infantil do parque aquático indoor do Schlitterbahn
Boiando com a corrente no Schlitterbahn
Julia na piscina infantil
Carrossel só pra ele, pra dar quantas voltas quiser
Julia e Eric adoraram esse escorrega

No segundo dia fomos surpreendidos por um fenômeno incrível: milhões de peixinhos chegaram à praia, e com eles, milhares de gaivotas. Era tanto peixe, que as crianças pegavam com as mãos! As gaivotas ficavam na beirinha comendo até dizer chega, e os peixinhos desesperados fugindo. Quando a gente achou que já tinha visto tudo, no dia seguinte tinha mais peixe ainda! No vai e vem das ondas, os peixes ficavam pulando na areia, centenas deles, e as gaivotas só fazendo a festa. Até golfinhos na beirada nós vimos, comendo os peixes. Nunca vi nada parecido!

Era muita gaivota!
Mais gaivotas do outro lado da praia
Eric ficou doido com tanta gaivota
Peixinhos presos na areia quando a onda ia embora

Saindo do roteiro praia e piscina, fomos até o Sea Turtle Inc, que é uma ONG que resgata e reabilita tartarugas marinhas. Eles existem há mais de 30 anos, e você pode ver diversos tipos de tartarugas nos tanques – a maioria está ali temporariamente, se recuperando de algum problema. São 7 tartarugas permanentes, que não podem ser devolvidas ao mar porque tem apenas 2 nadadeiras ou menos (tem uma tartaruga com uma única nadadeira). Assistimos a uma apresentação interessante sobre os 4 tipos de tartarugas que vivem na região, e na temporada da desova, eles cercam e sinalizam os ninhos na areia, pra ninguém pisar ou mexer. Vale a pena checar o site antes de viajar, pra ver se você está indo nesse período. Você pode se cadastrar e eles avisam quando os ovos começam a eclodir, todo mundo corre para a praia pra ver as tartaruginhas nascendo.

Chegando no Sea Turtle Inc
Gabe e Eric olhando as tartarugas no Sea Turtle Inc
Uma das tartarugas em recuperação
Essa tartaruga só tem uma nadadeira e uma prótese para conseguir nadar

Fizemos um passeio de barco pela Laguna Madre para ver golfinhos, mas vimos poucos, uns 5 no máximo, separados. Não gostei muito da tripulação do barco que nós fizemos o passeio (Breakaway Cruises), não recomendo.

Embarcando para o passeio na Laguna Madre
Golfinhos!
Mais golfinhos na Laguna Madre

De Austin até South Padre Island são aproximadamente 6 horas de carro, de Houston até lá também são 6 horas (estradas diferentes) e de San Antonio até South Padre são 4h30. Esteja com o passaporte em mãos porque a polícia fica de olho naquela área procurando imigrantes ilegais que tenham cruzado a fronteira, na volta fomos parados na estrada pra mostrar documentação.

Se você mora no Texas, South Padre Island é uma boa opção quando bate uma saudade de praia, principalmente se você tem crianças que vão curtir o parque aquático também. Mas não vale vir pro Texas só pra ir a South Padre Island, pelo menos não pra brasileiro acostumado com ótimas praias. Se você vai pegar um avião só pra curtir uma praia nos EUA, vá para a Flórida ou pro Hawaii. Se você está viajando pelo Texas de carro e parando em várias cidades em uma época quente, aí sim South Padre Island pode valer uma parada.

Mais detalhes sobre os nossos três dias em South Padre Island no Colagem.

Agradecemos ao Schlitterbahn South Padre Island Resort pela estadia cortesia.

Luciana Misurahttp://www.amocruzeirodisney.com
Luciana Misura é blogueira, mora nos EUA com o marido e 2 filhos. Escreve o Colagem desde 2001, virou agente Disney em 2015 e acabou de criar o Amo Cruzeiro Disney, um site que vai concentrar todas as suas dicas de cruzeiro Disney.