Booking.com

Skomer: reserva ecológica no País de Gales

Date:

Share post:

O País de Gales geralmente fica fora do roteiro de quem planeja uma viagem para a Grã Bretanha. O irmão menos famoso e menos conhecido da Inglaterra e Escócia é um daqueles lugares que faz você pensar ‘jamais imaginava que fosse tão lindo’ e merece não apenas uma rápida visita, mas diversas viagens, já que esconde paisagens dramáticas e contato com a natureza – como na ilha de Skomer.

Skomer fica na costa da região de Pembrokeshire e é uma Reserva Ecológica Nacional, mantida pela organização Wildlife Trust of South and West Wales. A ilha fica aberta para visitação entre 1 de abril e 30 de setembro, e é conhecida principalmente pelas colônias de puffins (que ‘moram’ lá entre abril e julho), focas e coelhos (que foram para lá quando a ilha era ocupada por fazendeiros, no século 14, que levaram coelhos para alimentação própria e pele) que estão por lá o ano inteiro. Mas esses são apenas os animais ‘mais famosos’ e é possível avisar muitas outras espécies de pássaros por lá.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Skomer Pais de Gales-AdV (6)
As trilhas em Skomer – não e permitido sair da trilha!

Skomer Pais de Gales-AdV (7)

Skomer Pais de Gales-AdV (8)

Skomer é um passeio maravilhoso para quem curte caminhadas e natureza. É meio que um paraíso intocado, a estrutura para acomodar os voluntários que tomam conta da ilha e garantem a preservação da flora e da fauna é super simples. Não tem café, não tem restaurante, não tem lojinha, não tem nada. Existe apenas um banheiro (e como não tem rede de esgoto, é banheiro biológico) e algumas trilhas marcadas para que os visitantes não se percam.

Todo o perímetro da ilha é de penhascos, e não há nenhuma proteção (mas há MUITO vento), portanto tome cuidado redobrado, principalmente quem for com crianças.

Skomer Pais de Gales-AdV (11)

Skomer Pais de Gales-AdV (10)

Skomer Pais de Gales-AdV (9)

Nós fomos prevenidos e levamos pão e queijo para fazer sanduíches por lá. Tivemos um dia incrível: chegamos em Skomer em torno do meio dia, fizemos uma das caminhadas propostas por uma voluntária que nos recepcionou quando chegamos e conseguimos ver alguns dos pontos mais belos da ilha. O barco retornou para nos buscar as 4 da tarde, e enquanto esperávamos tivemos uma surpresa: avistamos uma família de focas brincando e nadando na água, e outro grupo descansando em uma pedra.

Skomer Pais de Gales-AdV (13)
Família de focas descansando…

Skomer Pais de Gales-AdV (1)

Não era mais temporada de puffins, então não vimos nenhum, e apesar de existirem cerca de 10 mil coelhos na ilha, só vimos seus rastros… eles usam as trilhas como ‘banheiro’ mas ficam escondidos no mato o tempo todo. Aliás, a vegetação de Skomer é praticamente plana, não tem nenhuma árvore, apenas arbustos, flores e grama. Eles até avisam pra não fazer xixi no mato, porque muita gente vai de binóculo e como não tem árvore você fica ‘exposto’!

Também não esqueça de ir com roupa apropriada: calça e jaqueta corta vento, calçado para caminhadas, mochila com bastante água e comida e, é claro, saquinho para o lixo.

Skomer: informações práticas

  • Como chegar: o barco para Skomer sai de Martin’s Haven, uma pequena praia em Pembrokeshire. É preciso ir até lá de carro e deixar no estacionamento pago (£5) – coloque no GPS o código postal SA623BJ para chegar lá
Skomer Pais de Gales-AdV (4)
Esperando o barco em Martin’s Haven
  • Saindo do estacionamento existe sinalização indicando o caminho para Martin’s Haven, e logo no início do caminho existe uma lojinha, que é onde você precisa pagar a taxa para entrar na ilha (£10)
  • A taxa garante seu lugar no barco, mas é preciso pagar a passagem separadamente, direto para o capitão  (£11)
  • O barco faz 3 viagens pela manhã: 10, 11 e 12 (leva cerca de meia hora pra chegar). O horário de volta depende das condições climáticas, pode ser entre 3 e 4 da tarde. Vale a pena ligar antes para checar se o barco está saindo. Telefone: 01646 636 800
Skomer Pais de Gales-AdV (3)
O barco que leva até Skomer
Skomer Pais de Gales-AdV (5)
As gaivotas já estão acostumadas e chegam pertinho para ganhar um pedaço de pão do capitão do barco
  • Na alta temporada dos puffins, procure chegar cedo – li alguns depoimentos no TripAdvisor de pessoas que não conseguiram lugar no barco, pois a procura é grande
  • Caso você não faça questão de ver os puffins, vá no fim de agosto – não tivemos nenhum problema, e apesar de não termos visto a fauna de Skomer em seu melhor, adoramos a paisagem e curtimos demais nosso dia
  • Mais informações no site http://www.welshwildlife.org/skomer-skokholm/skomer/

Fotos postadas no Instagram:

*****

Mais posts sobre o País de Gales:

*****

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de Feriados no Brasil em 2024

Quando se trata de planejar aquelas escapadas que recarregam nossas energias e trazem experiências inesquecíveis, não há ferramenta...

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Procurando pelos feriados no Brasil em 2024? Clique aqui! Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...