Booking.com

Rafting no Rio Soča: turismo de aventura na Eslovênia

Date:

Share post:

Quem acompanhou minha viagem para a Eslovênia no snapchat (helorighetto) deve lembrar do dia que fizemos rafting. Não era uma coisa que eu estava muito animada pra fazer a princípio, quando vi essa atividade no roteiro da viagem enviado pela MGM Media Optima. Apesar de adorar fazer trilhas e subir montanhas, tenho um pouco de receio quando a atividade envolve ar ou água. E o pior: choveu muito na noite anterior e na manhã do dia do rafting, o que significa que o rio estava cheio e a correnteza (o Rio Soča – pronuncia Sotcha – nasce nos Alpes Julianos) bem forte.

eslovenia (10)
O lindo Rio Soča em meio a névoa

Mas, me enchi de coragem e decidi que iria passar por experiência. Afinal, quando terei uma oportunidade dessa novamente?

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Chegamos na sede da Sportmix, na cidade de Bovec, e fomos apresentados a Betty, nossa instrutora. Ela nos deu a roupa de neoprene (wetsuit), capacete e salva vidas. Nos trocamos lá mesmo e partimos para o ponto no rio onde nossa aventura iria começar (ainda estava chovendo, mas já havia diminuído). A essa altura, um dos integrantes do grupo já havia desistido, um pouco receoso por causa da chuva. De 6, éramos 5.

rafting (7)

A viagem entre a cidade e o rio levou cerca de 15 minutos. E assim que chegamos no ponto de partida, a Betty começou a nos dar instruções: os comandos para remar, o que fazer se cair do bote, como agir se estiver se sentindo mal e quiser parar. Dali escutávamos a força da correnteza, e foi então que mais um integrante do grupo desistiu. De 6, éramos 4. Confesso que quando cheguei bem na beirada do rio, pensei que aquilo tudo estava parecendo meio perigoso, mas confiei na Betty, em mim mesma, e subi no bote.

O Rio Soča é conhecido por sua cor verde brilhante, mas naquele dia o tom estava bem mais claro, por causa da chuva. Também havia muita névoa na superfície do rio, o que deixava a paisagem dramática (não é a toa que por ali foram filmadas várias cenas de um dos filmes Crônicas de Nárnia). A gente conseguia ver as montanhas e árvores, mas mal dava pra enxergar o rio logo adiante.

rafting (2)

Bom, bote rio abaixo, a ordem era remar! A Betty gritava ‘hop hop hop’ e a gente obedecia, todo mundo remando no mesmo ritmo. Os primeiros metros já foram com emoção, pra gente logo se acostumar. Assim que passamos a primeira etapa de pedras e velocidade, eu fiquei muito tranquila. Estava me sentindo segura, e, melhor de tudo, muito feliz de estar ali. O trajeto alterna pedaços calmos com outros onde é preciso força no braço e nas pernas (para não perder o equilíbrio), mas no geral achei que é uma ‘aventura’ que pode ser encarada por qualquer pessoa. A própria Betty falou que já levou pessoas de 3 a 86 anos – tudo depende da disposição de cada um.

rafting (1) rafting (6)

Em um dos pontos do percurso havia um recuo, onde não passava correnteza. Entramos ali e então a Betty pediu pra gente sair do bote e encarar a água, para treinarmos no caso de alguém cair. Claro que a roupa de neoprene protege, mas ainda sim dava pra sentir a água gelada. Para voltar, um tinha que puxar o outro, e acabou sendo mais engraçado do que tenso. Um caiu em cima do outro! Na foto abaixo, eu tentando puxar o Alex, mas ele acabou fazendo mais esforço do que eu!

rafting (4)

A princípio a ideia era fazer um percurso curto, de 8km. Mas como a chuva parou e estava tudo indo bem, a Betty resolveu ir adiante, e acabamos fazendo 13km (durou pouco menos de 2 horas). Durante todo o tempo ela ia contando curiosidades sobre o local, apontava montanhas e cachoeiras e nos distraía com histórias engraçadas. Claro, alternando com os comandos quando necessário!

rafting (5)
Quase no final, a Betty nos desafiou a tocarmos a água com o capacete – o difícil é voltar!

Quando chegamos no ponto final, a caminhonete da Sportmix estava nos esperando com as nossas coisas. Todo mundo se secou, se trocou (ali no mato mesmo, é preciso achar um cantinho) e então nos despedimos. Eu estava extasiada, orgulhosa e muito feliz! Recomendo rafting no Rio Soča pra todo mundo que vai pra Eslovênia.

rafting (8)
Com a Betty, pós rafting!

rafting (10)

Rafting no Rio Soča: informações práticas

Eu fiz o rafting com a empresa Sportmix, que tem sede em Bovec. O preço começa a partir de 44 euros por pessoa (o percurso mais curto). O ideal é reservar com antecedência, pois eles fazem um número limitado de passeios por dia. A empresa também fornece a roupa de neoprene, capacete e salva vidas. E o instrutor no bote, claro! A lista de preços completa, tanto do rafting como para outras atividades que eles oferecem, está disponível no site.

Pra quem quiser entender melhor como é o rafting, veja esse vídeo. foi feito pelo Geoff Moore, um dos meus companheiros de viagem, que escreve o blog The Travel Trunk. Ele estava com a GoPro no capacete. São apenas 2 minutos, mas mostra os melhores momentos da nossa aventura!

Eu viajei para a Eslovênia a convite da agência MGM Media Optima. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência. Não prometi divulgação e os posts não são pagos. 

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

1 COMENTÁRIO

  1. Fiz em maio do ano passado saindo de Bovec também, na base, porque levavam depois para perto da cachoeira Boka, acho que uns 10km dali. Tu deves ter partido do mesmo ponto.
    Mas o meu foi calmo até demais. Rio Soča estava tranquilo, mas a água dele é algo deslumbrante e muito límpida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...