Booking.com

Sérvia: Explorando a rota cultural TRANSROMANICA

Date:

Share post:

A Sérvia é parte de várias rotas culturais na Europa, como contei no post Sérvia: explorando a rota cultural Roman Emperors & Danube Wine e aproveitamos que estávamos no país para fazer um outro pedacinho da TRANSROMANICA.

Como isso é ainda algo novo pra gente no Brasil, estou repetindo aqui um pedacinho do texto explicando um pouco mais. Se você já leu nos outros posts, pule esse tópico.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

O que são as “Cultural Routes of Council of Europe”?

As rotas culturais foram lançadas em 1987 pelo Council of Europe para mostrar como as heranças culturais de um país estão ligadas aos outros países e assim formam uma herança cultural compartilhada entre eles. Vocês já devem ter ouvido falar do Caminho de Santiago da Compostela, provavelmente uma das rotas culturais mais famosas que liga países como França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Bélgica ou da Via Régia, que liga países como Bielorussia, Belgica, França, Alemanha, Lituania, Polonia, Espanha e Ucrania. São 32 rotas culturais até o momento e algumas delas são ótimas para quem tem interesses específicos, como a rota das cerâmicas, a rota das cidades fortificadas(que eu quero muitooo fazer!), os caminhos de Mozart, a rota de Napoleão e a Via Francigena (que a Thais, nossa correspondente acabou de fazer e que leva a Roma e começou contando neste post: 5 razões para fazer uma peregrinação para quem não é religioso). As rotas que exploramos foi a rota Transromanica e a rota dos Imperadores Romanos e o rota do vinho no Danúbio

Veja aqui o vídeo completo dessa viagem(vocês conseguem me achar?):

A rota TRANSROMANICA

A rota TRANSROMANICA foi estabelecida em 2007 e é um passeio de volta aos tempos medievais. Eu adoro cidades medievais, então fiquei muito animada quando fui convidada para essa viagem. A TRANSROMANICA tem como objetivo mostrar a ligação dos países através da arquitetura romanesca presente em castelos, catedrais e monastérios construídos entre os séculos 10 e 13. Para quem adora arquitetura, para identificar a romanesca é só ficar de olho nos arcos arredondados, paredes grossas e planos simétricos e harmoniosos.

Oito países entre o mar Báltico e o Mediterrâneo fazem parte atualmente da TRANSROMANICA.  As cidades e vilarejos que tem atrações da rota Transromanica são:

  • MillstattMaria Wörth e Friesach, na região de Carintia na Austria que são as cidades que eu visitei e contei no post Austria: Explorando a rota cultural TRANSROMANICA;
  • Modena(que eu já visitei e amei!), Pavia e Albugnano na Italia;
  • Saxony-Anhalt na Alemanha;
  • Sérvia – que estou contando neste post.
  • Santo Domingo de Silos em Castile & Leon na Espanha;
  • Tâmega e Sousa em Portugal;
  • Alba Iulia na Romenia ;
  • Paray-le-Monial em Burgundy na França.

Nosso Roteiro na Sérvia

Depois de fazer um passeio pela área do Danubio na Sérvia nós entramos numa região que passava por alguns dos mais lindos vinhedos da região. Estamos já no finalzinho da nossa viagem e nosso destino era o monastério de Studenica, um das mais importantes atrações da rota TRANSROMANICA, onde chegamos no finzinho da tarde.

O monastério tem um alojamento para viajantes, uma guest house que fica ao lado da igreja ortodoxa, onde passamos a noite, bem no meio de uma reserva florestal que também é patrimônio da Biosfera da Unesco.

img_3697Foi bem interessante passar a noite na guest house do monastério, que apesar de ser uma acomodação super simples, é bem limpinha, barata e apesar de não ter TV, uhu, tem wifi!

monasteriopanorama1

monasteriocamas

No dia que fomos ele estava custando R$18,00 por pessoa!!!! Incrível não? Eu fiz inclusive um video ao vivo de lá e para quem se interessar em ver de perto.

Para fazer reservas:  +381-64-64-67-492 ou pelo E-mail: konakstudenica@gmail.com. Não há muitas informações no website.

Na manhã seguinte alguns dos blogueiros participaram do serviço matutino com os monges, que acontece a partir das 5 da manhã. Depois do café da manhã no restaurante do alojamento, fizemos um tour pelo monastério.

studenicamonasterio

Durante o tour aprendemos que ele foi fundado no final do século 12 por Stefan Nemanha, grão-príncipe Sérvio que também foi o responsável pela fundação do estado medieval Sérvio. Esse é o maior monastério ortodoxo da Sérvia, fica a 57 Km da cidade Kraljevo e está listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

entradadomonasterio

O monastério tem como seu principal atrativo os afrescos pintados em estilo bizantino nos séculos 13 e 14.afrescos Veja aqui um video que gravei ao vivo mostrando um pouco do monastério


Nossa última parada foi no Monastério Žiča (fala Zixa), um importante monastério ortodoxo Sérvio que foi fundado em 1219 pelo rei Sérvio Stefan Prvovenčani e seu irmão mais novo Rastko Nemanjić (Saint Sava).

zickamonasterio

O monastério serviu para a coroação de 7 reis na Sérvia,  foi queimado e destruído 17 vezes e atualmente é cuidado por 43 freiras ortodoxas que moram no local.

zickamonasterioservia

Além dos afrescos incríveis, eu amei as cores fortes desse monastério.

zickamonasterioservia2

Fiz de lá também um vídeo ao vivo mostrando um pouco do monastério Žiča

Adorei explorar as rotas culturais Européias, uma maneira bem diferente de conhecer as cidadezinhas europeias e ver as ligações que elas tem entre si.

Nota: Este post é parte da campanha Crossing Routes – Blogging Europe 2016 no programa conjunto entre o Council of Europe e a European Commission que tem como objetivo promover as Cultural Routes of the Council of Europe, em colaboração com iambassador.

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...