Booking.com

Tour de street art em Bristol (Inglaterra), arte de rua além de Banksy

Date:

Share post:

O tour de street art em Bristol era o que eu mais tinha vontade de fazer na cidade. Não tem como ir pra Bristol e não se interessar por Banksy (o artista que ninguém sabe quem é!), e mesmo que você nunca tenha ouvido falar nele ou em qualquer outro artista local, é só começar a pesquisar o que fazer em Bristol e você vai se dar conta do quanto a cidade respira arte de rua!

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Você vai conseguir ver algumas obras só de passear pelas ruas e bairros, mas eu aconselho demais a fazer o tour. Isso porque a guia (no meu caso foi a Tina, que faz alguns dos tours da Where The Wall, vou deixar todas as informações práticas no fim do post) também é uma artista. Ela conhece a história, as técnicas (eu não tinha ideia da quantidade de técnicas para fazer um grafite: stencil, pincel, spray…), os artistas, e sabe onde estão as melhores intervenções. 

O tour de street art em Bristol dura aproximadamente duas horas, e a gente caminha bastante. Começa em College Green (do lado da Catedral de Bristol) e termina em uma área chamada Stokes Croft, que é lotada de grafite, super colorida! Tanto o começo e o fim são em grande estilo: vendo obras de Banksy! 

tour de street art em Bristol
Banksy
Banksy

Mesmo que você já tenha feito um tour de street art em Bristol, eu acho que vale a pena fazer novamente se você visitar a cidade em uma outra oportunidade. Isso porque os grafites mudam constantemente, e algo que estava em um muro hoje pode já não estar amanhã. Ou uma parede branca pode ter se transformado em uma enorme tela, ou então, quem sabe, um novo Banksy pode dar o ar da graça! E isso foi uma coisa que achei muito legal aprender: que os artistas não acham ruim essa constante transformação, e nem mesmo a pichação é vista como algo totalmente negativo. Pois é, a Tina explicou que muitos artistas começam como pichadores, e que por mais que muita gente ache que a pichação estrague as obras mais elaboradas, isso faz parte da evolução de uma obra. Interessante, não? Tem artista que até deixa espaço em sua obra para os pichadores, e outros que veem como uma homenagem quando sua obra recebe uma “assinatura” logo ao lado. 

A arte de rua também tem bastante inspiração social e política, e o Banksy é prova disso. Suas obras sempre contém uma crítica, e não são feitas apenas para serem bonitas. Ele quer mandar uma mensagem através das imagens que cria, tendo ou não permissão.

Aliás, esse é outro ponto interessantíssimo. Os artistas de rua vivem extremos: podem ser pegos pela polícia e presos pelo seu trabalho, e também podem ganhar dinheiro quando contratados para fazerem algo em propriedade privada. Mas mesmo as obras teoricamente “ilegais”, que não tem permissão do dono do prédio ou então da própria prefeitura, muito raramente são apagadas. E essa atitude veio junto com a conscientização das autoridades públicas e da população, que perceberam que Bristol ganharia muito mais se acolhesse seus artistas em vez de reprimi-los. Hoje em dia, artistas internacionais são atraídos para Bristol por causa dessa fama, e vários já foram convidados para criarem murais imensos em muros, fachadas e laterais de prédios. 

Tour de street art em Bristol: informações práticas

  • Eu fiz o tour com a Where The Wall. Além de tours eles também organizam workshops de grafite e stencil, entre outros
  • O tour custa £9.20 por pessoa, faça a reserva online (o tour é todo em inglês)

Obrigada Visit Bristol pelo convite para fazer o tour!

 

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de Feriados no Brasil em 2024

Quando se trata de planejar aquelas escapadas que recarregam nossas energias e trazem experiências inesquecíveis, não há ferramenta...

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Procurando pelos feriados no Brasil em 2024? Clique aqui! Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...