Booking.com

10 lugares para conhecer em Madri na Espanha

Date:

Share post:

Madri é uma das cidades mais visitadas da Espanha e a Mayte Scaravelli do blog Passaporte com Pimenta (Facebook |  Pinterest | Instagram ) conta aqui pra gente quais as 10 coisas que ela recomenda em Madri. 

Vai visitar Madri? Então segue a primeira regra: não tente comparar a cidade com Barcelona! Ambas são completamente diferentes e cada uma tem o seu encanto e seu brilho. Vejo muita gente tentando compará-las e tentando chegar a alguma conclusão de qual é melhor. Não faça isso! Vai perder tempo e não vai chegar a conclusão alguma. 

Ainda que Madri seja uma cidade grande (a terceira maior da Europa), com um bom planejamento e disposição, é possível conhecer esses top 10 que citei nesse post, só na caminhada. Se hospedar no centro da cidade é uma boa escolha, mas  se não for o caso, saiba que Madri tem uma excelente rede de transporte público.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

>> Veja aqui Hotéis em Madri na Espanha

A capital espanhola pode ser um destino de uma simples conexão na Europa, ou um destino de uma semana, dependendo simplesmente do seu perfil e das suas preferências. Mas com 48 horas na cidade é possível conhecer muita coisa. Vamos a listinha dos 10 lugares para conhecer em Madri? 

1.Palácio Real

O Palácio Real de Madri, já não é mais residência oficial do Rei da Espanha, é considerado o maior Palácio Real da Europa. Hoje, utilizado apenas para eventos e cerimônias oficiais da realeza, o espaço também está aberto para visitas internas.

Dedique tempo e atenção para esse passeio, para que seja possível captar a particularidade de cada sala. Os salões são decorados com uma requintada tapeçaria, placas de porcelana e mármores trazidos da sua cidade vizinha: Toledo. Alguns salões ainda permanecem intactos, outros já passaram por reformas, mas não perderam os traços originais.

Salão Gasparini, Sala de Porcelana, Salão de Refeição de Gala, Salão do Espelho e Sala do Trono, são as principais e cada uma carrega um detalhe surpreendente.

Engana-se que acha que o passeio é só no interior do Palácio, o pátio do local também é impressionante. Fixe-se ao centro do pátio e de um giro 360o para admirar a beleza do espaço e não perca tempo tentando contar as janelas, te adianto: são 870 janelas com 240 balcões que se abrem na fachada do maior Palácio da Europa.

Site: Palácio Real de Madri

Dica: Compre com antecedência o seu ticket e evite fila no local.

2. Catedral de Almudena

Embora seja uma das catedrais mais novas a ser construída no país, Catedral de Almudena tem um histórico da época medieval. Seu atual prédio está sob uma antiga Igreja: Santa Maria de Almudena.  

Concluída em 1993, o templo religioso foi construído em etapas, em períodos diferentes, e por esse motivo hoje ela conta com diferentes tipos arquitetônicos.  

Sua obra começou pela cripta, que foi projetada e construída no estilo neo românico. Seu interior teve o projeto inicial alterado e foi concluído com um estilo neo gótico. Por fim sua fachada que leva alguns traços góticos, resultado da primeira etapa da construção, foi de fato concluída no estilo neo clássico.

Outra curiosidade é a disposição da Catedral, diferente de outros templos cristãos, que estão orientados este/oeste, Almudena está orientada norte/sul. Essa diferença ocorre devido ao desejo da realeza de ter a fachada da catedral de frente para o Palácio Real.

Site: Catedral de Almudena

Dica: A entrada para a Catedral é feita pela sua lateral.

3. Jardim Sabatini

Pra mim a melhor vista do Palácio está aqui, no Jardim Sabatini. Para isso, dirija-se até a parte traseira do Palácio Real, de cara irá encontrar um jardim admirável.

Não se empolgue apenas com o panorama do alto da escadaria, desça e antes mesmo de chegar ao centro do jardim, permita-se realizar uma pequena caminhada entre os simétricos pinheiros que dão vida a um dos patrimônios verdes da capital espanhola.

Uma vez que tenha passeado entre as árvores, siga até o balcão central e desfrute da bela paisagem que encontrará diante dos seus olhos. O Palácio ao fundo, com um espelho d’água refletindo toda a beleza que aquela construção tem para nos oferecer.

4. Templo Debod

O Templo de Debod, trata-se de um presente dos egípcios para os espanhóis em 1968. Em forma de agradecimento pela colaboração dos espanhóis em uma chamada da UNESCO para salvar os Templos de Núbia.

Com mais de 2.200 anos os Templos de Debob foram encontrados na margem do Rio Nilo em uma cidade que leva o mesmo nome dos templos. Desmontado e enviado para a Espanha em 1961, chegou pelo porto de Valência em 1970 e no mesmo ano chegou até a cidade de Madri. Levou-se dois anos para que os arqueólogos pudessem re-montar o templo, uma vez que referências fotográficas e peças não estavam numeradas. Era um verdadeiro quebra-cabeça!

Sua inauguração ocorreu em 1972 e desde então o local que abriga o monumento é motivo de inúmeras discussões e questionamentos, já que algo tão valioso está exposto ao público de uma maneira livre e também exposto ao clima e a poluição da capital espanhola.

5. Parque Del Retiro

Na minha opinião o lugar mais bonito de Madri, o Parque del Retiro é o lugar perfeito para começar o dia. Passar em qualquer padaria, comprar um café e um sanduíche de jamon (de preferência) e realizar o seu café da manhã ali mesmo.

Um parque urbano, localizado no coração da cidade, o local oferece diversas atrações no seu interior.

O Palácio de Cristal é um dos lugares mais emblemáticos do parque, um espaço de exposições itinerantes, ainda que o tema não te agrade não deixe de visitar o espaço e se encantar com a sua arquitetura.

O Monumento Afonso XII é o principal espaço do parque, a estátua está de frente para um tanque. A possibilidade de alugar pedalinhos, torna o local preferido dos apaixonados e das crianças.

6. Porta do Sol

Um dos lugares mais famosos de Madri, Porta do Sol, o marco zero da Espanha. Antigo portão que dava acesso para a cidade na época medieval, ainda quando a cidade era toda protegida por uma muralha.

É aqui também que se encontra o símbolo da cidade de Madri, a estátua do urso beijando o Madronho.

Além de tudo isso a Porta do Sol está situado em uma grande praça no coração da cidade e claro, o local está rodeado de comércio. Para aqueles que gostam de mesclar o passeio cultural com umas comprinhas, aqui é o lugar. Aproveite para conhecer o El Corte Inglés, a maior loja de departamento da Espanha.  

7. Plaza Major

Uma praça fortificada, toda fechada por prédios, com 237 varandas expostas para aqueles que passam pelo local. No total são dez o portões de acessos para o interior da praça.

O tom vermelho é dominante, hoje praticamente um local voltado para o turista, tomada pelos restaurantes na sua base, e quartos de hotéis que dominam as sacadas.

O espaço que no passado foi utilizado para inúmeros atos públicos e até na realização de touradas, atividade tradicional da Espanha, hoje continua sendo utilizado para festivais e concertos que rolam ao longo do ano e principalmente na primavera e verão.

Mas se estiver de passagem no mês de Dezembro pela cidade, é aqui que acontece o tradicional mercado de natal, tradição que acontece desde 1860.

8. Museu do Prado

O Museu do Prado é o museu de arte mais importante da Espanha e o 9o mais importante do mundo. Próximo a mais dois museus importantes da cidade (Reina Sofia e Thyssen) formam o “Triângulo de Ouro de Arte de Madri”.

Com um importante acervo da arte espanhola e flamenca, o local também tem salas destinadas para coleções de arte francesa, italiana, alemã, holandesa e inglesa. O prédio conta com mais de 16 salas e provavelmente “roube” a sua atenção por no mínimo três horas.  

A coleção mais importante é com certeza a de arte espanhola, e a obra mais importante do local é a pintura: As meninas, obra do pintor Diego Valézquez.

Site: Museu do Prado

Dica: Recomendo que compre com antecedência a sua entrada. A fila para comprar e para entrar no local é extensa.

9. Museu Reina Sofia

Considerado um dos melhores e mais importantes museus de arte moderna da Europa, o Museu Reina Sofia tem uma vasta coleção do séc XX. Recebe grandes nomes como: Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e Eduardo Chillida e a obra de maior destaque fica pela grande tela de Picasso: Guernica.

O prédio de três andares requer tempo para ser apreciado. Atenção e talvez um pouco de criatividade para interpretar cada uma das obras nos estilos: surrealista, expressionista e cubista.

Além do Museu, o espaço abriga também uma biblioteca com livros especializados no tema: arte. São mais de 100.000 livros.

Site: Museu Reina Sófia

10. Mercado San Miguel

 

Para aqueles que adoram conhecer os mercados das cidades, não podem deixar de visitar o Mercado San Miguel. No coração de Madri, entre a Plaza Mayor e Porta do Sol, você vai encontrar o mercado mais clássico da capital espanhola.

O local que conserva a original estrutura metálica, passou por uma reforma significativa em 2009 para atrair o maior número de turistas. Porém com o êxito da reestruturação veio também a enxurrada de turistas e os preços elevados para comer um tradicional tapa madrilenho.

Recomendo que passe pelo local para conhecer, mas não recomendo que coma aqui. A qualidade x preço não faz jus, e ainda é um verdadeiro incômodo encontrar um lugar para sentar e comer com conforto.

Extra – Restaurante Casa Julio

E se você chegou até aqui, você recebe uma dica extra! 😉 Nem só de cultura vive o turismo em Madri, a sua forte gastronomia atrai milhões de turistas todos os anos também.

Gastronomia também faz parte da cultura local e nada melhor do que comer onde os locais comem e poder viver um experiência mais profunda.

Ir para Madri e não comer uma croqueta é uma experiência incompleta. Dedique o final do seu dia para provar as croquetas da Casa Julio.

Um bar, pequeno e escondido, só vende croquetas e uma boa cerveja artesanal.

Croquetas de todos os sabores (inclusive vegetarianas). Recomendo que peça uma porção mista para provar todas. =D

Pelas paredes do local notamos que até mesmo Bono Vox (U2) já passou por lá, reza a lenda que toda vez que o cantor está na cidade ele fecha o restaurante para poder se deliciar com as croquetas da Casa Julio.

Site: Casa Julio

Dica: Chegue cedo para garantir uma mesa, caso contrário muito provável que fique no balcão ou até mesmo em pé no meio do salão. Confira os horários do restaurante. 😉

Leia todos os posts de Madri no blog Passaporte com Pimenta

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Aprendiz de Viajantehttps://www.aprendizdeviajante.com
A redação do Aprendiz de Viajante ou algum dos nossos colaboradores escreveu esse post.

18 COMENTÁRIOS

  1. oi! É verdade! Madri cabe em muitos gostos e muitos “tempos”, por isso talvez ela seja tão interessante!

    Com certeza este é um overview delicioso da cidade, para começar conhecer e ganhar Madri. 🙂 Deu até saudades! 🙂

    Da lista estou devendo a Catedral de Almudena! Já fiquei enamorada só pela foto! 🙂 Quem sabe em minha próxima conexão na cidade?!

    O Prado, para mim, é um dos melhores museus do mundo! Perco-me a acho-me facilmente entre seu acervo. 🙂

    Gostei muito de (re)visitar Madri através desse texto! 🙂 bj

  2. Que cidade mais linda! Encantanda com as delicadezas do Palácio Real, que lugar! E o jardim Sabatini também parece ser um lugar encantador! Não vejo a hora de conhecer 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...