10 coisas para fazer em Munique na Alemanha

0

Munique é uma cidade tão linda que deve fazer parte do roteiro de quem estiver passeando pela Alemanha.

Conheço a cidade muito bem porque tinha que passar um mês durante todos os verões fazendo curso de alemão.  Após várias visitas à cidade, não fico repetindo museus, pois prefiro mesmo é ficar andando pela cidade e revendo alguns monumentos históricos, igrejas, restaurantes, lojas e amigos.

Cito aqui algumas experiências que não devem faltar no roteiro de quem visita a cidade pela primeira vez.

1- Ver a apresentação da Torre do Relógio, da Prefeitura, na Marienplatz.

Ele toca todos os dias as 11, 12 e 17 horas. A cena, de 15 minutos, é interessantíssima, pois representa a festa de casamento de duas semanas entre Renata de Lorena e o duque Wilhelm V da Baviera, em 1528. São várias apresentações, culminando com a batalha entre dois cavaleiros representando as duas famílias e as duas regiões. Lógico que o cavaleiro da região da Baviera ganha.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

2- Ver os surfistas fazendo acrobacias no rio Isar.

Como não tem praia em Munique, o pessoal vai surfar no rio, mesmo no inverno. É uma experiência e tanto ver essa cena. Em seguida, o ideal é fazer um passeio pelo parque Englischer Garten.

3- Comer uma autêntica comida alemã e ver flores lindas no Viktualienmarkt.

O Viktualienmarkt é um dos meus lugares favoritos em Munique. Existem várias tendinhas vendendo de tudo. É só comprar e se sentar lá, como fazem os alemães. Um restaurante que amo se chama NORDSEE. Esse local é especializado em peixes e frutos do mar. Pode comprar o prato e se sentar do lado de fora ou ser servido dentro do restaurante.

4- Ir até o Olympiapark.

O Olympiapark foi a sede dos Jogos Olímpicos de 1972, é um lugar para passar uma manhã inteira. Ao lado está a sede da BMW com seu lindo museu.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

5- Tomar uma cerveja em uma das mais antigas cervejarias do mundo

 A Hofbräuhaus, fundada em 1589 é uma das mais antigas cervejarias do mundo. Por decreto do rei, a cerveja é, até o dia de hoje, de excelente qualidade e feita com os melhores ingredientes. O gosto é bem diferente das cervejas de outros países.

6- Fazer compras na Theatinerstrasse ou na Maximilianstrasse

Ambas são o sonho de consumo dos amantes das comprinhas. Todas as lojas de grife se encontram ali. Quem não quiser fazer compras, pode ir até essas ruas só para tomar um café. Para quem gosta de ver arranjos florais, a loja queridinha da sociedade é Bahlmann. Vale a pena ir lá só para ver os arranjos. Em seguida, visitar a Residenz, que foi a residência dos duques da Baviera e depois dar uma voltinha pela Odeonplatz. Foi nessa praça que Hitler foi derrotado pela primeira vez quando tentou conquistar a cidade.

7- Ver duas igrejas lindas.

A Theatinerkirche e a Frauenkirche são duas igrejas maravilhosas que valem a visita.

8- Comprar o chocolate Mozartkugeln na sessão de chocolates na loja de departamento Kaufhof.

Apesar de ser austríaco, super recomendo. Os chocolates recheados com licor são deliciosos também. E por falar em doces, não se esqueça de comprar a famosa torta de maçã, Apfelstrudel, na loja Rischart, que fica bem na Marienplatz.

9- Comer uma torta e tomar um café 

Uma boa pedida em Munique é comer uma tortinha e tomar café em um dos mais antigos estabelecimentos da Europa, a loja Alois Dallmayr. É possível almoçar por lá também, onde a alta sociedade alemã faz compras de supermercado.

10- Passar algumas horas no Deutsches Museum

Dois museus que recomendo: o maior museu de ciência e tecnologia do mundo e também o Spielzeugmuseum, o Museu dos Brinquedos.

 

Onde ficar em Munique

Hotel Vier Jahreszeiten Kempinski, München

Esse hotel é um verdadeiro sonho. Em 1858 abriu as portas uma das mais belas construções da época, pois necessitava-se de um hotel que pudesse abrigar as pessoas mais aristocráticas e poderosas que vinham visitar a cidade. Foi então que o rei da Baviera, Maximilian II,  pensou em construir “o mais bonito hotel da cidade”. A Alemanha de hoje não era ainda unificada e era formada por vários reinos, ducados e principados. Esse hotel teria que ter todas as amenidades que, na época, eram consideradas modernas como água corrente, eletricidade e elevador.

O hotel desde então vem passando por grandes transformações. Em 2016 foram gastos 30 milhões de euros para renovar algumas áreas comuns e as acomodações. E pensar que de 2008 até 2016, o hotel já tinha gasto 35 milhões de euros. Isso significa que o hotel continua sempre investindo e renovando para que os hóspedes tenham uma estadia mais do que excelente.

A suíte onde me hospedei tinha vista direta para a Maximilianstrasse. Essa avenida é a mais famosa com vários restaurantes, teatros, a Ópera e lojas de artigos de luxo desde Chanel, Valentino, Cartier, Giorgio Armani, Hermès, entre outros.

Já a entrada e o lobby são triunfais. O lobby é o local de encontro da sociedade e de todos aqueles que queiram se repousar antes, durante ou após as compras. O teto do lobby é lindo com um belíssimo mosaico representando as quatros estações: Inverno, Primavera, Verão e o Outono. Nesse mesmo ambiente é possível tomar vários drinques e bebidas e comer pratos de pequena porção ou ainda tomar um chá com tortas maravilhosas.

Cada acomodação no hotel é única quando se refere à decoração e reflete a combinação perfeita do tradicional com o moderno. Madeira de lei escura e vidro se associam perfeitamente às cadeiras de plexiglass do arquiteto de interiores Philippe Starck. A parede principal de cada acomodação é revestida em papel de parede com fotos de quadros importantes da coleção da Antiga Pinacoteca. Sendo assim, o hóspede se imagina ter seu próprio quadro de Van Gogh ou de Gauguin.

O banheiro é a parte que mais me fascina em um hotel. No Vier Jahreszeiten Kempinski, o chão do banheiro é em mármore, as paredes são em mosaico e existe até uma televisão dentro do espelho aquecido. Com pias separadas e uma ducha com água que cai como se fosse uma chuva torrencial, o banheiro é o lugar para ficar horas.

A refeição principal do dia é feita no restaurante Schwarzreiter, que abre durante o almoço e jantar. Precisa reservar com antecedência, pois domingo à noite e segunda-feira, o restaurante está fechado para jantar. Já me hospedei em vários hotéis ao redor do mundo, mas um buffet tão completo só vi em alguns lugares. Uma seção de queijos e frios, outra só de pães e tortas, outra de mel ainda no favo e geléias feitas no hotel, uma outra seção de comidas típicas da Baviera, uma outra só de comida asiática e indiana e uma seção wellness com vários sucos naturais frescos, frutas, cereais, leites de todos os tipos e ainda vários tipos de grãos e sementes. Além disso, o hóspede pode pedir à la carte diferentes tipos de omeletes. É uma verdadeira indulgência ao paladar. A escolha é bem diversificada e não tem como sair de lá insatisfeito/a.

 

 

 

 

 

Para gastar todas as calorias, o hotel tem um Spa com piscina com água aquecida e um centro de esportes com aparelhos de última geração.

Restaurante Schwarzreiter

O nome é derivado de um prato de peixe favorito do rei Ludwig II, filho do rei Maximilian II. Com uma entrada direta da Maximilianstrasse, o ambiente foi completamente reestruturado e o resultado foi maravilhoso. Cores como o marrom claro, o dourado e o cinza claro predominam no salão enquanto se aprecia uma excelente refeição embaixo de luminárias que dão um ar bem aconchegante.

Logo que cheguei à mesa fui oferecido diferentes tipos de águas e me deixaram a carta com vinhos do mundo inteiro. Logo veio o cardápio e pude escolher entre o menú de quatro ou seis pratos. Quem quiser pode comer só um prato também. Escolhi o primeiro. Posso dizer que foi, para mim, suficiente.

De entrada pedi salada de batata com nabo, em seguida Truta e Hamachi com uma salada de agrião e algas, depois Badejo com trufas do Périgord e para terminar Crème Anglaise com sorbet de maracujá. Tudo estava perfeito acompanhado de um serviço impecável.  

 

O restaurante serve comida tradicional da região da Baviera, porém revisitados, com acentos modernos e bem diferente da típica comida da Baviera conhecida pelas salsichas e repolho fermentado (chucrute). Segundo o chefe de cozinha Sven Büttner, tudo é orquestrado de modo que cada cliente tenha uma excelente experiência gastronômica.

Esse hotel é o lugar ideal para celebrar qualquer ocasião, pois não só é um lugar de contos de fadas, mas também o local com um serviço hoteleiro espetacular.

Reserve o Hotel Vier Jahreszeiten Kempinski no Booking.com

Informações adicionais

Para visitar a cidade, compre o ticket que dura 24 horas. Custa bem pouquinho e super recomendo. Pode entrar no ônibus, bonde ou ainda no metrô sem pagar, pois ninguém pede comprovante. Se for pego sem ticket a multa é de 50 euros.

Para quem tiver tempo, recomendo visitar o campo de concentração em Dachau. Não fica muito distante da cidade e dá para ir com o S-Bahn. Outra recomendação é visitar o Palácio de Nymphenburg ou mais distante ainda, o castelo de Neuschwanstein, que serviu como inspiração para o castelo da Disney ou ainda o outro lindo castelo de Füssen. A viagem até lá é fantástica.

Enfim, aproveite a sua viagem pela Baviera, uma das mais belas regiões da Alemanha. Boa viagem!


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui