As praias de Pipa no Rio Grande do Norte

3

As praias de Pipa estão entre as melhores do Brasil e só pra gente entender direitinho do que estamos falando, Pipa é um distrito e inclui várias praias.  Duas delas estão entre as 25 melhores do Brasil (Traveller´s Choice 2016, promovido pelo site Tripadvisor), a Baía dos Golfinhos, em terceiro lugar, e a Praia do Madeiro, na sexta colocação. Então, vamos começar por elas.

Introdução  | Quando Ir | Como Chegar | Onde se hospedar | Onde comer | Praias | Atrações 

Baía dos Golfinhos

baiadosgolfinhos
Apesar de ser considerada a melhor de Pipa, a Baía dos Golfinhos é uma das mais tranquilas.

A Baía dos Golfinhos foi eleita a terceira melhor do Brasil e é, sem dúvida, a minha preferida em Pipa. Cercada por falésias e Mata Atlântica, a Baía é a praia de águas mais tranquilas e cristalinas. Também é a melhor praia para ver golfinhos. Algumas empresas oferecem passeio de barco para ver os golfinhos, mas é possível vê-los facilmente da praia.

golfinhos

Mesmo sendo eleita a melhor de Pipa, a Baía dos Golfinhos é uma das praias menos movimentadas. O motivo é que o acesso é feito apenas caminhando, a partir da praia do Centro, ou de barco. A caminhada só é possível quando a maré está seca (confira a tábua de maré: http://www.pipa.com.br/tabua_de_mares) e, por vários trechos é preciso caminhar sobre as pedras.

Lá não tem barracas, somente alguns ambulantes, que levam espreguiçadeiras e guarda-sóis. Normalmente, eles não cobram para o uso do equipamento, só a consumação. Mas o preço é um pouco mais caro, devido à dificuldade do acesso.

Praia do Madeiro

praiadomadeiro-1
A Praia do Madeiro é muito frequentada por surfistas e tem, inclusive, escolinhas de surfe.

A Praia do Madeiro é praticamente um espelho da Baía dos Golfinhos, ficando do outro lado da falésia. Porém, não é possível ir de uma para a outra caminhando. Normalmente, o acesso é feito de carro pela pista e depois para chegar até a praia é preciso descer uma escadaria. No Madeiro também, os golfinhos sempre aparecem e fazem o seu espetáculo.

Esta é uma boa praia para banho e para quem quer iniciar na prática de surfe. Lá tem várias escolinhas de surfe e também é possível alugar caiaque e stand up paddle.

No Madeiro há várias barracas e, na alta estação, elas cobram consumação mínima ou pelo uso das mesas e guarda-sóis.

Praia de Pipa/ ou do Centro

pipa_praiadocentro
A Praia do Centro é mais frequentada em Pipa, de um lado ficam os barcos dos pescadores e a estátua de São Sebastião do outro, ficam as barracas e o calçadão.

O que normalmente chamam de Praia de Pipa é, na verdade, a Praia do Centro, que fica próximo à Avenida Baía dos Golfinhos. Essa é a mais movimentada, pois pode ter fácil acesso de carro ou caminhando. De um lado dela, que dá acesso à Baía dos Golfinhos, ficam os barcos de pescadores e a estátua de São Sebastião (dentro d´água). Do outro, estão as barracas, a igrejinha e o Largo São Sebastião, com um calçadão de madeira.

Na Praia do Centro estão vários restaurantes, barracas e até uma boate. Também é ótima para banho, com poucas ondas.

Praia do Amor

praiadoamor
A Praia do Amor é a mais alternativa de Pipa, com slacklines e biblioteca.

Esta é a praia mais alternativa de Pipa. Para chegar lá, é preciso descer uma escada natural, esculpida em uma falésia, onde estão plaquinhas escrito “Praia do Amor”, “Conserta-se disco voador”, entre outras.

Preferida dos surfistas, por ter bastante onda, a Praia do Amor tem também algumas piscininhas naturais boas para banho. Seguindo pela direita da escada na falésia, tem várias cordas para práticas de slackline e também uma biblioteca à beira-mar, aberta a quem quiser usá-la.

slacklinenapraiadoamor
Na Praia do Amor há várias slacklines para vários níveis de praticantes.

O nome Praia do Amor se deve ao formato de coração criado pelas piscinas naturais e que pode ser visto do Chapadão, que são as falésias que ficam no alto da praia e que é visita imperdível em Pipa. É possível chegar lá de carro ou trenzinho turístico, que sai da Praia do Centro.

bibliotecadapraiadoamor
Biblioteca de uso público na Praia do Amor. É só chegar e escolher um livro.

Acho a Praia do Amor perfeita para o fim de tarde e também noites de lua cheia.

Praia das Minas

chapadaodepipa02

Essa é a última praia do distrito de Pipa. Fica depois do Chapadão e é separada da Praia do Amor pela Pedra do Moleque, que deu o nome a Pipa, pois tem o formato de um barril, que também é chamado de pipa. É uma praia praticamente deserta, pois o mar lá é muito bravo e, normalmente, é frequentada por praticantes de kitesurf. A Praia das Minas é berçário de tartarugas marinhas, monitorado pelo projeto TAMAR.

Essas são as praias do distrito de Pipa, mas o município de Tibau do Sul tem outras belas praias que merecem ser visitadas, como a própria praia de Tibau do Sul, a Praia do Giz, a Praia de Cacimbinha e a Praia de Sibaúma. Além das praias, destaque também para a belíssima Lagoa de Guaraíras.

Introdução  | Quando Ir | Como Chegar | Onde se hospedar | Onde comer | Praias | Atrações 

Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


COMPARTILHAR
Artigo anteriorPaís de Gales: post índice
Próximo artigoPasseios / Atrações em Pipa no Rio Grande do Norte

Claudia Beatriz trocou as praias do Rio de Janeiro pela vizinhança da Casa Branca em Washington DC em 2004 e se mudou em 2014 para Orlando, onde vive atualmente. Apaixonada por Viagens e Fotografia, criou esse blog e a revista Aprendiz de Viajante. Quando não está escrevendo sobre viagens ou fotografando, a “nerd confessa” dá consultoria, treinamento e escreve sobre tecnologia, gerenciamento de conteúdo e mídias sociais.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui