Como solicitar Autorização de Viagem Eletrônica (eTA/ AVe) para o Canadá

vancouver - foto: wikimedia commons

A Autorização de Viagem Eletrônica (AVe) ou Electronic Travel Authorization (eTA) é o documento de entrada no Canadá para viajantes qualificados pelo sistema de vistos do país. Ela tem como objetivo facilitar a entrada de turistas no Canadá e a partir de primeiro de maio de 2017 os viajantes brasileiros qualificados também poderão aplicar para a autorização online. Mas atenção: As regras são claras e se você não se qualifica, vai precisar de um visto canadense tradicional.  

Como saber se eu qualifico para a Autorização de Viagem Eletrônica?

Se você responder sim para todas as perguntas abaixo, você qualifica:

  • Vai viajar para o Canadá de avião (de carro, trem, ônibus ou navio ainda é necessário um visto tradicional)
  • Vai ficar menos de 6 meses no Canadá
  • Já teve visto canadense aprovado nos últimos 10 anos ou possui um visto americano válido. 

Como é o processo para solicitação da Autorização de Viagem Eletrônica para o Canadá 

  • Separe seus documentos: passaporte e cartão de crédito ou débito
  • Preencha o formulário online nesse link: http://www.cic.gc.ca/english/visit/eta-start-pt.asp 
  • Pague $7 canadenses assim que terminar o formulário
  • Uma confirmação é enviada para o seu email, se estiver tudo certo, isso acontece em minutos.
  • Mais documentos podem ser solicitados para aprovação e nesse caso você receberá um email em até 72 horas. 

Passo a passo para solicitação de Autorização de Viagem Eletrônica para o Canadá 

Neste passo a passo estamos mostrando todas as telas e o que é preciso preencher em cada tela. 

Se você está fazendo a solicitação para você mesmo, responda NÃO para a primeira questão. Se você é pai ou mãe/ responsável ou representante e está fazendo a solicitação para outra pessoa, você precisará responder SIM. 

Na próxima tela as perguntas são referente ao seu documento para entrar no Canadá. A opção mais comum é Passport – ordinary/regular que é o passaporte normal. Qual o país que emitiu o seu passaporte – BRA (Brazil) e a última pergunta dessa tela é “Você é residente permanente autorizado dos Estados Unidos com um Green Card válido?” e a resposta é NÃO.

Na próxima tela você vai precisar colocar todos os seus dados:
Número do passaporte, Repetir o número do Passaporte, Último nome, primeiro(s) nomes, data de nascimento, sexo, país de nascimento, cidade onde nasceu, data de emissão do passaporte e data de expiração do passaporte e nacionalidades.

Continue rolando a tela para preencher as últimas informações como estado civil,  se você já aplicou para um eTA anteriormente, qual sua profissão, forma de contato preferida, email, repetir email, endereço completo, se você já sabe quando vai viajar para o Canadá – se não souber, coloque NO. 


E finalmente você clica no I Agree e  escreve seu nome como no passaporte

Depois disso você será levado para a tela de fazer o pagamento. Aí é só pagar os 7 dólares canadenses e esperar a resposta por email. Não esqueça de salvar essas telas todas pra manter nos seus registros. Se estiver tudo certo, você receberá o email com a confirmação e o eTA para imprimir. Senão, em até 72 horas você receberá um email para enviar mais detalhes ou documentos. 

Fácil não?

Como faço para solicitar a autorização de uma família?

Cada um deve ser feito separadamente. Se você estiver fazendo para outros membros da família, responda SIM na primeira pergunta e preencha seus dados antes de continuar. 

E você? Curtiu a novidade? Tem planos de viajar para o Canadá?


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$90,00) + frete grátis + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


8 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pelo post, Claudia.
    Uma dúvida: eu acabei de voltar pro Brasil e ainda estou buscando emprego. Você acha que as chances de negarem meu eTA, eu informando que minha ocupação é de estudante, são altas?

    Obrigado.

  2. Cláudia, muito oportunas as suas explicações e esclarecimentos. Porém, gostaria de saber, por exemplo, se pai, mãe e um filho menor, todos com visto válido americano, mesmo assim, apenas um é elegível ao eTA e os demais terão que solicitar o visto? Obrigado.

  3. Com o Eta seria possível atravessar a ponte e visualizar o lado canadense das cataratas no niágara se estiver com o visto americano e no lado americano?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui