Booking.com

Roma: Como se Prevenir contra os Táxis Piratas

Date:

Share post:

A Luciana Rodrigues que mora em Roma, é a estreante na nossa coluna de dicas dada por brasileiros que vivem em outros países sobre a cidade em que vivem.

Os aeroportos Fiumicino (FCO) e Ciampino(CIA) são a porta de entrada de Roma por avião e a Termini, por trem. Apesar de haver inúmeras opções de transporte, a maior parte dos viajantes opta por chegar ao destino final de táxi. Então o meu primeiro conselho é: ao chegar nos principais aeroportos e estações de trem, esteja sempre atento aos motoristas de táxi pirata.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Normalmente os táxis registrados e legalizados possuem os símbolos a seguir: o símbolo do Comune (Município) e o número do táxi. Os táxis regulares são sempre brancos. Algumas vezes também possuem impresso na porta o telefone da central de reservas, assim a gente consegue saber a qual cooperativa pertence o táxi. Em Roma, eu gosto muito da cooperativa 3570 porque ela permite reservar táxis com um simples torpedo, mas isso é assunto para um outro post 🙂

Uma outra dica: ao entrar no táxi, você perceberá que no lado de dentro da porta traseira (normalmente da porta  esquerda) tem uma placa com o nome e sobrenome do motorista, ou pelo menos de quem tem a licença para dirigir aquele carro.

Muitos motoristas de táxis pirata usam o mesmo tipo de carro dos táxis normais, inclusive da mesma cor.

Normalmente esses motoristas agem da seguinte maneira: abordam o turista assim que ele se aproxima/ passa pela porta de saída do aeroporto ou da estação de trem. Dizem: “Taxi”, “Taxi, Mister”. Algumas vezes abordam dentro do aeroporto mesmo, normalmente nos horários noturnos, contando com o cansaço do turista. E quanto mais tarde e maior a fila para os táxis regulares, maior e mais insistente é o número dos motoristas de táxi pirata.

Eles contam com o déficit de táxis gritante de Roma e também com a ingenuidade e o cansaço do passageiro. Porque muitas vezes quem enfrentou 10-12 horas de viagem, sem contar os tempos de espera em aeroportos e o eventual atraso do avião, quer mais é chegar no hotel, tomar um banho, trocar de roupa, descansar, enfim… começar a vida de turista.

Os táxis pirata não têm seguro como carro de transporte de passageiros e há muitos casos de turistas que foram vergonhosamente ludibriados e acabaram pagando no mínimo o triplo de uma corrida normal. Já com os táxis regulares a gente tem que estar sempre com um olho no padre e outro na missa, imaginem pegar um motorista qualquer, em um país que não é o nosso, onde não dominamos o idioma e as manhas locais.

Quem mesmo assim quiser utilizar um táxi pirata, tome a precaução de perguntar o preço total da corrida (incluindo malas). Caso haja mais de um passageiro pergunte se o preço é pela corrida ou se o preço é por passageiro. Já soube casos de táxi pirata, onde os passageiros tiveram que pagar um preço absurdo por pessoa. Se não entender o preço, dê uma caneta e papel e peça que o motorista lhe dê o preço por escrito.

Se você não domina o idioma, não conhece a cidade e está viajando sozinho(a), vá por mim: não pegue um táxi pirata. Tenho amigos italianos que já passaram por experiências no mínimo desagradáveis.

Todo cuidado é pouco e não vale a pena estragar as férias logo no comecinho.


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

9 COMENTÁRIOS

  1. Este post é antigo e quem me dera ter lido antes. Semana passada estive em Roma e fui vítima de taxistas piratas. Agem da,forma descrita, porém no meu caso, foi pior porque me levaram para um estacionamento onde outro homem esperava. Quando percebi que não era taxi normal, questionei, é fui enrolada, disseram que era como o UBER. Tentei recusar, olhei entorno, não havia ninguém. Tive medo de acontecer algo pior. Dentro do falso táxi vi que o endereço do hotel estava no GPS do painel do carro e me senti mais aliviada. Ao chegar no endereço o preço foi absurdo, disse que não tinha todo aquele valor, então minhas malas foram postas de volta no porta malas. Me obriguei a pagar para o cara que estava comigo enquanto o outro retirava as malas do carro. Ao virar para trás habilmente o dinheiro foi subtituido na mão do acompanhante que disse que eu tinha dado as notas erradas e eu tinha certeza que não. Pois não havia notas inferiores a 50 euros . Dei 150 € e ele mostrada nas mãos 1 nota de 50, uma de 20 e uma de 10. ( segundo golpe) Por fim meteram na mão na minha carteira e levaram todo o dinheiro.

  2. A forma melhor de viajar da aeroporte para Roma è de shuttle, un bus privado que è comfortavel e economico. Tem varios, so precisa buscar na internet para escolher. Tambem o taxi publico nao sempre agem da forma coreta, enrolando os turistas e alem disso o taxi sae sempre mas caro. No caso, porém, sempre negocie o preço primeiro, mesmo que o táxi conte por tempo e por quilômetro. Uma solução poderia ser o shuttle do aeroporto para Roma e daí um táxi para chegar ao hotel, mas lembre-se sempre de perguntar primeiro o preço !

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...