Booking.com

Jordânia: Fazendo Pão Com Uma Família de Beduínos

Date:

Share post:

As mãos trabalhavam com maestria na massa… amassa, bate, estica, roda, roda, roda e coloca no fogo. O comodo pequeno está cheio de fumaça, sentamos no chão de terra batida para acompanhar o movimento e fugir da fumaça. Meus olhos começam arder, mas estão vidrados no ritual. O véu cai por um minuto, mostrando um sorriso com dentes escuros. Ela recoloca o véu sobre a boca e volta a fazer o trabalho, repetindo a mesma rotina: Amassa, bate, estica, roda, roda, roda e coloca no fogo.

 

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Beduinos_FeynanLodge_massadopao
A massa do pão

 

Estamos na “casa” de uma família de beduínos dentro de uma reserva ambiental, o Feynan Ecolodge na Jordânia. Depois de uma caminhada curta do prédio principal, mas ainda dentro da reserva, vemos crianças jogando futebol, algumas tendas a esquerda e cabras pastando na encosta da colina. Chegamos ao nosso destino. Um menina que não deve ter mais de 4 anos, coloca uma calça num bebê, que chora, reclamando da falta de jeito. O guia do ecolodge, Ahmed, faz um som de pigarro com a garganta, para sinalizar que está chegando com visitas e uma mulher numa roupa típica e rosto coberto, toda de preto, faz sinal para avançarmos e coloca dois colchões e algumas almofadas na sombra (a sala de estar), perto da “cozinha”.

 

Cozinha e Chá Beduíno
Cozinha e Chá com os Beduínos

 

A casa é mesmo força de expressão, as tendas são algumas vigas de madeira, lona, chão batido. Uma tenda grande cheia de colchões, que parece ser onde dormem os membros da família, uma menor, com estrutura mais permanente, que é onde fica a cozinha e uma outra, mais reservada, que estou supondo que seja o “banheiro”. As galinhas e cabras passeiam livremente ao nosso redor.

 

Cabras
Os animais ao nosso lado

 

A matriarca da família nos recebe e já coloca água no fogo para fazer o chá.  É um chá preto e adoçado, muito gostoso. O chá é uma tradição de boas vindas por aqui. Eu, que nem sou muito fã da bebida, acabei me acostumando.

 

Beduinos_FeynanLodge_tomandocha
O Nick relaxando enquanto as crianças brincam e eu tomando chá

 

Ela que é responsável pelo pão servido durante as refeições no ecolodge, vai nos mostrar como faz o pão. Assim que chegamos ela já coloca o trigo e a água… a massa vai precisar de alguns minutos para descansar. Enquanto isso, seguimos tomando chá e conversando através do guia. Ela me pergunta qual o parentesco com o Nick, eu digo que é meu filho e ela pergunta quantos anos ele tem: 19, eu respondo. Vejo os olhos sorrindo e incrédulos. Pergunto quantos filhos ela tem e ela responde 5. Digo que tenho 2 e ela me pergunta onde o 2o filho está, respondo que está com o pai nos Estados Unidos e ela diz rindo que me inveja, posso deixar o filho e sair viajando. No caso dela, o marido se muda para outro lugar e a deixa cuidando dos 5 filhos.

 

Beduinos_FeynanLodge_dentrodacozinha
Dentro da Cozinha

 

O bebê é colocado ao lado dela, outros dois filhos entraem e saem da tenda, pulando e rindo, olhando os “estranhos” que acabaram de chegar. A massa foi separada em 20 bolas diferentes e quando ela roda, transforma a massa numa circunferência bem fininha. O fogo, que antes tinha o bule de chá, agora tem uma “grande frigideira” virada ao contrário. É ali que o pão vai ser “assado”.

Um menino um pouco mais velho que as crianças que estavam lá chega na tenda enquanto estamos fazendo pão. É o filho do meio. Arrisca um “Hi” em inglês e se anima quando a gente responde. O guia explica que ele estava jogando futebol e que já vai pra escola que funciona dentro da reserva e que eles aprendem inglês já desde a primeira série. Ele corre pra um outra tenda e volta com uma mochila e nos mostra seus livros. Abre o livro de inglês e começa a falar algumas palavras e frases que já aprendeu. O Nick quer saber como falar algumas palavras em árabe e os dois acabam interagindo aprendendo a língua um do outro.

 

Nickcomendopao
Nick comendo Pão

 

Ela dá pra cada um de nós o pão recém feito e comemos enquanto as crianças brincam a nossa volta. Os beduínos estão envolvidos diretamente no dia a dia da reserva, eles trabalham no transporte dos visitantes, como guias, na cozinha, na recepção, fazendo alguns dos produtos que são usados no ecolodge como velas e sabonete. Mas as visitas aos beduínos são voluntárias… elas são arranjadas pelos guias do ecolodge e eles não cobram por isso. Não é possível fazer “reservas”, a visita não pode interferir com a rotina e se chegarmos e eles não puderem nos receber, voltamos pra trás. Não é um ambiente preparado para receber visitantes, é a casa deles, do jeito que vivem. Ela nos conta algumas das tradições dos beduínos que sobreviveram as modernidades.

Há um orgulho enorme em mostrar a cultura e como a vida é de verdade pra eles. Há os que vivem em casas, que tem carros modernos e até perfil no Facebook e os que escolheram continuar na vida de nômades, vivendo em tendas. As crianças felizes no seu mundo de brincar entre animais e futebol no campinho da frente de “casa”.

Partilhar o pão e o chá com essa família, foi definitivamente uma das experiências mais simples e mais marcantes desta viagem. Apenas uma das muitas surpresas que essa viagem a Jordânia nos proporcionou.

Viajamos a convite do Visit Jordan

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Artigo anterior
Próximo artigo

14 COMENTÁRIOS

  1. Claudia
    São as viagens que fazemos com o coração que nos possibilita viver as melhores experiencias nesta vida. Vc arrasa como sempre em requisitos viver a vida! Te adoro!

  2. Bom trabalho Claudia
    Realmente faz muita confusão onde mora a verdadeira felicidade. viver a correr em Nova York ou viver em paz com a natureza. Aquela gente é feliz com o “pouco” que a natureza lhes proporciona. Obrigado por nos dar a conhecer essas culturas e outras formas de viver feliz.
    Obrigado
    Alcinda delgado
    .

    • Obrigada pelo comentário Alcinda. E é exatamente o que vc disse… a gente acha que pra ser feliz a gente precisa de coisas, mas eles mostram que não é bem assim.

  3. Claudia, que post lindo. Adorei este programa. Muito bacana esta interação com a cultura local, eu queria fazer isto em todas as minhas viagens! Bjs

  4. Cláudia, adorei sua experiência, principalmente por poder “conversar” com as pessoas de lá. Sempre saímos dessas experiências com uma boa bagagem cultural =)

    • Daniela,

      com certeza. A tentativa de comunicação foi até engraçada e facilitada pelo guia e com certeza nos mostrou um pouquinho de como é a cultura dos beduínos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...