Booking.com

Mini Guia de Lima por Manu Tessinari

Date:

Share post:

A Manu Tessinari mora em Lima, Peru, há anos, e escreve o ótimo blog Cup of Things onde ela dá muitas dicas excelentes sobre a cidade. Nos conhecemos em 2011 numa ConVnVenção em Nova York e desde então acompanho o seu blog, que sempre me deixa com vontade de conhecer a cidade. Pedi pra ela escrever um post pra gente falando um pouco sobre Lima, e ela fez esse mini guia de Lima super bacana! Não deixe de seguir a Manu no Twitter @manutessinari e @cupofthings, e curtir a página do Cup of Things no Facebook! Luciana Misura

Quando fui convidada pelas meninas do Aprendiz de Viajante para falar de Lima no blog delas, eu pensei: “meu ano começou muito bem!!” rs Eu adoro o blog, admiro o trabalho e o texto delas e sempre fico pensando “quando crescer quero ser assim…”, mas também bateu um certo nervosismo e as palavras demoraram a começar a aparecer. Como falar de uma cidade tão grande, que conheço tão bem, que curto tanto, tão resumidamente sem parecer óbvia? Bom, resolvi então fazer um Mini Guia de Lima. Como dizem por aqui: Disfrutalo!

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Onde ficar

lima
Lima vista do Malecón.


Lima é uma cidade enorme, maior do que o Rio de Janeiro para se ter uma idéia, mas a concentração turística que vale a pena está em três bairros: Miraflores, San Isidro e Barranco. O que mais os diferencia é o clima de cada bairro.

Miraflores é o bairro mais turístico e conhecido da cidade. San Isidro fica ao lado de Miraflores, é mais residencial e tranquilo. Barranco é o bairro boêmio e artsy, ponto dos mochileiros e baladeiros.

Meus escolhidos:

Miraflores Park Hotel – Em Miraflores, é da rede Orient Express, o que já diz muito do hotel. Luxuoso, fica numa parte tranquila de Miraflores, em frente ao calçadão e com uma linda vista para o Pacífico.

Casa Andina Select Miraflores – Este é a categoria luxo da rede peruana Casa Andina. Pode confiar. No centro de Miraflores, perto de tudo.

QP Hotels Lima – Hotel tipo flat, ótimo para quem quer uma infraestrutura de cozinha. Hotel com bons quartos e bom serviço.

Ibis Larco Miraflores – Recém-inaugurado, basicão que não precisa muito de apresentação. Fica na rua mais turística e movimentada de Miraflores. Você estará muito bem localizado!

Swiss Hotel – Hotel excelente da conhecida rede suíça de hotéis. Serviço impecável, quartos ótimos. Um pouco “business” demais para meu gosto, mas uma ótima opção em San Isidro.

Novotel Lima – Ótima localização, hotel do padrão Accor. Novo, quartos grandes, serviço excelente. Para mim, melhor custo x benefício em San Isidro.

Duo Boutique – Hotel boutique em uma antiga casa no centro residencial de San Isidro. Um pouco longe de uma estrutura turística (restaurantes, supermercados, etc), terá que caminhar um pouco, mas se sentirá um típico limeño.

3B Bed & Breakfast – Única acomodação que eu indicaria no Barranco. O bairro até o momento tem muita opção de albergues (um do lado do outro) e pousadas, mas ainda deixa a desejar nos hotéis melhores. O 3B faz parte desta nova moda de “hostel boutique”.

Onde comer

Ceviche
Um das centenas de variações do ceviche.


Esta é a parte mais difícil do guia, já que Lima está se tornando um destino gastronômico dos mais famosos. O que não falta aqui são restaurantes, a maioria deles da chamada “gastronomia fusion” que é uma fusão entre a gastronomia local com a internacional. Aqui indicarei os mais “úteis” para quem está de passagem pela cidade, mas no Cup of Things você encontra uma lista completa de restaurantes em Lima.

Astrid & Gaston – Restaurante estrelado no guia Michelin, de Gastón Acurio, chef mais famoso e pop do país. Lá você vai encontrar o melhor da gastronomia peruana.

Central – Restaurante do chef Virgilio Martinez, comentado como o melhor chef atualmente no país. A comida é deliciosa, mas é também um dos restaurantes mais caros da cidade. Vá se realmente é um amante da alta gastronomia.

Pescados Capitales – Uma das mais famosa cevicherias da capital, o almoço da sexta lota! Lugar amplo, com atendimento bom e comida deliciosa.

lamar3
La Mar, a famosa cevicheria do Gastón Acurio.


La Mar – Cevicheria do Gastón Acurio, o restaurante só abre para almoço e tem um clima praiano super agradável. É um lugar para passar horas provando seus tira-gostos de frutos do mar e fazer uma degustação de ceviches.

AmorAmar – Outra cevicheria que indico muito, principalmente para a noite. O ambiente é charmoso e romântico e a comida sofisticada e deliciosa, sem ser fresca.

Huaca Pucllana – Restaurante de comida típica criolla (como chamam a comida local), ótimo lugar para você experimentar as comidas da serra andina. O vista noturna da Huaca Pucllana dá um charme a mais no programa. Faça reserva.

lamar_ostras
Ostras com um tempero de ceviche. Uma das delicias peruanas.


Cala – Restaurante ótimo na beira do mar. À noite, na parte externa, sofás, som do mar, gente bonita e um DJ tocando um som lounge, fazem o programa ideal para grupos e casais.

Picas – Bar com ótimos coquetéis e bons tira-gostos. No Barranco, é para quem curte uma noitada sem discoteca. A partir da meia-noite, tem DJ, música alta, música ao vivo e muita azaração.

Amaz – Bar/restaurante novíssimo de um famoso chef peruano, Pedro Miguel  Schiaffino, o ambiente e a carta lembra a Amazônia peruana, foco do chef. Lugar para jantar ou simplesmente curtir uma boa conversa com drinks a base de pisco e deliciosos tira-gostos.

Tanta – Restaurante de comida rápida e pratos prontos deliciosos, tipo executivo. Serve almoço/jantar durante todo o dia, podendo chegar a qualquer hora. É famoso também pelos seus doces. Um lugar para você lanchar, almoçar, jantar bem sem gastar muito. Acho o ideal para quem está turistando pela cidade e fica com os horários meio loucos.

Passeios

Centro, Lima, Convento San Francisco, Plaza de Armas
O Convento San Francisco, tombado pelo Patrimônio Histórico Mundial, e a Plaza das Armas. Passeios obrigatórios.


Centro de Lima – O centro histórico de Lima é o maior em espaço da América Latina, então concentre-se entre a Plaza de Armas e a Plaza San Martin, onde ficam os principais monumentos, prédios históricos e as casas com os típicos “balcones”, as varandas feitas totalmente de madeira que decoravam os antigos casarões peruanos. Imperdíveis são o Palácio do Governo, a Catedral, Convento São Francisco e a Casa Aliaga.

larcomar
Larcomar, shopping de entretenimento, onde você poderá passear, curtir a noite, comer e se divertir.


Miraflores – Ande pela praça Kennedy, a prefeitura e a Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, bata perna da Av. Larco e chegue até o Larcomar, shopping de entretenimento mais famoso da cidade. Nele há cinemas, teatro, boates, restaurantes, cafés, boliche, parquinho, casa de jogos eletrônicos e uma vista do Oceano Pacífico de tirar o fôlego, já que está incrustado no penhasco.

malecon, lima, parque del amor, parapente, crianças em lima
Um dos parques infantis ao longo do calçadão (Malecón). Nos detalhes, a Plaza del Amor e as pessoas saltando de parapente.


El Malecón – Andar no fim de semana pelo calçadão que contorna a cidade pode ser um programa delicioso. Com parques diferentes, vistas lindas, você se sentirá um local. Não deixe de passar na Praça del Amor e, se gostar de aventura, pular de parapente.

Iglesia Santisima Cruz, Barranco, Lima
Praça principal do Barranco, bairro antigo e boêmio da cidade.


Barranco – O bairro boêmio também é uma graça de manhã. La Ermita, o centro do bairro, o antigo bondinho, a ponte do suspiro dão um charme todo especial ao antigo balneário.

MATE – Galeria de arte criada por Mario Testino (que é peruano!), onde ele apresenta suas principais exposições. Uma oportunidade de visitar a obra de um dos mais famosos fotógrafos de moda atual. O restô e a arquitetura do casarão onde está são atrações a parte.

Museu Larco –  A maior coleção privada de arte pré-colombiana, com 45 mil peças, nesse museu você encontra 3000 anos de história peruana, contada através de seus objetos, artes e pinturas. Construído em uma mansão do século XVIII, o museu possui um restaurante/café simpático e bem agradável.

Huaca Pucllana, Huaca Huallamarca, Lima, Peru
Huaca Huallamarca e a Huaca Pucllana, os dois templos pré-incas mais bem conservados da cidade.


Huaca Pucllana – Espalhadas por toda a cidade, há ruinas de templos da era pré-Inca e Inca, porém a mais bem conservada é a Huaca Pucllana, em Miraflores. Em um tour guiado, você aprende um pouco sobre a história deste templo construído 500 d.C. O restaurante do local é um dos mais tradicionais restaurantes de comida típica da cidade, sendo que a noite o visual é ainda mais bonito.

Compras

Comprar em Lima é ótimo! Com a moeda mais desvalorizada que o real, taxas de importações mais baixas e fábricas de roupas mundialmente famosas por aqui, vale a pena gastar na cidade. Aqui vou fazer um resumão do que você pode encontrar, para o guia completo de compras em Lima, visite o blog.

jockey
Shopping Jockey Plaza é um shopping bonito e agradável, por ser aberto. Ótimas opções de compras e diversão.


Shopping Jockey Plaza – O shopping mais elitista da cidade, você encontrará todas as lojas de grandes marcas como Hugo Boss, Mont Blanc, Carolina Herrera, Armani, mas também tem Zara, Casas & Ideas e as lojas de departamentos. Com bons restaurantes da cidade e uma área enorme somente para crianças. É um bom passeio, se você é adepto de shopping.

Sagafalabella e Ripley – lojas de departamento que une grandes marcas nacionais e internacionais como Tommy Hilfiger, Lacoste, Benetton, Spirit, Mango, entre outras. Tem bons preços e fazem muitas promoções deixando tudo ainda melhor.

Calle La Paz – Concentra centenas de lojas de prata. Todos os tipos de produtos de prata você encontra por aqui. É só escolher  e negociar.

Av. Petit Thouars – No início da rua tem diversos mercados de souvenir. Lugar certo para comprar as lembrancinhas.

Kuna – Loja especializada em roupa de lã de alpaca com um design bonito, clássico e atemporal. Se quiser investir numa boa roupa de lã para a vida inteira, o lugar é este.

Casas & Ideas – Loja cheia de coisinhas lindas para casa. A parte de criança e papelaria é uma tentação a parte.

La Despensa
La Despensa, projeto de design que vai além da loja que fica em Miraflores. Templo para quem curte papelaria.


La Despensa – Nunca deixo ela de fora de uma lista, porque adoro sua proposta, seu ambiente e seus produtos de papelaria. Desenvolvido por designers peruanos, uma ótima lembrança do país sem cair na mesmice de souvenirs.

Gostou? Leia o blog Cup of Things para visitar Lima com mais detalhes!

Obrigada Manu! Tenho que emendar uma visitinha a Lima em uma das nossas idas ao Brasil!

* Este post contém links para afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Manu Tessinarihttp://cupofthings.com/
Brasileira, publicitária, jornalista, nômade, mãe da Olivia, esposa do Antônio. Hoje moro em Lima e adoro, mas meu destino é nunca saber qual é o próximo destino. Já foi Vitória, São Paulo, Salvador, Munique, Londres e Benguela (Angola) e a qualquer momento a lista pode aumentar. Conto no Cup of Things um pouco dessa história toda. Siga @cupofthings no twitter.

30 COMENTÁRIOS

    • Ola tenho uma escala de 3hs no aeroporto de Lima e gostaria de saber se tem alguma dica sobre compras ou o que fazer no aeroporto,?

      obrigado
      Vasco

  1. Manu,

    Vc me salvou com essas dicas ! Nos falamos no twitter hoje, só lembrando que pra quem vai ao Peru é necessário tomar a vacina da febre amarela, eu tinha esquecido completamente isso.
    Só uma dúvida, entre o Casa Andina e o Swiss hotel qual tem a melhor localização ?
    Obrigada !
    bjs

  2. Boa noite, Manu!
    Proxima segunda feira dia 25/11/2013 chego a Lima, poderia me indicar um guia Brasileiro, desde já agradeço!

  3. Algumas dicas legais:

    Muito legal, morei em lima 5 meses. Vivi no Loki Hostel em Miraflores, ótima localização, barato e confortável, mas é mais pra quem está de passagem e gosta de uma bagunça. Bom para conhecer gente de toda a parte do mundo, pois no hostel tem um bar e durante a noite os hospedes ficam reunidos e depois normalmente vão para festas juntos. Indico tambem para quem quer aprender a surfar ir na Playa Makaja, que fica em miraflores mesmo, onde estão concentradas as escolinhas de surf, nessa praia é muito fácil de aprender a surfar, indico os meus amigos da Pukana Surf, procurar por Javier, Gino ou Ferruco, o Ferruco fala português fluente, se falar que foi por indicação do Raphael eles vão pirar e com certeza vão dar desconto nas aulas. Vale a pena!
    Miraflores é encatadora!

  4. Ola… amei o blog, vc faz o serviço de guia de compras em Lima também? Tenho interesse em comprar roupas da Lacoste e Armani, é verdade que as fábricas ficam por aí?

    Camila.

  5. Adorei as dicas – e de uma “local”, vale bastante! Visitei um parque lindo e achei falta dele nas sugestões de passeios: Bosque el Olivar, que tem uma história interessante. Recomendo!
    Márcia Picorallo
    mulhercasadaviaja.wordpress.com

  6. GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES. MAS FICOU FALTANDO INCLUIR O RESTAURANTE “LAS BRUJAS”. QUE ALEM DE MUITO BONITO A COMIDA É MARAVILHOSA. E, SE FOR ALMOÇAR. SE PREPARE PARA NINCA ESQUECER DE LIMA. EU ADORO LIMA.

  7. Olá,tudo bem?
    Gostei muito de tudo que lí,fiquei com mais vontade ainda de conhecer Lima,só que meu “Portonhoh” ainda deixa muito a desejar e gostaria se possivel encontrar um Guia Brasileiro até porque ainda vou para Cuzco e Machu Picchu .Viajarei no mes de maio/2014(somos duas até o momento,mas poderá ser 03 pessoas).Como você poderia me ajudar?
    Obrigado

  8. Muito legal estas dicas sobre Lima. Conheci Lima em 2011 e fiquei encantada. Lendo este artigo me senti como se estivesse lá novamente. Voltarei em breve. Entre os restaurantes também o La Rosa Nautica, maravilhoso, charmoso…..

  9. Boa tarde,

    Trabalho em uma empresa no paraguaia e gostaria de saber se você pode me informar alguma loja de departamento em Lima, estou em busca de distribuidores.

    Grata

  10. Excelente descrição da cidade de Lima onde já estive por duas vezes e conheci grande parte do que você indicou aqui. Parabéns, será muito útil para tantos outros que desejam conhecer a alegre capital do Peru.

  11. Cara Manu , bom dia!

    Não sei se é estranho mas gostaria de entrar em contato com alguém que pudesse receber meus filhos ai em Lima , além do guia de turismo , a ideia a um bom papo quando chegar em Lima e poder ter um outro ponto de vista a fim deles interagir mais e aproveitar melhor a viagem !
    gostaria também que eles fossem a uma baladinha com alguma informação a mais e talvez até um amigo brasileiro ” pesquisamos aqui ” The Pisco Crawl ” , será que vale a pena ?

    Eles tem 17 ( ariele ) e 18 (Augusto)

    agradeço desde já!!

    Marcelo.

  12. Gostei muito das suas dicas sobre Lima.
    Minha esposa e eu estamos indo a Lima no próximo final de semana.
    Gostariamos de contatar com você por email (favor indicar) para verificar se conseguimos você ou alguém indicado por você para nos levar aos pontos turísticos e gastronômicos da cidade.
    Obrigado
    Guinther
    Porto Alegre, Brasil

  13. Excelente dicas sobre a cidade de Lima ainda não conheço essa cidade.
    Parabéns pelo post, será muito útil para mutas pessoas que desejam conhecer essa maravilhosa capital do Peru.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...