Booking.com

Veneza: Murano, Burano e San Michele

Date:

Share post:

Visitar as ilhas de Veneza quer dizer fugir um pouco da confusão do centro e mergulhar em pequenas Venezas diversas entre si, mas com uma grande beleza em comum. Mesmo com o grande fluxo de turistas, é possível encontrar em Burano, por exemplo cantinhos tranquilos, onde dá para admirar o dia a dia dos moradores da ilha.

Veneza

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Murano

Murano fica a 1 km de Veneza e para chegar à ilha existem dois modos

  • Em frente à estação Santa Lucia, você pega o vaporetto número 3. Em 20 minutos você chega na ilha. Basta descer na parada Murano Colonna
  • Na parada de vaporetto Fondamente Nove, você pode pegar a linha 4.1 e 4.2. Caso você pegue esta linha, vai ter um bônus, uma parada estratégica e rápida no meio do caminho para conhecer a Ilha de San Michele (veja mais abaixo)

Murano é famosa pela produção de vidro, uma arte tradicional secular que sobrevive apesar da invasão de peças de origem chinesa. Logo em frente à primeira parada do vaporetto você vai encontrar a Fondamenta dei Vetrai, uma espécie de rua que margeia o canal, onde estão inúmeras lojas e fábricas de vidro artesanal. Algumas delas possibilitam a entrada dos turistas. Aproveite para ver o espetáculo que é o trabalho dos mestres do vidro de Murano. Ali a gente entende o trabalho que está por detrás de cada peça.

Murano

No final da Fondamenta dei Vetrai, uma parada obrigatória é a Igreja de São Pedro Mártir, construída em 1348, destruída por um incêndio e depois reconstruída em 1510 em estilo gótico. Logo depois, você irá encontrar o Canal Grande de Murano. Atravessando a ponte e virando à esquerda visite a igreja Santa Maria dos Anjos. Voltando pelo canal, logo você encontra o Museu do Vidro, com um acervo muito interessante.

Contornando o Museu do Vidro vale muito a pena passar pelo Campo San Donato, onde está a igreja de Santa Maria e São Donato, em estilo vêneto-bizantino. A igreja abriga um dos mosaicos mais antigos de Veneza. É imperdível.

Murano 2

San Michele

Fica entre Veneza e Murano e é a primeira parada depois que você pegar o vaporetto em Fondamente Nove. A Ilha de San Michele é o lugar onde fica o cemitério de Veneza. Vale a pena dar uma paradinha porque fica no meio do caminho, é um lugar lindo e a entrada é gratuita. O cemitério é divido nas áreas católica, ortodoxa e evangélica. A paisagem é muito bucólica: ciprestes, claustros silenciosos e sepulturas distribuídas de modo muito organizado. Alguns nomes famosos que estão no cemitério de San Michele: o compositor russo Igor Stravinskij e a mulher Vera, o pintor Emilio Vedova, o poeta Ezra Pound e o escritor Frederick Rolfe.

san michele

san michele venice

Burano

De Murano você pode seguir para Burano com a linha 12 do vaporetto. Basta dirigir-se à parada Murano Faro, onde passa o 12. Aproveite para apreciar a paisagem da janela do vaporetto. A ponta do vaporetto não é coberta, mas tem poucos lugares. Se conseguir, sente-se ao fundo para poder curtir o visual. Vale a pena.

A ilha de Burano é pequena e em uma hora dá para fazer um passeio agradável. O que mais chama atenção são as casas coloridas. Diz a história que antigamente os pescadores no período do inverno ficavam muito tempo fora de casa e a névoa que cobria a paisagem não permitia que eles vissem a ilha quando retornavam da pesca. Assim decidiram pintar cada casa de uma cor para poderem reconhecê-las de longe.

imagem-de-burano

Em Burano você vai encontrar algumas lojinhas que vendem peças de um bordado chamado merletto, é a tradição artesanal da cidade, onde tem até um museu dedicado, chamado Museu do Merletto. Vale a pena experimentar os doces buraneses, os mais famosos são o Bussolai e o Esse, biscoitos tradicionais da ilha.

Se a fome bater, um restaurante que recomendo é a Trattoria da Romano. Em alguns bares você vai encontrar também o peixe e frutos do mar fritos, embalados em um cone de papel, outra tradição muito veneziana.

Tente fugir um pouco do fluxo de turistas e passeie pelas calles de Burano, você vai encontrar algumas janelas e portas abertas, como em uma cidade pacata de interior. Muito provável que veja as mulheres colocando as roupas para secar ou batendo um papo com a vizinha. É uma delícia observar o ritmo da cidade.


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

3 COMENTÁRIOS

  1. Se tiverem tempo na região, Lido é uma ótima opção, também bem próximo de Veneza, fiz no mesmo dia que conhecemos Murano, é maravilhoso e ainda tem uma praia ótima, limpa, tranquila, tem uma arquitetura muito diferente das demais, é uma excelente oportunidade de conhecer a diversidade da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de Feriados no Brasil em 2024

Quando se trata de planejar aquelas escapadas que recarregam nossas energias e trazem experiências inesquecíveis, não há ferramenta...

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Procurando pelos feriados no Brasil em 2024? Clique aqui! Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...