Intercâmbio em Chicago através do programa Ciência Sem Fronteiras

10
Intercambio em Chicago

Durante minha mais recente visita a Chicago, encontrei uma amiga muito querida que está passando uma temporada lá graças a um programa de intercâmbio do governo federal brasileiro chamado Ciência Sem Fronteiras. Como sei que tem bastante gente que se interessa em estudar  fora, pedi para ela contar sobre a experiência. Segue então um texto super detalhado, preparado com bastante cuidado pela Dani – no fim ela colocou o link para o perfil dela no Facebook, caso alguém queira fazer uma pergunta.

Dani, muito obrigada!

*****

Olá! eu sou a Dani, paulistana, estudante de arquitetura e estou morando nos Estados Unidos desde agosto de 2013 através de um programa do governo federal brasileiro. À convite da Helô vou relatar aqui como consegui essa bolsa, como funciona o programa e o que exatamente estou fazendo.

O programa chama-se Ciência Sem Fronteiras. Como já disse, trata-se de uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas de intercâmbio para universitários em diferentes modalidades:  Graduação, Pós, Doutorado, entre outras. Há oportunidades em vários países: desde Alemanha, França e Israel até Índia, Nova Zelândia e Coreia do Sul, são muitas opções. As áreas prioritárias são aquelas ligadas à tecnologias – cursos da área de Humanas ainda não são contemplados.

Intercambio chicago

No meu caso eu fui contemplada com uma bolsa de graduação sanduíche, que é quando você cursa 1 ano da faculdade em outro país. Para participar nessa modalidade, você deve estar matrículado num curso superior, ter média acima de 600 pontos no ENEM, ter notas boas e proeficiência no idioma falado no país de destino que você escolher. Em alguns casos o governo também oferece o curso de idioma, como eu por exemplo: fiz 5 meses de curso de inglês antes de iniciar a graduação. Prêmios – tipo Olimpíadas de Matemática – e Iniciação Científica contribuem para a seleção no programa. Todos os requisitos estão explicados aqui.

 

A cada temporada o governo abre uma “chamada” para determinados países. Eles sempre divulgam no site o edital com todas as datas, é só ficar atento. O programa é inteiro financiado pelo governo. Como bolsista eu tenho moradia, alimentação e todas as despesas pagas, inclusive passagens de ida e volta. As universidades parceiras são excelentes. Eu fui enviada para Chicago, que é uma cidade incrível para estudantes de arquitetura, para estudar no Illinois Institute of Technology e agora durante o verão estou fazendo estágio em Nova York, num laboratório de estudos da América Latina da Columbia University. O estágio ou pesquisa é obrigatório durante as férias escolares e é sem dúvida um complemento muito bom para os bolsistas.

Todas as chamadas de 2014 estão encerradas mas o governo já anunciou que a segunda fase do programa, prevista para 2015, oferecerá mais de 100 mil bolsas. O nosso país está fazendo um grande investimento em educação esperando que essas pessoas, como eu, voltem cheias de inspiração e conhecimento para melhorar o nosso querido Brasil. É o início de uma grande mudança! Além do Ciência Sem Fronteiras, há no estado de São Paulo programas que enviam estudantes da rede pública ao exterior para fazer cursos de idioma como o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza e o Programa de Intercâmbio Internacional.

Tem alguma dúvida específica? Deixe aqui nos comentários ou fique à vontade para me contatar: www.facebook.com/juliao.daniela


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


10 COMENTÁRIOS

  1. Ola Julia,meu filho tambem foi contemplado no Ciencia sem Fronteira e esta cusrsando o curso de ingles para depois ingressar no curso de Engenharia Civil na Florida Institute of Thecnology que fica em Melboune-FL. Nao sabia que ele tinha que fazer um estagio no fim do intercambio, talvez nem ele saiba ainda. Voce poderia me dar mais detalhes sobre o estagio? Quanto tempo? Se eh possivel escolher a Universidade?

    Obrigada

    Giovana

  2. Oi! Eu tenho um blog de viagens também, bem mais amador… e to saindo pra fazer meu segundo intercâmbio, dessa vez pelo Ciências sem Fronteiras (o primeiro eu fiz pelo Rotary pro Canadá, mas de apenas 2 meses). Agora estou indo pra Turim, na Itália cursar Restauração – Arquitetura na PoliTo. O CsF é com certeza é a melhor oportunidade pros estudantes que não tem condições de se bancar por um ano e estudar numa Universidade de qualidade no exterior. Claro que tem os que só vão pelos “benefícios”, mas pra maioria é uma experiência que muda um futuro inteiro!

  3. Dois sobrinhos e as respectivas namoradas também foram contemplados. Um sobrinho foi com a namorada, também contemplada, para a Austrália. O outro está na Holanda e a namorada na Inglaterra. Muito bom o programa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui