O que fazer em Memphis, Tennessee

23

A maior cidade do Tennessee, que fica bem na fronteira com Arkansas e as margens do rio Mississippi, Memphis é uma cidade para amantes da música. Do estúdio onde nasceu o rock’n’roll, passando pela casa de Elvis Presley e uma rua onde dezenas de bares e restaurantes tocam música ao vivo dia e noite, não faltam atrações contando a história da música, a influência da cidade e os talentos que saíram daqui para ganhar o mundo.

Mesmo sendo a maior cidade do Tennessee, Memphis ainda é pequena, com menos de 700 mil habitantes. A maioria das atrações mais famosas fica em downtown, então procure um hotel por ali pra ficar perto de tudo. O evento mais famoso da cidade não é de música, e sim gastronômico: Memphis in May, o festival de barbecue (churrasco americano) mais conhecido dos EUA, acontece em maio, e um monte de eventos antes e depois preenchem o mês com atividades diversas. Nós passamos quase 3 dias na cidade e visitamos as atrações principais, mas ainda ficaram uns passeios bacanas de fora que eu gostaria de ter feito. Nossa visita a Memphis foi parte de um roteiro de 9 dias de carro pelo Tennessee, passando também por Nashville, Pigeon Forge e Great Smoky Mountains National Park.

Se você está planejando uma visita, veja o que fazer em Memphis, Tennessee:

Graceland

A casa de Elvis Presley virou um museu, onde você pode ver alguns cômodos do mesmo jeito que eram nos anos 70, ver a enorme coleção de discos de ouro, platina e homenagens recebidas pelo rei do rock, algumas de suas roupas usadas em shows, o túmulo de Elvis e de seus pais, uma coleção de carros que pertenceram a Elvis e ainda seus dois aviões particulares. A visita dura o tempo que você quiser, você recebe um aparelho de áudio que vai narrando a história de Elvis e da casa. Achamos muito legal, e olha que nem somos fãs de carteirinha do Elvis (mas ficamos mais fãs nessa viagem!). Está sempre cheio em qualquer dia e hora da semana, mas você pode comprar os ingressos na hora sem problemas. São vários tipos de ingresso, que incluem a visita a casa, ou a casa + carros + aviões, outras exposições, ingresso VIP, confira no site oficial. Graceland fica um pouco afastada de downtown, nós fomos de carro até lá.
Endereço: 3717 Elvis Presley Blvd, Memphis, TN 38116 Tel: 901-332-3322 Tollfree: 800-238-2000

A sala de Elvis Presley em Graceland
A sala de Elvis Presley em Graceland

Beale Street

 A rua da música em downtown Memphis, com dezenas de restaurantes e bares onde bandas se apresentam dia e noite. Músicos na rua (principalmente a noite) aproveitam pra ganhar uns trocados também. Quanto mais tarde, mais gente, e alguns bares tiram as mesas pra abrir espaço pra pista de dança depois das 22h. Nós jantamos no Alfred’s, assistindo a um show que foi bem legal (mas a comida era fraquinha). Pra quem está com crianças, elas só são permitidas até as 22h – depois desse horário nos disseram que os estabelecimentos não permitem entrada com crianças.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Beale Street em um sábado a noite
Beale Street em um sábado a noite

Sun Studio

O tour de 45 minutos do estúdio onde “nasceu o rock’n’roll” foi muito legal. Foi aqui que o primeiro single de rock foi gravado, “Rocket88” cantado por Jackie Brenston e os Delta Cats, em 1951; e onde Elvis gravou o seu primeiro sucesso “That’s All Right” em 1954. Depois dele vieram tantos outros artistas famosos como Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Carl Perkins, Roy Orbison, a lista é grande. A guia ia contando a história e tocando trechos das músicas mais importantes pra gente ouvir, e no final do tour está todo mundo dentro do estúdio propriamente dito, posando com o microfone usado por Elvis e tantos outros. Os tours acontecem de hora em hora, eu fui num domingo e só consegui vaga pra hora seguinte. Crianças com menos de 5 anos não permitidas, então deixei as crianças no Children’s Museum ali perto com o Gabe.
Endereço: 706 Union Ave. Memphis, TN 38103 Tel: 901-521-0664 Tollfree: 800-441-6249

Sun Studio, onde nasceu o rock'n'roll
Sun Studio, onde nasceu o rock’n’roll

Memphis Rock ‘n’ Soul Museum

 Esse pequeno grande museu fica pertinho da Beale Street. Você começa assistindo um filme, contando a história musical da cidade e dos vários talentos locais, e depois com um aparelho de audio tour vai passeando pelo museu escutando a narração, muitas músicas e vendo memorabilia de dezenas de artistas importantes. O museu parece pequeno mas tem muita informação, a visita leva umas 2h fácil, pra quem quiser ler absolutamente tudo e escutar todas as músicas vai levar entre 3-4h.
Endereço: 191 Beale St. on the Plaza of FedExForum Memphis, TN 38103 Tel: 901-205-2533

Entrada do Memphis Rock'n'Soul Museum
Entrada do Memphis Rock’n’Soul Museum

Stax Museum of American Soul Music

O museu da gravadora Stax, que lançou grandes artistas de música soul para o mundo, também é muito interessante. Você começa assistindo um filme contando a história da gravadora e seus artistas famosos, e depois vai passeando pela exposição (não tem audio tour). Primeiro você aprende um pouco sobre o que é considerado “soul music” e depois vai conhecer os fundadores da Stax, os primeiros sucessos, os artistas, os shows importantes, até o fechamento da gravadora. Bem interessante, a visita leva no mínimo 1-2h, dependendo do seu interesse pode levar mais tempo.
Endereço: 926 E. McLemore Ave. Memphis, TN 38106 Tel: 901-261-6338

Julia dançando com o Soul Train no Stax Museum
Julia dançando com o Soul Train no Stax Museum

Full Gospel Tabernacle

Se você tem curiosidade em assistir uma missa gospel dessas que nem a gente vê em filmes, a igreja do Bispo Al Greene (que foi cantor famosíssimo e depois virou pastor) é o lugar. Aos domingos as 11h30 da manhã, a igreja recebe locais e turistas que vem do mundo inteiro escutar o pastor famoso. O tempo do culto varia, entre 1h30-2h, mas muita gente saiu antes de terminar. Fica um pouco afastada de downtown, você vai precisar de um carro pra chegar. Essa dica foi uma das ótimas que peguei no blog da Mirella nos posts dela sobre Memphis.
Endereço: 787 Hale Rd, Memphis, TN 38116

Missa gospel com o Bispo Al Green
Missa gospel com o Bispo Al Green

Tour da fábrica de guitarras Gibson

Queria muito ter feito esse tour de 45 minutos pra ver as guitarras sendo fabricadas, mas como estávamos na cidade no final de semana, não ia ter ninguém trabalhando (o tour acontece mesmo assim, só acho que não deve ter tanta graça). Fica bem em frente ao Memphis Rock ‘n’ Soul Museum, pertinho da Beale Street. Crianças com menos de 5 anos não são permitidas.
Endereço: 145 Lt George W Lee Ave, Memphis, TN 38103 Tel: 901-544-7998

Fábrica da Gibson
Fábrica da Gibson

National Civil Rights Museum

O local onde Martin Luther King Jr foi assassinado virou um museu contando a história do movimento de direitos civis americano. Estava em obras e funcionando em horários limitados, acabamos não indo.
Endereço: 450 Mulberry St. Memphis, TN 38103 Tel: 901-521-9699

Shelby Farms Park

O parque da cidade que é maior que o Central Park e o maior dos EUA, tem trilhas para caminhada e bicicletas, passeios a cavalo, pescaria, playground para as crianças e até um rebanho de Bisões. Infelizmente estava bem frio quando visitamos a cidade (no inverno), então não fomos ao parque.
Endereço: 500 N. Pine Lake Dr. Memphis, TN 38134 Tel: 901-767-7275

Downtown Trolley

O bondinho que passa por downtown é simpático e útil pra quem fica hospedado por ali. A passagem custa $1 ou você pode comprar um passe pro dia inteiro por menos de $4. Para em vários pontos turísticos, como a Beale Street, Peabody Hotel, Mississippi River, entre outros.

O bondinho que passa por downtown
O bondinho que passa por downtown

Passeio de barco no rio Mississippi

Você pode passear pelo famoso rio Mississippi a bordo de um barco antigo com a Memphis River Boats. 

Peabody Ducks

Eu ia colocar essa atração na parte de quem vai com crianças, mas como é uma atividade famosíssima na cidade que atrai muitos adultos também, deixo aqui pra você decidir. O histórico hotel Peabody, que era onde a alta sociedade se hospedava na cidade, mantém a tradição iniciada por um hóspede como brincadeira: os patos nadam no chafariz do lobby, e duas vezes por dia (de manhã e no final da tarde) eles atravessam o lobby pelo tapete vermelho colocado especialmente pra isso pra ir e vir da sua casa no terraço do hotel. 30 minutos antes já fica uma multidão cercando o tapete vermelho esperando pelos patos. Eu achei uma bobagem, mas as crianças gostaram…
Endereço: 149 Union Ave, Memphis, TN 38103 Tel: 901-529-4000

Uma multidão no lobby do Peabody Hotel esperando os patos passarem
Uma multidão no lobby do Peabody Hotel esperando os patos passarem

MUD Island River Park

O parque que fica na beira do rio Mississippi estava fechado para o inverno, abre do dia 13 de abril ao dia 31 de outubro. Tem aluguel de caiaques, pedalinhos, um museu contando a história do rio e um monorail.
Endereço: 125 N Front St‎ Memphis, TN 38103

Se você vai com crianças:

Children’s Museum of Memphis

Um museu das crianças muito bacaninha, antigo mas com ótima variedade de atividades, meus filhos amaram. Um avião em tamanho real pra subir e brincar, uma área de água pra fazer represa e pescar, uma parte sobre o corpo humano, um supermercado, não é um museu novinho mas está bem cuidado. Tem uma parte externa pras crianças brincarem (e se molharem) no verão que estava fechada, deve ficar lotada em dias quentes. Fica numa área residencial bem bonita da cidade, mas precisa de carro pra chegar lá.
Endereço: 2525 Central Ave, Memphis, TN 38104-5926 Tel: 901-320-3170

Memphis Zoo

 Não visitamos, mas ouvi e li muita gente falando bem deste zoo, que figura em várias listas de top 10 nos EUA.
Endereço: 2000 Prentiss Pl. Memphis, TN 38112 Tel: 901-333-6500

E você, já foi a Memphis? Indica alguma outra atração que eu não coloquei nessa lista? Se quiser ver o nosso roteiro todo, clique aqui.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


23 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o post! parabens! Já estive em Memphis mas foi somente por uma noite, fomos somente para conhecer Graceland e a Sun records que infelizmente nao deu tempo, pois ficamos facinados com a casa do nosso Elvis!! Como pretendemos voltar usaremos o seu roteiro com certeza!!

  2. Oi Luciana.
    Baita achado o seu post. Estou planejando uma viagem para os EUA, um curso em NY, fim do ano. Mas, como fã do Elvis, tenho MUITA vontade de conhecer Graceland e toda essa atmosfera musical de Memphis. Nesse caso, a melhor forma de deslocamento seria avião mesmo né?
    Parabéns pelo post, muito bom! Abraço.

  3. gostaria de informaçoes sobre roteiro nova orleans, menphis e atlanta;fazendo td de carro. vms pegar um voo de brasilia p nova orleans com escala em atlanta ou inverso. teremos 10 dias p fazer essa vigem. obg

  4. Eu quero chegar em Miami, alugar um carro e ir para Memphis. Foi isso que você fez? Se sim, fez em quanto tempo, se não o que você sugere? Obrigado!

  5. Olá Luciana, boa tarde.
    Gostaria de saber se há condição de ir a Memphis e visitar Graceland, Sun Records, Tupelo por conta própria, uma vez que indo em excursão achei muito caro.
    Qual o Hotel mais próximo de Graceland, o Aéroporto fica próximo? posso pegar um táxi?
    Terei problemas em conseguir ingressos e me deslocar a outros lugares uma vez que não falo inglês.
    O que você acha? Tem muito brasileiro morando em Memphis?
    Gostaria muito da sua opinião.
    Um grande abraço.
    Flávio Vasconcelos.
    Rio de Janeiro-Rj.- Brasil

  6. Olá Luciana, boa tarde.
    Gostaria de saber se há condição de ir a Memphis e visitar Graceland, Sun Records, Tupelo por conta própria, uma vez que indo em excursão achei muito caro.
    Qual o Hotel mais próximo de Graceland, o Aéroporto fica próximo? posso pegar um táxi?
    Terei problemas em conseguir ingressos e me deslocar a outros lugares uma vez que não falo inglês.
    O que você acha? Tem muito brasileiro morando em Memphis?
    Gostaria muito da sua opinião.
    Um grande abraço.
    Flávio Vasconcelos.
    Rio de Janeiro-Rj.- Brasil

  7. olá sou muito fã de Elvis nunca sai do Brasil estou estudando inglês para ir um dia direto para Memphis, que conselhos você daria para min ? Thank you.

  8. Olá Luciana, parabéns pelo blog!

    Eu e minha esposa estamos planejando passar três meses nos USA para fazer um curso de ingles.
    Estamos pensando ficar em Memphis, não apenas pelo roteiro turístico, mas porque houvi falar muito bem da cidade.

    Você poderia me informar se estudar inglês em Memphis seria uma boa opção?

  9. Ola,

    Voce ja foi para Austin e Marfa no Texas? Estou na duvida desse roteiro ou Nashville, Memphis e New Orleans.

    Muito obrigada

  10. Luciana tudo bem ?

    Estou com uma dúvida;;;
    Chegarei em Nova York no dia 18 de Outubro( Terça feira) e não sei se devo ficar durante a semana em Nova York até a Sexta e ir a Memphis ou o contrário.

    Terei 9 dias de viagem ate retornar, mas sou fã de Elvis e quero conhecer esta vibe rock n roll da Gibson , Sun Records etc…

    Como terei de voltar por Nova York, acredito que seria melhor na chegada ao USA ir direto, o que achas ? Durante a semana Graceland está aberta ?

  11. Quero muito fazer viagem dessa, tenho dois filhos, um de 18 e outro de 14 anos, será que teremos algum problema para frequentar os bares com música ao vivo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui