Os Mercados de Natal na Alemanha

5

Os mercados de Natal são uma tradição na Alemanha e praticamente toda cidadezinha tem um. Alguns são mais famosos que os outros, mas a combinação de comidas típicas, vinho quente e barraquinhas de madeira enfileiradas com muito artesanato  você encontra na maior parte deles.

A Paula Augot do blog No Mundo da Paula (Facebook, Instagram) que conheceu os mercados de Natal em Paris, foi a nossa enviada especial para essa viagem e fez a cobertura em tempo real no nosso instagram e conta aqui um pouquinho de cada mercado de Natal visitado.

Essen

No primeiro dia ficamos em Essen e visitamos os mercados de Essen e Hattingen. Essen por ser uma cidade grande é bem conectada a toda a Alemanha por trem. O mercado fica bem próximo da estação central da cidade e quem vem de outras cidades pode descer na estação central e ir a pé, fica a 5 minutos da estação. O mercado de Zolverein esse precisa de carro porquê fica já fora de Essen, no subúrbio.

Em Essen visitei o mercado de Natal que fica próximo da estação de trem e por ser uma cidade grande ele é bem maior. O mercado se espalha pelas ruas em formato de T muito perto da principal rua comercial na cidade e se você estiver turistando pela cidade provavelmente não vai precisar usar transporte para ir até lá. O mercado tem uma roda gigante linda e iluminada. Ela muda de cor e eu a apelidei de Essen Eye em homenagem a London Eye.
DSC_0712- essen roda gigante

Várias barraquinhas vendem artesanato, comida e bebidas sendo o glühwein (vinho quente ou quentão) a bebida mais famosa da época de Natal. Ahhh! As barraquinhas costumam pedir uma caução na compra do vinho quente. Os vinhos custam em média 3 euros, mas quando você vai pagar ele pedem 5 ou 6 euros que é na verdade a caução, quando você devolve a caneca eles te devolvem o restante do dinheiro.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

DSC_0705 - essen
Foi o único mercado em que tinha barraca com música, eu passei por lá antes de jantar e quando voltei do jantar passamos novamente e estava bem animado com música ambiente e até gente dançando tinha.
DSC_0590 - essen
Falando em caneca, eu amei as canecas do vinho quente e perguntei ao guia se a gente poderia comprar e ele disse que bastava não pedir a devolução do dinheiro e ficar com a caneca e foi isso que fiz e trouxe essa canequinha fofa aqui, mas tinha outras lindas e em formatos diferentes, inclusive uma em forma de bota que estava linda mas eu já não tinha espaço na mala porquê ganhei também essa caneca aqui em Hattingen.

mercadodenatal3

Em Essen eu ainda visitei o mercado que fica na área do Zolverein. Foi lá que tomei o melhor kinderpunsch de toda a viagem! Kinderpunsch é a versão infantil do vinho quente sem álcool. Durante toda a viagem eu bebi uns 10 kinderpunsch para espantar o frio mas nenhum superou o do mercado do Zolverein.

mercadodenatal2

 

Apesar do Zolverein ser bem menor que os outros mercados ele tem uma pista de patinação e um espaço para um jogo bem parecido com o curling. A pista de patinacao não é como as que a gente normalmente vê por aí, ela não é muito larga mas é bem comprida. Foi a primeira que vi assim nesse formato e parece ser bem melhor para andar de patins.

Hattingen

Não muito longe de Essen fica a cidadezinha de Hattingen, que tem uma estação de trens regionais então só dá para ir de trem se você já estiver em Essen. O mercado de Hattingen fica próximo da estação de trem, são apenas 10 minutos a pé. Foi no mercado de Natal de Hattingen que aprendi a lenda alemã de Frau Holle: muito conhecida principalmente pelas crianças, diz a lenda que Frau Holle é a responsável pela neve no mundo pois a cada vez que ela sacode o seu travesseiro as plumas que voam se transformam em neve.
DSC_0550 - frau holle

O mercado de Hattingen apesar de pequeno foi onde tomei uma das melhores sopas de minha vida era uma sopa feita com batata, linguiça defumada e algumas ervas verdes, não lembro o nome exato da sopa mas se alguém souber me avise por favor!

Colônia

No segundo dia ficamos em Colônia como base, dá para ir nos três principais mercados de Colônia usando o transporte público e o mercado da catedral é o mais próximo para quem vem de trem de outras cidades. Colônia tem trem para as principais cidades da Alemanha e mesmo trens que vão para Bélgica e Paris. O Stadtgarten que foi o primeiro mercado de natal que fui em Colônia não fica tão no centro e precisa usar o transporte público para chegar lá.
Pelo pouco que eu conheci dos mercados de Natal da Alemanha, Colônia é onde há os mais bonitos e tradicionais mercados de Natal. Há três principais mercado na cidade:

Stadtgarten

Esse foi o que achei mais familiar, fica um pouco mais afastado do centro e por esse mesmo motivo não tem tantos turistas, cheguei lá por volta das 17h e dava para perceber que todo mundo que estava no mercado era local, famílias com crianças, gente que tinha acabado de sair do trabalho e etc…
DSC_0767 - stadtgarten

Mercado da Catedral

Sem dúvida o mais cheio e o mais famoso de Colônia. imaginem um mercado de Natal em Colônia com a incrível vista da catedral de Colônia! O mercado é lindo, a vista é fenomenal mas era quase impossível andar por lá no dia que fui porque alguns corredores estavam completamente congestionados.
DSC_0724 - mercado catedral
DSC_0803 - mercado catedral DSC_0794 - mercado catedral

Alter Markt

Não muito longe da catedral funciona o mercado que fica na antiga feira da cidade, quase tão lindo quanto o mercado da catedral mas não tem a mesma vista e ainda assim se tornou o meu favorito por ser um pouco mais tranquilo. Não deixem de experimentar os diversos tipos de linguiças (wurst) e as suas diferentes formas de preparo.
DSC_0730 - old market DSC_0728 - old market

Siegburg

Ainda no segundo dia visitamos também Siegburg, a cidade possui uma pequena estação de trem ligando Siegburg a Bonn. Em Siegburg o mercado era pequeno como a cidade, mas a grande atração eram os personagens medievais que se apresentavam no centro da feira para as crianças das escolas locais.
DSC_0749 - siegburg

Aachen

No terceiro dia ficamos em Aachen. Aachen tem uma estação de trem mas não fica tão próxima dos mercados, é necessário andar uns 15-20 minutos. Aachen fica muito perto da fronteira com a Bélgica e com a Holanda e tem muitos trens e mesmo ônibus que ligam Aachen com esses dois países, além de ter vários trens para as principais cidades da Alemanha. Estive em Aachen há uns três meses quando ainda era começo de outono, então voltar em Aachen no inverno foi bem diferente, principalmente porque peguei um dia com muito vento, chuva e neve, o que me impossibilitou de explorar mais a cidade. Apesar do tempo horrível, o mercado de Natal da cidade é bem bonito, as barracas se espalham entre a prefeitura e a catedral que são os principais pontos da cidade e é mais um mercado com vista linda tanto do lado da prefeitura como do lado da catedral.

DSC_0859 aachen DSC_0835 aachen DSC_0833 - aachen

St Wendel

No quarto dia fomos a St Wendel, não há um serviço de transporte público, para ir até o mercado é preciso ir de carro e esse é mais um mercado numa cidade pequena. A grande atração desse mercado eram os três camelos que acompanhavam os Reis Magos. No final da tarde há sempre uma pequena apresentação e por volta das 18h acontece uma queima de fogos no local que infelizmente não pude assistir.A noite voltamos pra Frankfurt.

DSC_0872 - st wendel DSC_0870 st wendel DSC_0868 - st wendel

Informações Úteis

Os mercados de Natal na Alemanha acontecem em datas variadas, mas geralmente da última semana de novembro até a semana do Natal.

Os hotéis utilizados nesta viagem:

Frankfurt – Hotel Savigny Frankfurt City
Essen – Mövenpick Hotel Essen
Colônia – Maritim Hotel Köln
Aachen – Mercure Hotel Aachen Europaplatz

DSC_0735

Visitamos os mercados de Berlim como parte de uma campanha do Iambassador a convite do Turismo da Alemanha.

Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


5 COMENTÁRIOS

  1. gostei do seu testemunho naveguei nas suas viagens,mas gostaria também de me realizar como profissional sou estudante de graduação em enfermagem tenho 46 anos me formo no final deste ano, gostaria de morar e trabalhar nos EUA. Mas não posso ir e nem sei falar em línguas vou fazer o meu curso depois que terminar a faculdade por enquanto fico por aqui beijos

  2. Boa tarde! Estava a pensar ir a um destes locais este ano e por isso gostaria de saber até quando estão abertos os mercados, pois só viajarei após o dia 25 de dezembro! Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui