Bristol: as 10 coisas que mais gostei de fazer

6
bristol

Ainda bem que decidi transformar um bate e volta para Bristol em um fim de semana na cidade. Apesar de pequena, ela tem diversas atrações, principalmente para quem curte explorar o cenário cultural dos lugares que visita. Aqui está o meu top 10, mas como não tive tempo de visitar vários lugares, acho que essa lista poderia facilmente se transformar em um top 20 se eu tivesse um ou dois dias a mais em Bristol! 

Clifton Village

A Clifton Village é um bairro um pouco afastado do centro de Bristol, mas é muito fácil de chegar lá (pegue o ônibis 8 ou 9 em College Green, a viagem leva 10 minutos). Uma vila charmosa, residencial, mas com lojas, cafés e restaurantes super fofos e deliciosos. Além disso, o bairro tem várias pracinhas e parques, e inclusive um zoológico para quem quiser passear com crianças. Nós aproveitamos a visita a Clifton para tomar um chá da tarde no tradicional Avon Gorge Hotel, com uma vista ótima da ponte suspensa. 

Clifton Suspension Bridge

A maior parte dos turistas que vão até Clifton Village, vão com a intenção de ver um dos cartões postais de Bristol, a ponte suspensa. Ela é considerada uma obra prima da engenharia, foi inaugurada em 1864 e está 100 metros acima do nível do Rio Avon. É possível atravessá-la a pé e também fotografá-la a partir do Clifton Observatory. O passeio de balão (sobre o qual a Claudia já contou aqui) passa por ela também! 

SS Great Britain

O SS Great Britain é um barco museu ancorado em uma doca seca no Bristol Harbour, e uma das principais atrações da cidade. O navio transportou passageiros entre 1845 e 1886, e depois de quase um século “morando” nas Malvinas, ele foi trazido de volta para o Reino Unido e preparado para funcionar como museu.

Eu adorei a visita e fiquei surpresa com o tamanho dele. Dá pra ver as cabines, salão de jantar, cozinha e também o deck e a doca seca. E antes de entrar no navio propriamente dito há uma exposição contando a história de sua construção. E, se você der sorte, vai cruzar com o Brunel, o engenheiro que projeto o SS Great Britain. Pois é! Tem um ator que fica lá interagindo com os visitantes e dando várias explicações, é bem divertido. O ingresso custa £14 para adultos, consulte o site para mais detalhes sobre horário de funcionamento. 

Harbourside

Bristol já foi uma importante cidade portuária, e hoje a área das docas reune diversas atrações e é um dos lugares mais movimentados da cidade, principalmente aos finais de semana. Nos dois lados do canal você encontrará bares, cafés, lojas, restaurantes e museus suficientes para preencher um fim de semana inteiro! O dias que eu estive em Bristol estavam muito gelados, e mesmo assim a área estava movimentada. Imagino como deve ser legal no verão, quando o pessoa passao dia inteiro fora de casa aproveitando o sol e tomando Pimm’s na beira do canal!

O SS Great Britain fica nessa área, assim como M Shed (um museu sobre a cidade) e o Arnolfini (Galeria de arte contemporânea). 

Tour de street art

O tour de street art pelas ruas de Bristol foi tão maravilhoso que mereceu um post só pra ele. Já relatei aqui (com muitas fotos!) como é esse passeio guiado, que nos leva a explorar algumas partes de Bristol tomadas por formas e cores lindas. De paineis imensos e fechadas de prédios até pequenas aplicações de stencil em muros, Bristol é um dos melhores lugares na Inglaterra para aprender sobre grafite e arte de rua. Não é por acaso que Banksy é de lá! Leia aqui o post completo

Bar “secreto”

Aproveitamos o sábado a noite para conhecer o bar The Milk Thistle, que nos foi recomendado pelo Visit Britain e pelo Visit Bristol. O bar fica em um prédio histórico no centro da cidade, e você pode passar em frente dele e nem perceber que é um bar. E essa é a ideia: que seja um “segredo”, ainda que o bar já tenha status de um dos mais legais da cidade. Pra entrar é preciso tocar a campainha e esperar alguém abrir a porta. 

A decoração é super legal, me lembrou um pouco o Mr Fogg’s em Londres. Parece a sala da casa de alguém! Os coquetéis custam em torno de £9. Para mais informações sobre o horário de funcionamento e para ver o menu de drinks, é só consultar o site

St Nicholas Market

Passamos por esse mercado logo que chegamos na cidade e estávamos a caminho do hotel. O St Nicholas Market fica no centro antigo de Bristol e é perfeito para tomar café ou almoçar ou então fazer comprinhas. É um mercado histórico, que funciona desde o século 18. Além das barracas fixas dentro do mercado, as ruas adjacentes também se transformam em mercados de certas especialidades em determinados dias da semana. Quarta feira, por exemplo, a Corn Street e Wine Street tem feira de verduras, legumes, frutas e outros produtos de fazenda. E toda sexta e sábado a Corn Street recebe vendedores de antiguidades e objetos variados. 

O St Nicholas Market fecha aos domingos, então se for para Bristol em um fim de semana, aproveite para conhecê-lo no sábado! Veja aqui mais informações

Cafés

Fiquei impressionada com a quantidade de cafés espalhados por Bristol. Eu, que adoro fazer várias paradas durante o dia para sentar, tomar um café, comer alguma coisa e também usar banheiro, adorei conhecer vários lugares fofos na cidade. Um mais lindo que o outro, e além de bebidas quentes servem também bolos, doces e até alguns salgados. Nesse quesito, Bristol me lembrou um pouco de Copenhague

Park Street

A Park Street é uma rua/ladeira não muito longa, que começa na Catedral de Bristol e vai até o Bristol Museum & Art Gallery (que por sua vez é um ótimo lugar para visitar, principalmente se você estiver com crianças em dia de chuva). Na Park Street você verá uma arte do Banksy e também vai passar por diversos restaurantes e cafés (eu não disse que tinha café em todo lugar?). É uma rua movimentada, e da base dela você avista lá na parte alta, no fim da rua, a torre da Universidade de Bristol, que também é um dos símbolos da cidade

Watershed

O Watershed é pertinho do Harbourside, e a princípio parece apenas um aglomerado de restaurantes e cinema na beira do canal. Mas o lugar é muito mais que isso: é um centro de pesquisa para promover cultura e colaborações entre artistas, tecnologistas e acadêmicos. Aproveite para conhecer o café no andar superior, com uma vista bem legal do porto. O centro de informações ao turista também fica no galpão do Watershed, ali você pode saber mais detalhes sobre tours e comprar ingressos para atrações. 

Agradeço ao Visit Britain e Visit Bristol pelo apoio nessa viagem. Ganhei um passe de imprensa para entrar nas atrações pagas, como o SS Great Britain. 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


6 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, Heloisa.
    Gostaria que me indicasse um hotel com custo acessível para ficarmos uma ou duas noites em Bristol.
    Somos um grupo de nove amigos viajando em abril para o Reino Unido.
    Estou montando um roteiro desde Londres, por 12 dias, passando por Stonehenge, Bristol e subindo em direção à Escócia, Irlanda do Norte e Irlanda e terminando em Londres, onde ficaremos por 5 dias.
    Vc pode me dar algumas dicas? Quantos dias ficar e em quais cidades, hotéis, etc…
    Desde já, meu muito obrigado!
    Abç, Izabel

    • Oi Maria, tudo bem? Eu não costumo indicar hotéis onde não me hospedei… mas pelo que vi Bristol tem vários hoteis de rede, que geralmente tem preços acessiveis, como Mercure e Ibis. Sobre seu roteiro, vc precisaria dar mais informações! Mas honestamente acho que 12 dias para incluir tudo isso é pouco. ir até escócia e irlanda do norte, precisaria de muito mais tempo. eu cortaria pelo menos a irlanda do norte pra economizar no tempo de deslocamento. De repente vc pode fazer bem isso q está falando, vai Pra Bristol, Bath, Stonehenge,e sobre pro Peak District ou Lake District e então Escócia. Mas fica difícil eu fazer o roteiro detalhado pra você, pq isso tudp depende muito de orçamento, do que vc e sus amigos gostam, de como irão se deslocar. quanto a dicas de hoteis, como eu falei, apenas recomendo onde já me hospedei! vc pode buscar todas as minhas dicas de Inglaterra, Escocia e País de Gales aqui no blog, que terão os posts dos hotéis! quanto aos dias em cada cidade, também depende da cidade, mas a maioria das cidades por aqui é pequena, vc nao precisa demais de 2 ou 3 dias. talvez seja bom sempre escolher cidades base e fazer passeios bate e volta dessa cidade base! enfim, espero ter ajudado um pouco! um roteiro mais completo é algo bastante pessoal, mas se vc deixar duvidas mais especificas aqui farei o possivel pra ajudar

  2. Ola Heloisa! Estou pensando em fazer intercambio em UK e tendendo a escolher Bristol. Moraria lá por um periodo de 10/12 semanas. Sou uma pessoa diurna gosto de correr, de andar em ruas charmosas, visitar novos lugares e comer coisas diferentes. Seria Bristol uma boa opção para mim? Sei que morar é diferente de ir como turista e queria saber sua opiniao. Gostaria de fazer meu intercambio na Inglaterra num local em que o custo de vida não seja tão caro e em que não me depare com muitos brasileiros. Bristol pelo que pesquisei parece interessante e tem uma estacao de trem o que facilita locomoção para passeios no final de semana tambem!

  3. Olá Heloisa, parabéns pelo post. Tenho os mesmos planos que a Catarina, de estudar em Bristol, só que por um período mais curto, de 4 semanas. O que tiver de recomendações eu agraeço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui