Jersey, como eu falei nesse post, é uma ilha pequena – mas tem tanta coisa pra fazer que dá pra preencher vários dias. Eu tentei aproveitar ao máximo, e junto com os meus pais e meu marido conheci praias, vilarejos e restaurantes deliciosos. Escolhi aqui as 5 coisas que mais me marcaram, e que certamente repetirei se voltar a Jersey um dia (e espero voltar logo!).
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Andar até o farol de Corbière na maré baixa
Corbière fica na pontinha sudoeste de Jersey, e é um dos lugares mais bacanas pra ver a variação da maré. Isso porque existe um caminho, que leva até o farol, que fica totalmente coberto pela água quando a maré está alta. Na maré baixa é possível caminhar até a base do farol, e andando por ali fica difícil acreditar que toda aquela área fica submersa.
Fomos duas vezes para lá, e tivemos sorte de ver as duas situações. No dia da maré baixa, quando estávamos na base do farol, começou a soar um alerta, indicando que a maré iria começar a subir. Voltamos e ficamos olhando esse espetáculo, e em poucas horas o farol estava ‘separado’ da ilha.
Para chegar em Corbière, utilize o ônibus 12, que sai da estação central em St Helier. A dica é pegar uma mesa no único pub que tem ali (chama-se Corbiere Phare, a comida é ótima), de preferência no lado de fora, para ficar namorando a paisagem e bebericando uma cidra.
Descobrir Portelet Bay
O lugar que mais gostei em Jersey. Quando cheguei lá e vi aquela praia vazia, águas cristalinas… quase quis enfiar a cara na areia de raiva de não ter pesquisado melhor. Se eu soubesse, teria me equipado pra passar algumas horas lá pra tomar um banho de sol e me refrescar no mar. Portelet Bay e um pedaço de paraíso, quase intocada pelo homem!
É preciso descer uma escadaria loooonga (a subida é de matar), o que acredito que afugenta os visitantes. Muita gente deve descer do ônibus, dar uma olhada na vista, comer ou beber algo no pub que tem logo ali (Old Portelet Inn, uma graça) e ir embora. Não faça isso! Vá até lá embaixo, é muito recompensador. Se o dia estiver quente como estava quando eu fui, vá de biquini, leve toalha e aproveite!
Ah! A variação da maré também pode ser observada em Portelet Bay. Uma ilhota bem no centro fica separada da praia na maré alta, então fique atento se você resolver subir nas pedras que foram essa ilhota.
Pra chegar lá pegue o ônibus 12 ou 12A que saem da estação central em St Helier.
Ver como os locais aproveitam a praia em St Brelade’s Bay
St Brelade’s Bay é uma praia mais do estilo brasileiro. É comprida, tem uma faixa larga de areia clara e toda uma estrutura para os banhistas e visitantes. Cafés, restaurantes, mercadinho, banheiros, aluguel de equipamentos para surfar e fazer SUP. Ou seja, se você quer passar um dia inteiro na praia com os locais, é pra lá que você deve ir.
É interessante ver como os locais aproveitam a praia – muitos levam barraquinhas, e outros alugam ‘barreiras’ para se protegerem do vento. Não existem vendedores ambulantes, mas o pessoal costuma levar comida (farofa é globalizada, minha gente!).
Para chegar lá pegue o ônibus 12, ou 12A, ou 14, ou 10, que saem da estação central em St Helier
Gastronomia local
Minha nossa, como se come bem em Jersey! Amantes de frutos do mar, preparem-se! Muitos camarões, mariscos, ostras, vieiras… é um desbunde! Infelizmente não é barato (não é absurdo, mas não achei muito mais barato do que Londres, por exemplo), mas existem opções mais em conta. Pubs oferecem sanduíches, saladas e sopas.
Os restaurantes que mais gostamos: Corbiere Phare (sobre o qual já falei lá no começo) em Corbière, White Horse, Roseville Bistro, De L’Etang (todos esse três em St Helier)
A hospitalidade dos locais (e dos portugueses!)
Fomos muitíssimo bem recebidos em Jersey, o pessoal sempre curioso pra saber de onde éramos. Não ouvimos outros brasileiros por lá, mas em compensação falamos muito português! Isso porque Jersey tem bastante portugueses, que foram pra lá pra trabalhar. A dona da nossa pousada inclusive (que recomendo demais, aqui está o link para fazer reserva pelo booking.com, a pousada chama La Bonne Vie e tem uma café da manhã delicioso).
Em todos os restaurantes fomos bem atendidos, e os motoristas de ônibus tiveram também bastante paciência com perguntas. Eles são super prestativos e te avisam quando passa no ponto que você queria descer, caso você tenha dúvidas. Enfim, pode ir tranquilo mesmo que seu inglês não seja dos melhores.
- Veja aqui mais hotéis em Jersey
- Clique para acessar o site do turismo oficial de Jersey
[…] lugar que mais gostei em Jersey (uma das Channel Islands). Quando cheguei lá e vi aquela praia vazia, águas cristalinas… quase […]
Helo, vc alugou carro em Jersey? Vc acha que precisa de carro ou e’ tranquilo ir de um lugar pra outro com os onibus? Vamos ficar em St Brelade entao nao sei se e’ facil ir de la pros outros lugares. Qualquer dica e sugestao ‘e muito bem vinda! Obrigada 🙂
Oi Fe! nao, nao aluguei e meio q me arrependi. de carro é mais fácil! ve o outro post q escrevi, q falo sobre isso!!!