Como falei no post anterior sobre o Hakone Open Air Museum, existem muitas formas de ir a Hakone, tudo depende de quanto tempo e dinheiro você quer gastar e se tem o JR Pass ou não. E pra quem pretende explorar bem a área (leia-se fazer algo mais do que ir só até o Hakone Open Air Museum ou só até o Lago Ashi), o Hakone Free Pass é uma opção a ser considerada, pois inclui uso ilimitado dos 5 meios de transporte da região.
Para chegar a Hakone, vamos aos possíveis trajetos, saindo de Tóquio:
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Opção econômica (que foi a que nós fizemos) para quem tem pouco tempo:
Como nessa segunda viagem nós não compramos o JR Pass porque ficamos praticamente só em Tóquio, nós pegamos um trem expresso da linha Shonan-Shinjuku de Shibuya a Odawara, que leva 1h14min. Depois mudamos para um trem da linha Hakone Tozan de Odawara até a estação Hakone-Yumoto e de lá pegamos o trenzinho menor que sobe a montanha e que para na estação Chokoku-No-Mori, que é a do Hakone Open Air Museum (me lembrou o trenzinho do Corcovado!). Essa segunda parte de Odawara a Hakone-Yumoto (trocando de trem) e daí a Chokoku-No-Mori levou praticamente uma hora.
Se a gente quisesse ir até o lago Ashi para fazer o passeio de barco, teríamos que ter pego um ônibus para Moto-Hakone a partir da estação Odawara (50 minutos até lá) ou na estação Hakone-Yumoto (o ônibus leva 35 minutos até Moto-Hakone). Mas como o Monte Fuji estava encoberto pelas nuvens mesmo nesse dia lindo, a gente nem tentou fazer o passeio de barco e seguimos no trenzinho da linha Hakone Tozan em direção a Gora.
Para quem tem o JR Pass:
Pra quem tem o JR Pass, é só escolher o seu trem shinkansen (trem bala) kodama ou hikari até Odawara. Eles saem da estação Tóquio e chegam a Odawara em 35 minutos. A partir de Odawara você segue o mesmo trajeto que a gente fez acima.
Para quem quer a opção mais rápida, independente do preço:
A “opção mais rápida” (se você está perto da estação de Shinjuku, veja bem) que não está incluída no JR Pass é pegar o Romance Car, um trem expresso da empresa Odakyu que vai da estação Shinjuku direto a estação Hakone-Yumoto (ao invés de parar em Odawara para fazer baldeação), em 85 minutos. Pra quem não está pertinho da estação de Shinjuku, faça o seguinte: veja quanto tempo você vai levar de onde está até Shinjuku e some aos 85 minutos; depois veja o tempo que você levará até a estação Tóquio, de onde saem os shinkansens até Odawara, e some esse tempo aos 35 minutos do shinkansen e mais 15 minutos do trem local de Odawara até Hakone-Yumoto (que é onde para o Romance Car). Veja então qual é a opção mais rápida para você. Nem sempre é o Romance Car.
Saindo de Quioto:
Não existe um trem que vá direto de Quioto a Odawara ou a Hakone-Yumoto, você tem que ir primeiro a Nagoya e de lá pegar um shinkansen para Odawara.
O que é o Hakone Free Pass, a “rota circular” e se vale a pena comprar o passe:
Se você tem mais tempo em Hakone, leia-se vai passar pelo menos uma noite lá, ou se vai chegar bem cedinho na área, o jeito mais legal de chegar no Lago Ashi para o passeio do Monte Fuji não é pegando o ônibus, e sim fazendo a “rota circular“. É possível fazer a rota em um dia, mas é bem corrido, tem que chegar cedo.
Na estação Hakone-Yumoto você pega o mesmo trenzinho da linha Hakone Tozan que nós pegamos, rumo a estação de Gora (se tiver tempo para descer na estação Chokoku-No-Mori e visitar o Hakone Open Air Museum melhor ainda).
Chegando em Gora, você troca do trem para um bondinho até a estação Souzan.
Em Souzan você vai então pegar o bondinho suspenso da Hakone Ropeway, que percorre 4km até Togendai, às margens do Lago Ashi e com vistas incríveis do Monte Fuji (caso ele não esteja encoberto, claro). Esse bondinho suspenso é no estilo do bondinho do Pão de Açúcar no Rio.
E aí, chegando em Togendai, você pega um barco pra fazer o cruzeiro do Lago Ashi, até a estação Motohakone-ko ou Hakone-machi, de onde saem ônibus de volta para a estação Hakone-Yumoto.
Esse percurso completo e todos os meios de transporte mencionados estão incluídos no Hakone Freepass. O Hakone Freepass tem também a opção de incluir a passagem da estação Shinjuku em Tóquio até Odawara (ida e volta) além do transporte em Hakone. O passe custa 5 mil ienes por adulto incluindo a passagem a partir de Shinjuku, válido por 2 dias (tem a opção de 3 dias também, que custa 5.500 ienes por adulto). Nós não compramos porque não íamos fazer o circuito completo, portanto o preço não valia a pena pra ir só até o museu e voltar.
Pra quem tem o JR Pass e não precisa da passagem de Shinjuku a Odawara, pode comprar o Hakone Freepass a partir de Odawara, que é mais barato por não incluir a passagem a partir de Shinjuku, oferecendo apenas os transportes dentro de Hakone (trem, bondinho, barco e ônibus). O Hakone Freepass vale por 2 ou 3 dias, a opção de 2 dias custa 3.900 ienes por adulto apenas com as passagens dentro de Hakone.
Como saber se o Monte Fuji está encoberto ou não? Eu dei uma olhada em webcams que mostram o Monte Fuji ao vivo, como essa aqui que mostra o Lago Ashi. Alguns sites que li a respeito dizem que o Monte Fuji costuma estar mais visível pela manhã (então pode compensar fazer a rota circular no sentido inverso se você está chegando de manhã) e durante os meses de inverno. No verão é bem mais difícil conseguir ver o Fuji-san.
Pra ver todas as opções, com preços e horários saindo da estação mais perto de onde você vai ficar hospedado, consulte o site Jorudan. Atenção: O Jorudan te mostra opções de rota de acordo com o dia e horário escolhidos. Se você mudar o dia e o horário, ele vai sugerir outras rotas. O motivo: ele leva em conta os horários todos dos trens que passam em cada estação, então se por exemplo você disser que vai estar em Shibuya as 12h, e tem um trem expresso saindo nesse horário, é esse que ele vai indicar. Mas se você disser que vai chegar 20 minutos depois e o próximo trem expresso só sai em 40 minutos, ele vai te dar uma rota completamente diferente.
Perguntas? É só deixar as dúvidas nos comentários.
Para quem não viu os outros posts do Japão:
Planejando uma viagem para o Japão
Roteiro de viagem pelo Japão
Guia Fotográfico de Comida Japonesa
O que fazer em Tóquio
Onde ficar em Tóquio
Passeios de 1 dia a partir de Tóquio
O que fazer em Quioto
Compras no Japão
Restaurante em Tóquio: jantando com os Ninjas
Um dia em Nara, a antiga capital do Japão
Como é o Takayama Matsuri, um dos festivais mais famosos do Japão
Tóquio com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena
Visitando o Hakone Open Air Museum
Como é a Tóquio Disney Sea, o parque da Disney que só o Japão tem
[…] Muita informação? Mais posts da série Japão: Roteiro de Viagem pelo Japão Guia Fotográfico de Comida Japonesa O que fazer em Tóquio Passeios de 1 dia a partir de Tóquio O que fazer em Quioto Compras no Japão Restaurante em Tóquio: jantando com os Ninjas Um dia em Nara, a antiga capital do Japão Como é o Takayama Matsuri, um dos festivais mais famosos do Japão Tóquio com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena Visitando o Hakone Open Air Museum Como chegar a Hakone (e como se locomover na área) […]
[…] Se você não viu os outros posts da série Japão, navegue por aqui: Planejando uma viagem para o Japão Roteiro de viagem pelo Japão Guia Fotográfico de Comida Japonesa Passeios de 1 dia a partir de Tóquio O que fazer em Quioto Compras no Japão Restaurante em Tóquio: jantando com os Ninjas Um dia em Nara, a antiga capital do Japão Como é o Takayama Matsuri, um dos festivais mais famosos do Japão Tóquio com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena Visitando o Hakone Open Air Museum Como chegar a Hakone (e como se locomover na área) […]
[…] com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena Visitando o Hakone Open Air Museum Como chegar a Hakone (e como se locomover na área) Procurando hotéis? Use o Booking.com Siga Aprendiz de Viajante no Twitter Curta Aprendiz de […]
Obaaa. Já tenho os dados que queria pra planejar a viagem, arigatô… 🙂
Pena que ainda não defini onde ficar em Tokyo – estava vendo os hotéis da rede Toyoko Inn, mas ainda não me convenci. Vc tem alguma sugestão BBB por lá?
De nada 🙂 Putz, BBB não tenho não. A gente ficou nesse aqui na primeira viagem e gostei muito: Courtyard Ginza.
[…] com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena Visitando o Hakone Open Air Museum Como chegar a Hakone (e como se locomover na área) Siga @aprendizviajant no Twitter Acompanhe nossa página no Facebook Aprendiz de Viajante […]
[…] @apaulete | hakone open air museum | LINK 31. @aprendizviajant | como chegar em hakone | LINK 32. @aprendizviajant | escalando o monte fuji | LINK 33. @cristomasi | o lindo fuji-san | LINK […]
Olá Luciana. Estou indo pela 1ª vez ao Japão.E estou curtindo tadas as suas idéias e montei minha viagem. Vou em Setembro e ficarei 18 dias.
Obrigada pelas dicas.
De nada, que legal! Qualquer coisa me pergunte!
Luciana,muito obrigada pelas informações,acrescentou muito à minha pesquisa antes de viajar.
Qual cidade seria interessante para passar um dia entre Hakone e Kyoto?
Roseli
Lu,
Você acha que fazer o passeio de barco e o museu no mesmo dia é muito corrido? Museu de manhã e passeio a tarde.
Pensei em dormir em Hakone no dia anterior.
Obrigada!
[…] Meu planejamento foi ajudado grandemente pelo post completaço feito pela Luciana Misura (veja aqui), que me deu todas as dicas de transporte e o que […]
Oi, parabéns pelo blog.
Nós chegaremos em Tóquio às 18:00 e gostaríamos de ficar hospedados num hotel próximo da estação de trem que vai para Hakone, visto que iremos para lá no 1o dia e de lá, para Kyoto e só ficaremos em Tóquio no final da viagem. Você qual seria a estação? Vamos comprar o passe JR
[…] Como chegar a Hakone (e como se locomover na área) […]