Quem embarca em voos para os Estados Unidos nos aeroportos do Galeão – GIG – Aeroporto Tom Jobim no Rio de Janeiro e de Guarulhos – GRU – Aeroporto Internacional de São Paulo poderá fazer o processo de imigração ainda no Brasil se o projeto de expansão de Preclearance for aprovado.
O Departamento de Homeland Security anunciou no dia 4 de novembro que 11 aeroportos em 9 países foram selecionados para a possível expansão da PreClearance e dois aeroportos do Brasil estão entre eles.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
O processo de Preclearance que já existe em 15 aeroportos em 6 países pelo mundo – Canadá, Bermuda, Bahamas, Aruba, Irlanda e Emirados Árabes – permite que os viajantes passem pela imigração, alfândega e inspeção agropecuária feita pelos agentes da U.S. Customs and Border Protection antes de entrar no avião, ao invés de no desembarque. Isso visa facilitar o processo do desembarque e conexões nos Estados Unidos.
Os 11 aeroportos identificados para possível Preclearance incluem: El Dorado International Airport (BOG) em Bogota, Colombia; Ministro Pistarini International Airport (EZE) em Buenos Aires, Argentina; Edinburgh Airport (EDI) em Edimburgo, Reino Unido; Keflavik International Airport (KEF) na Islândia; Mexico City International Airport (MEX) na Cidade do Mexico, Mexico; Milan-Malpensa Airport (MXP) em Milão, Italia; Kansai International Airport (KIX) em Osaka, Japão; Rio de Janeiro-Galeão International Airport (GIG) no Rio de Janeiro, Brasil; Leonardo da Vinci-Fiumicino Airport (FCO) em Rome, Italia; São Paulo-Guarulhos International Airport (GRU) em São Paulo, Brasil e Princess Juliana International Airport (SXM) em St. Maarten.
Esse é apenas o primeiro passo e ainda não há data prevista para começar. Mas para se ter uma idéia do processo, o aeroporto de Estocolmo foi selecionado em Maio de 2015, teve a assinatura de cooperação para implementação assinada pelos dois países em Novembro de 2016 e está com abertura das operações prevista para 2019. Então há ainda um longo processo e espera pela frente que depende dos países completarem os passos adicionais e assinarem o acordo de implementação.