Jerash é depois de Petra, uma das atrações que eu mais queria visitar na viagem a Jordânia. Apaixonada por tudo o que diz respeito a Roma, e encantada por colunas, o lugar é um sonho. Tão sonho que eu tirei quase mil fotos por lá, pra ter certeza que eu estava lá de verdade, então vocês já podem imaginar a dificuldade que foi escolher fotos para este post. Então mais do ficar lendo aqui um monte de coisas, este post vai ser muito visual, quase um “fotolog” de uma tarde deliciosa explorando as ruínas. Porque pra tentar explicar o que é Jerash, uma imagem será muito mais efetiva que mil palavras. Mas já dou logo uma recomendação… para aproveitar bem, contrate um guia. Eles tem aos montes e em todas as línguas(até Português) lá mesmo no Centro de Visitantes. As ruínas são maravilhosas e as colunas lindíssimas, mas é sabendo a história desse lugar é fascinante que tudo fica ainda muito mais especial.
O mapinha abaixo dá uma idéia do que é o lugar: uma das mais bem preservadas provincias romanas no mundo. Seguindo os números no mapa, numerei as atrações com fotos na mesma ordem e preparem-se, porque foi uma dificuldade pra escolher as fotos e eu acabei colocando mais do que deveria, mas ainda sim, menos do que eu gostaria.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Para quem gosta de arquitetura a cidade de Jerash, que se chamava Gerasa durante a ocupação Romana em 63 BC (tem noção do que é isso!!!!), é um prato cheio, com todos os aspectos de urbanização introduzidos pelos romanos… as avenidas pavimentadas de pedra, os templos, os teatros, o fórum. A cidade foi descoberta depois de excavações que começaram pouco mais de 70 anos atrás e fica tão próxima da “Modern City”(ou cidade Moderna) que em algumas fotos o novo e o velho se misturam. Então viaje comigo nas fotos e volte pra olhar o mapa lá em cima pra se localizar.
Entrar no portão por onde passou o Imperador Adriano é começar uma viagem no tempo.
1. Hadrian’s Arch – O portão foi construído em 129 D.C. para marcar a visita do Imperador Adriano e é a entrada mais ao sul da cidade e é onde começa a nossa visita.
2. Hipódromo – A próxima parada a esquerda é o Hipódromo onde aconteciam as demonstrações com os gladiadores e também as corridas de carruagem com cavalos. Atualmente há exibições e também tem sempre um “soldado” numa das carrugens pra posar para fotos. Os shows que duram cerca de 45 minutos acontecem duas vezes por dia: as 11 da manhã e as 2 da tarde e custam 15JD pra adultos e 2JD para crianças de até 12 anos.
3. Portão Sul – Fica do lado do visitor center, onde você pode contratar os guias turísticos e é o antigo portão sul da cidade. Dá pra notar que a estrutura deste portão é bem menos imponente que o Hadrian’s Arch.
4. Templo de Zeus – a esquerda e no alto, é onde vemos o templo de Zeus com suas colunas impressionantes no alto de uma colina. Lá de cima dá pra ter uma visão bem panorâmica de toda a extensão de Jerash.
5. O Fórum ou Plaza –Depois do portão sul, o Fórum é como se fosse uma praça em formato oval, cercada de colunas iônicas com um obelisco no meio e bem em frente ao Cardo Maximus, ou Collade que é a avenida principal. Parar no meio do forum e olhar para todos os lados dá um pouquinho da dimensão do que é a cidade.
E essas são só pra eu acreditar, quando ficar velhinha, que eu fui mesmo lá nesse lugar lindo!
Quer ver como é ficar no meio desse fórum? Experimente esse panorama 360o imersivo:
O dia estava perfeito e a essa hora que tirei as fotos, a luz do sol batendo nas colunas dava um tom alaranjado as colunas que tornava o cenário ainda mais lindo.
6. Teatro – Com capacidade para 3000 pessoas, o teatro sul foi restaurado e é usado para shows e espetáculos em Jerash. Uma coisa é certa de encontrar por lá todos os dias… um trio que toca gaitas de fole. Dá pra escutar o som de quase todos os lugares em Jerash e a gente vai caminhando para o teatro, seguindo o som hipnotizante da música.
A acústica do local é impressionante e na foto abaixo, mais um panorama 360o, um gostinho de estar no meio do teatro e ver tudo ao redor. É só clicar na foto!
7. Cardo Maximus – Cardo Maximus é a avenida principal na urbanização romana e é a ladeda por colunas e pavimentada de Pedras.
12. Templo de Artemis – A estrutura do Templo de Artemis é de tirar o folêgo. E chegamos lá já pertinho do pôr do sol e o efeito dos raios nas nuvens deixou as fotos ainda mais lindas.
Jerash é também conhecida por ser a cidade das mil e uma colunas… agora já deu pra entender o motivo não é?
Incrível o lugar não é mesmo? Eu me pego por vezes revendo as fotos e quase sem acreditar que ele existe, que eu fui lá e que fui presenteada com esse dia lindo durante a visita.
Informações Úteis:
Quanto custa: 8 JD (aproximadamente R$24.00) para estrangeiros e 1/2 JD para Jordanianos.
Como chegar: Há duas opções pra chegar em Jerash se você não tiver alugado um carro: Ônibus ou Táxi. O ônibus que sai mais ou menos de hora em hora da estação Abdali , só sai quando estiver lotado e custa em torno de 1JD. Não esqueça de verificar o último horário de ônibus de volta pra Amã, porque quando ele lota, o ônibus vai embora. Para ir de táxi saindo de Amã custa em torno 15 JD + 7 Jd por hora e alguns taxistas propõesm 50 JD pela viagem (ida e volta).
Visitamos Jerash a convite da Visit Jordan
Muito legais as fotos, o contraste da cor do céu com a cor das construções ficou demais.
Não conhecia esse destino, muito interessante, obrigado por mostrar.
Abs.,
Rafael,
sim… a luz neste dia estava perfeita e o finzinho da tarde com o pôr do sol tornou as fotos ainda mais legais. Obrigada pelo comentário. 😉
Inacreditável esse lugar.
As fotos ficaram absurdas de lindas!
Você usou a palavra certa Marcela.. Inacreditável mesmo! 😉
Que lugar lindo! As fotos estão maravilhosas. Q bom q vc colocou um montão.
Abs Mari vidigal
Que bom que você gostou Mari! Estava dificil escolher entre as fotos maravilhosas do lugar!
Que incrível, Claudia! Confesso que não conhecia esse lugar! E cada foto maravilhosa! Foi pra minha lista, sem dúvida alguma! =)
Dani,
pois é, o lugar mais popular na Jordânia é mesmo Petra. Pouca gente sabe de Jerash. Obrigada e bota na listinha mesmo, pq merece!
Que fotos, Cláudia!!!
Nunca tinha ouvido falar do lugar, parece ser maravilhoso! E eu a-m-o “destinos históricos”, digamos assim. Nossa, entrou na lista de sonhos de consumos de viagens!
=)
Obrigada CAmila.
E sim, é maravilhoso mesmo!!! 😉
[…] Jerash – uma cidade romana na Jordânia: Foi demais acompanhar essa viagem dos sonhos da Clau, que virou viagem dos sonhos pra mim também. […]
Olá
Vou para Jerusalem ahora mo inicio de novembro e gostaria de saber um meio seguro e mais bararo de ir a Jerash e Petra
Obrigada
Ana
[…] Jerash: Uma Cidade Romana na Jordânia […]