Início Experiências Malta: um dia na capital Valletta

Malta: um dia na capital Valletta

3
Valletta

O foco da minha viagem a Malta foi explorar a ilha de Gozo, mas felizmente consegui tirar um dia para conhecer a capital Valletta, que fica ilha principal (Malta, que leva o nome do país). Valletta é uma cidade compacta (1km x 1.5km), portanto um dia dá e sobra para explorar seus cantinhos e ver suas atrações principais.

Uma das vistas mais famosas de Valletta

Viaje com internet no celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A América Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 5% de desconto VIAJANTE!

O melhor é que a capital maltesa foi construída como um ‘grid’, facilitando muito a vida dos turistas. É muito difícil se perder, e a possibilidade de você literalmente andar por todas as ruas (o que é claro depende da sua disposição) é grande. Caso você esteja hospedado fora de Valletta, é provável que você entre na cidade pelo City Gate e dê de cara com a rua principal e mais movimentada, Triq Ir-Repubblika. Ali estão a maioria das lojas, alguns restaurantes e também as atrações mais conhecidas, como a St. John’s Co-Cathedral, Republic Square e Palace of the Grand Masters.

A Co-Catedral é uma das construções mais incríveis que já vi na vida. E não apenas entre igrejas, catedrais e basílicas, mas como um todo. Por fora, você nem imagina o quão maravilhosa ela é por dentro. São detalhes em todas as superfícies, que a gente não cansa de descobrir. Dá uma agonia, pois você se dá conta de que realmente não vai conseguir absorver tudo aquilo. É ver para crer, e aqui estão algumas fotos pra te deixar um gostinho:

St. John’s Co-Cathedral
St. John’s Co-Cathedral
St. John’s Co-Cathedral
St. John’s Co-Cathedral

No fim da rua, entre a cidade e o mar, está o National War Museum e o Fort St Elmo que, assim como a St John’s Co-Cathedral, é um legado da época dos Caveleiros da Ordem de St. John.

Bom, a rua principal meio que divide a cidade em dois lados: o lado Marsamxett (da onde sai o ferry para Sliema) e o lado Grand Harbour, de onde você vê as ‘três cidades’: Vittoriosa, Cospicua e Senglea.

Em ambos os lados, o que não faltam são ruas, escadarias, subidas e descidas, pra ir explorando sem pressa. Aliás, é importante ressaltar que apesar de ser em grid, Valletta não é plana, portanto exige um certo esforço. Sobe escada, desce escada, prepare-se!

As escadarias típicas de Valletta
‘Selfando’!

Fique de olho na arquitetura, não tem como não ficar fascinado pelas varandinhas coloridas e as referências religiosas na fachada das casas.

Muito amor pelas cores das varandas
Detalhes arquitetônicos
Referências religiosas por toda parte

Do na parte alta do lado do Grand Harbour fica o Upper Barrakka Gardens, de onde se tem uma vista incrível das ‘três cidades’ e tambem da própria Valletta. De lá, você pode pegar um elevador para a parte baixa e caminhar até o Lower Barrakka Gardens, mais na ‘ponta’ da cidade.

Upper Barrakka Gardens com vista para as três cidades
Upper Barrakka Gardens com vista para o Grand Harbour

Valletta: informações práticas

  • Para ir do aeroporto para a cidade, você pode usar as seguintes linhas de ônibus: X4, X5 e X7. Mais informações, clique aqui (em inglês)
  • O terminal de ônibus de Valletta fica perto do City Gate, e ali também é o melhor lugar para pegar táxi

Leia também:

Malta: top 10 coisas para ver e fazer em Gozo

Malta: a Lagoa Azul em Comino

Malta: primeiras impressões de Gozo

Próximo destino: Malta!

*****

Viajei para Malta pelo projeto Blog island, idealizado pelo MTA em colaboração com oiAmbassador. Todas as opiniões expressadas aqui são minhas, tenho total liberdade editorial.


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

Sair da versão mobile