Londres é um prato cheio pra quem gosta de museus. Não apenas tem dezenas deles (incluindo alguns dos mais famosos do mundo, como Tate Modern, British Museum e National Gallery) mas também é possível visitar vários sem gastar nada. E por não precisar comprar ingresso para ver a coleção permanente de muitos desses museus, você não precisa enfrentar filas quilométricas (quem já visitou a Uffizi em Florença e o Museu do Prado em Madri sabe do que estou falando!).
Leia também:
- 10 melhores museus para ir em Londres com crianças
- 4 museus em Londres para quem gosta de ciência
- 5 museus imperdíveis em Londres
- 5 museus não tão conhecidos em Londres
E por causa disso os museus de Londres estão sempre cheios. Não que chegue a ficar tumultuado, longe disso. Mas diria que é difícil você ter um momento sozinho com aquela obra que você sempre sonhou em ver. Além dos turistas, os moradores também tem o costume de frequentar os museus, e as escolas com frequência fazem excursões (o que é muito legal). Então é bem provável que você vá se deparar com grupos de crianças e adolescentes se visitar alguns dos grandes museus londrinos durante o ano letivo.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Mas há uma alternativa: vários dos museus londrinos reservam uma noite por mês para realizarem o que chamamos aqui de “late night”. Ou seja, ficam abertos até mais tarde com o intuito de atrair pessoas que não podem visitar durante horário comercial. E o melhor: não apenas você vê o museu mas também faz happy hour, já que para esses eventos eles vendem bebidas alcoólicas. O que significa que menores de 18 anos não podem entrar desacompanhados. Afinal, a ideia é que em vez de você ir no pub ou no barzinho, vá com os seus amigos no museu.
Não é preciso pagar para ir aos late nights, mas é claro que se for para visitar uma exposição temporária, tem que comprar o ingresso normalmente (apenas o acesso ao acervo que é gratuito). Cada museu tem suas datas e suas regras, vou colocar aqui uma lista dos meus preferidos e também dos mais conhecidos. Recomendo muito fazer um desses late nights, especialmente se você viaja sem crianças (e se você está com crianças, veja aqui quais os melhores museus em Londres para visitar com elas).
Victoria & Albert Museum Friday Late
Toda última sexta feira do mês (com exceção de setembro e dezembro) o V&A realiza o #FridayLate entre 18:30 e 22:00. O saguão principal costuma ficar cheio, pois além de rolar um barzinho há também apresentações, performances ou DJ’s. Costuma ser bastante disputado, então apesar de não ter que reservar ou comprar ingresso, o ideal é chegar cedo para garantir que vão te deixar entrar. Vale ressalta que toda sexta feira o museu fecha mais tarde e tem o bar, mas só na última sexta que tem algum evento (apresentação, tour, etc).
Mais informações no site: www.vam.ac.uk/info/friday-late
National Gallery Friday Lates
A National Gallery fica aberta até às 21h toda sexta feira, mas diferentemente do Victoria & Albert não rola um bar ou performance ou nada assim (portanto, crianças são bem vindas). As vezes eles programam tours guiados ou palestras, coisa que também acontece durante os outros dias da semana.
Mais informações no site: www.nationalgallery.org.uk/whats-on/friday-lates
Late at Tate Britain
A Tate Britain seleciona alguns dias do ano (anunciados no site) para seus late nights, que se chamam “Late at Tate” e acontecem das 18 às 22h. Também rola um bar no saguão principal, assim como apresentações musicais ou de dança/teatro nas galerias e nos jardins (depende da época do ano).
Mais informações no site: www.tate.org.uk/whats-on/tate-britain/late/late-tate-britain
Uniqlo Tate Lates
A rede de lojas Uniqlo patrocina os late nights da Tate Modern, que são anunciados no site do museu. Cada um dos lates é temático ou celebra um artista, e todos os eventos nesse late são inspirados nesse tema.
Mais informações no site: www.tate.org.uk/whats-on/tate-modern/late/uniqlo-tate-lates
Natural History Museum Lates
Toda última sexta feira do mês das 18 às 22h o saguão do Museu de História Natural vira um barzinho. Ou seja, uma única oportunidade de você passear por esse museu sensacional e não precisar disputar espaço com a criançada. Eles também organizam uma programação especial todo mês, pode ter tour guiado, ou apresentação de música ou uma palestra. O #NHMLates faz parte de uma programação anual para adultos apenas, que se chama After Hours. Além dos lates mensais, há também outras atividades – essas porém, são pagas – como uma noite no museu (isso mesmo, você DORME no museu!), e a “cena do crime”, no qual é preciso seguir pistas e explorar o museu para achar uma solução para um suposto crime… legal hein? Os ingressos para esses eventos são caros mas disputados!
Mais informações sobre os lates no site: www.nhm.ac.uk/visit/exhibitions/lates.html
E mais informações sobre as outras atividades After Hours no site: www.nhm.ac.uk/visit/exhibitions/after-hours.html
National Portrait Gallery Late Shift
Toda quinta e sexta a National Portrait Gallery realiza o Late Shift entre 18 e 21h. A programação para cada dia, seja um DJ se apresentando ou um tour temático, fica disponível no site. Alguns eventos, como workshops de desenho ou palestras, são pagos, mas os ingressos não costumam passar de £10 por pessoa.
Mais informações no site: www.npg.org.uk/whatson/lateshift/whats-on-late-shift/
Science Museum Lates
Toda última quarta feira do mês o Museu da Ciência abre suas portas exclusivamente para adultos entre 18:45 e 22h. É uma chance imperdível de explorar o museu e participar de diversas atividades, como apresentações científicas, exibição de filmes e, é claro, tomar alguma coisa no bar. Algumas atividades são pagas, e você pode conferir a programação com antecedência no site.
Mais informações no site: www.sciencemuseum.org.uk/visitmuseum/plan_your_visit/lates
As imagens desse post foram retiradas dos sites dos respectivos museus.
Esse post veio bem a calhar! Eu tenho muita vontade de ir, mas nunca me programo, acho que ficaria apaixonada se fosse ver o Museu de História Natural numa dessas!