Início Utilidades Grátis - Europa Museus em Londres: National Portrait Gallery

Museus em Londres: National Portrait Gallery

2

Recentemente uma polêmica que envolveu o mundo das artes com a família real colocou em foco um dos museus que mais gosto em Londres, a National Portrait Gallery.

A polêmica em questão é o retrato da Kate Middleton, encomendado pelo museu para o pintor Paul Einstein, que  ficou pronto no fim de 2012. O quadro (“HRH The Duchess of Cambridge”, óleo sobre tela, 2012) está exposto na sala 37 do museu desde o dia 1 de janeiro de 2013 e deve ficar lá pelo menos até setembro – provavelmente será emprestado para algum outro museu britânico depois disso. Como arte é apenas uma paixão, meu conhecimento é amador e esse post é sobre o museu, deixo a cargo de vocês os comentários sobre a pintura – dêem uma olhada no vídeo abaixo para vê-la:

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

O bom da polêmica é que, como eu disse, colocou a NPG em foco, e esse museu merece mesmo muita atenção. Ele é irmão da mais conhecida National Gallery, seu prédio é um anexo (fica logo atrás), mas tem entrada independente. Como o nome entrega, lá você vai encontrar única e exclusivamente, retratos (aliás, foi o primeiro museu do mundo especializado em retratos a abrir as portas, em 1856). Pinturas, fotografias, desenhos, vídeos. Mas sempre retrato – que por sinal é meu estilo de quadro preferido.

A entrada do museu na St. Martin’s Place
Uma das salas da NPG

Além de ser voltado pra esse “nicho”, há outra particularidade: a coleção é formada principalmente por retratos de britânicos – de Shakespeare a Amy Winehouse, de David Beckham a Paul McCartney, e através deles é possível aprender um pouco mais da história da Grã Bretanha. Mas o fato dos retratados serem britânicos não significa que os pintores também tem que ser; muito pelo contrário. Outro fato interessante é que a galeria prefere retratos que tenham sido pintados “ao vivo”, ou seja, com o retratado sentando para a pintura em vez de ser usada uma foto como base (o que não aconteceu no caso da Kate Middleton, ela sentou por poucas horas e depois disso o pintor teve que usar foto).

As peças datam desde o século 17 até os dias atuais – como deu pra perceber pela polêmica da Kate Middleton, eles sempre atualizam a coleção e encomendam retratos para vários artistas, e tentam apoiar talentos desconhecidos através do prêmio BP Portrait Awards, realizado anualmente.

Alguns dos meus retratos favoritos da coleção:

Paul McCartney (‘Mike’s Brother’) de Sam Walsh, 1964 © National Portrait Gallery, London
Germaine Greer, de Paula Rego, 1995 © National Portrait Gallery, London
William Shakespeare, pintura atribuída a John Taylor, data aproximada: 1600. Esse é o primeiro retrato da coleção da NPG. © National Portrait Gallery, London

Além da coleção permanente, a NPG também organiza exposições temporárias muito boas, que as vezes fogem um pouco dessas regrinhas da coleção. Uma das mais recentes e que bombou (foi realmente incrível) foi a do Lucian Freud, um dos maiores retratistas britânicos do século 20, que morreu em 2011.

Informações:

  • Dias e horários de abertura: todos os dias das 10 às 18, quintas e sextas até às 21h
  • Não é permitido fotografar!
  • Entrada gratuita para a coleção permanente, é preciso comprar ingresso para exibições temporárias (dá pra comprar pelo site e evitar filas)
  • Localização: St. Martin’s Place – literalmente atrás da Trafalgar Square. Esse vídeo fala direitinho onde é e como chegar:

Clique para ler outros posts de museus em Londres

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Estive em Londres pela primeira vez ano passado e eram tantas coisas interessantes para ver que preciso voltar outras vezes e dar uma olhada nesses museus, umas feiras, mercados…. Já vou incluir a National Portrait Gallery na lista também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

Sair da versão mobile