Aconteceu este fim de semana o 3o Raid Fotográfico organizado pelo Pedro Serra, do blog Sem Destino. Como fiquei só acompanhando de longe pelo twitter, vendo as fotos muito legais do Rio de Janeiro através da hashtag #raidsemdestino, a Eliane Ceccon do blog 1001 Roteirinhos prometeu contar aqui no blog da sua experiência. Com a palavra Eliane:
Pela primeira vez participei de um Raid Fotográfico. Sempre adorei fotografia mas sou apenas curiosa no assunto.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Quando vi que ia acontecer o 3º Raid Fotográfico do blog Sem Destino no morro do Vidigal, sabia que seria uma oportunidade única. O local, situado entre os bairros do Leblon e São Conrado, está agora pacificado e devidamente policiado pelas UPPs.
O evento foi organizado pelo jornalista Pedro Serra e contou com a parceria do pessoal do Vidigalbergue – Rio Hostel, nossos guias. A programação incluía, além do passeio pela favela, uma trilha até o morro Dois Irmãos.
Após nos encontrarmos na pracinha do Vidigal na avenida Niemeyer, subimos de kombi até parte do morro para seguirmos pela trilha.
Dali, leva-se por volta de 1 hora e meia, mais ou menos, dependendo do preparo do grupo. Isso incluindo duas paradas para curtir o visual, tirar fotos e descansar. Sim, porque a subida é bem íngreme e em algumas partes, bem escorregadia, mas não é perigosa. Afinal, se eu, totalmente sedentária, consegui chegar ao topo, qualquer um chega! O ideal, claro, é ter certos cuidados que devem ser tomados em qualquer passeio desse tipo – levar água, repelente, filtro solar, lanterna e alguma coisa pra comer.
Sem dúvida, o visual fantástico compensa qualquer esforço! E olha que o dia estava bem nublado! Dá para ver Rocinha, a Pedra da Gávea, o Cristo, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, diversas praias, até Niterói! Para quem ama o Rio é um verdadeiro presente!
A iniciativa é bem bacana. Além de possibilitar que as pessoas curtam, troquem experiências e aprendam mais sobre fotografia com os profissionais convidados – depois do raid teve confraternização e palestra com apresentação de slides – estar em um grupo organizado e com guias, faz com que a gente vá a lugares que dificilmente iríamos nos aventurar se estivéssemos sozinhos.
Outro detalhe! Não pense que para participar você precisa de um super equipamento! Claro que quanto melhor a câmera, melhor o resultado (desde que o fotógrafo seja bom, obviamente!), mas não existe esse tipo de exigência para os participantes. Até celular tá valendo!
Se você curte fotografia, gosta de conhecer gente bacana para trocar ideias e nunca participou de um evento assim, eu recomendo! Espero que esse seja o primeiro de muitos!
Eliane Ceccon
1001roteirinhos.com.br
Bacana demais!
Ainda não consegui participar de nenhum Raid Fotográfico, mas morro de vontade! 🙂
Bjos,
Lillian.
O Raid do Vidigal foi meu 2o, eu super recomendo. Grande Pedro congregando fotógrafos e amantes da boa luz de todas as estirpes…..
Obrigado pela divulgação do evento. Fiquei feliz de contar com a Eliane por lá e gostaria de um dia poder contar com a ilustre presença da Claudia. Dia 25/08 tem mais, e a ideia é ir melhorando a cada edição!
Bjs,
Pedro
Eu acho a idéia fantástica e eu quero muito participar. Vamos ver se a gente consegue coordenar uma ida ao Rio com um dos Raids! 🙂 Sucesso sempre!
Confesso que o morro do Vidigal não seria minha escolha de local, mas adoro essas saídas fotográficas…
Muito legal o posto e a iniciativa de convidar a 1001 roteirinhos pra escrever. Adorei!
bjos
[…] quiser conferir, dê uma passada no blog Aprendiz de Viajante onde conto minha experiência no post Rio de Janeiro: Morro do Vidigal no 3º Raid Fotográfico do Sem Destino. Uma experiência super bacana com uma das vistas mais incríveis do […]
[…] Rio de Janeiro: Morro do Vidigal no 3º Raid Fotográfico do Sem Destino […]