Início Destinos America Central San Blás: dois dias no paraíso do Panamá

San Blás: dois dias no paraíso do Panamá

8

San Blás já apareceu aqui no blog, quando a Luciana foi pra lá e contou sua experiência nesse paraíso que fica no Panamá. Quando a minha irmã falou que passaria dois dias lá, pois emendaria com uma viagem a trabalho para a Cidade do Panamá, pedi que ela escrevesse sobre a experiência. O relato dela é diferente do da Luciana pois ela foi sozinha, e utilizou barco em vez de avião. Mas tanto no post da Luciana como nesse aqui, podemos ver como esse lugar é incrível. Para quem ama praias de água cristalina, não faz questão de luxo e adora frutos do mar, não consigo pensar em um destino melhor.

Então siga as dicas da Gabriela e comece a planejar sua viagem para San Blás!

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

*****

san blas (7)

Eu tinha visto várias fotos, fucei muito na internet (até porque não há muita informação, e menos ainda informações confiáveis), mas não estava esperando beleza tão arrebatadora e espetacular….. Sabe aquela ilha deserta de desenho animado: um montinho de areia com alguns coqueiros cercada de água do azul mais transparente com peixinhos e estrelas do mar? Pois é, em San Blás, na costa do Panamá, são mais de 360 ilhotas exatamente assim. A maior das ilhas deve ter o tamanho de um campo de futebol, mas a maioria são pequenas ilhas que podem ser cruzadas em menos de 5 minutos de caminhada pela areia.

Pra chegar até lá pode até parecer complicado, mas há agências especializadas na Cidade do Panamá que podem organizar tudo com antecedência ou você pode entrar em contato diretamente com os responsáveis pelas cabanas/ilhas.

Eu utilizei e recomendo a Panama Travel Unlimited. Fiz um pagamento como garantia através de cartão de crédito quando ainda estava no Brasil e o restante pode ser pago também em cartão, ou pessoalmente ao chegar ao Panamá. Há algumas opções de ilhas/pacotes com preços que variam um pouco, mas acredito que por ser das raras opções com banheiro privativo na cabana, Coco Blanco foi minha escolha e se enquadra no perfil da maioria dos viajantes brasileiros. Mas atenção, eu disse cabana com banheiro privativo e não bangalô, suíte, apartamento….Ou seja, é rústico sim, simples e sem luxo, mas com o necessário para curtir dias incríveis num lugar especial.

O pacote inclui os traslados de ida e volta do e para o seu hotel em veículo 4×4 até o porto, bem como o traslado em barco do porto até a ilha onde ficará hospedado, hospedagem em cabanas similares às dos próprios indios locais feitas de bambu e sapê com banheiro privativo (mas água corrente somente por algumas horas à tarde para o banho), 3 refeições diárias (frutos do mar com acompanhamentos – de março a final de maio, devido ao defeso de certas espécies, almoço e jantar são sempre peixe, de diferentes tipos) e um passeio a outras ilhas para cada diária.

Os únicos gastos que terá que desembolsar fora do pacote são:

  • 20 USD para entrar no território Kuna Ayala (as ilhas pertencem aos índios nativos Kuna Ayala, e têm território semi-autônomo em relação ao Estado do Panamá)
  • 2 USD de taxa no porto de embarque
  • 3 USD de taxa de entrada em algumas das ilhas visitadas
  • Bebidas em geral (água, refrigerantes e bebidas alcóolicas que costumam ser vendidas nas ilhas) – mas você também pode levar consigo as bebidas que quiser se preferir

No meu caso, para ilustrar e dar uma idéia de valores, paguei à agência um total de 280 USD pelo pacote de duas diárias incluindo traslado, passeios e refeições. Esse valor é sempre por pessoa, ainda que se trate de casal ou família que vá compartilhar a mesma cabana. Fiquei hospedada, como mencionado acima, na Ilha Coco Blanco, que é das raras opções com banheiro privativo. É uma ilha super pequena, com apenas 5 cabanas e 3 delas de frente (pra não dizer de cara, já que estava a menos de 10 passos) pro mar.

Se preferir reservar diretamente com o administrador da ilha e das cabanas, é só entrar em contato pelo facebook (Betzander Arango) ou pelo celular: +50768789631. O Betzander é gente boníssima e foi um excelente anfitrião e guia. Há também outras opções de pacotes, à Coco Blanco ou a outras ilhas. É possível até mesmo fazer 1-day-tour, ainda que eu não ache uma boa opção.

Bom, passadas as informações logísticas, um pouco mais sobre os passeios e ilhas que visitei e sobre a própria Coco Blanco.

O porto de onde saem os barcos é feio, precário e desorganizado, mas os motoristas dos traslados terrestres e os responsáveis pelo traslado em barco se conhecem e acabam se achando e tudo dá certo no final.

Coco Blanco, a ilha onde me hospedei, é pequena e tem uma pequena praia onde ficam 3 das 5 cabanas. Essas 3 são as melhores cabanas de Coco Blanco, então não custa nada pedir já na reserva para ficar numa das cabanas de frente pro mar. Todas as cabanas têm piso de madeira e banheiro privativo, um luxo quase inexistente em outras ilhas de San Blás. É tudo super simples mas suficiente. A ilha certamente não está entre as mais bonitas, mas como todos os dias se visitam outras ilhas, não vi nenhuma desvantagem nisso. E vi sim muita vantagem em ter um banheiro na cabana.

San Blás: 1° dia

Depois da chegada a Coco Blanco, tomamos café da manhã e em seguida saímos para o passeio de barco. Paramos primeiro num banco de areia no meio do mar (tenho fotos), dentro do aqruipélago. Foi aqui que vi a primeira estrela do mar, linda e enorme. É como uma piscina natural bem rasinha, com água super super transparente, cercada por algumas ilhas à distância. Aqui quem quiser pode fazer snorkelling nos corais que delimitam a “piscina”, para ver diversos tipos de peixes e outras espécies bem de perto, inclusive arraias e moreas.

Depois seguimos para Isla Perro Chico, passando no caminho pela Isla Pelicano (impressionante, literalmente um montinho de areia com poucos coqueiros e uma cabaninha, cercado por água azul transparente. Na Isla Perro Chico quem gosta de snorkeling também vai curtir, porque tem um barco naufragado praticamente quase na praia, com muita vida marinha em volta. A ilha é espetacular e tem estrutura de restaurante e banheiros (e também tem cabanas de hospedagem, com banheiro compartilhado). Como eu tinha refeição incluida na “minha” ilha, só comprei bebida e curti aquele paraíso.

San Blás: 2° dia

Como o dia amanheceu meio nublado, acabamos saindo depois do almoço para o passeio (o nosso guia e administrador da ilha foi super maleável para decidirmos sobre os passeios)

A Isla Chichime é um espetáculo que nos deixa boquiabertos logo ao nos aproximarmos com o barco. É uma das maiores ilhas do arquipélago, mas ainda assim se pode dar a volta caminhando em 15 minutos. Muitos barcos, veleiros e catamarãs param aqui, mas isso acaba dando até um certo charme ao lugar. Aqui vimos muitas estrelas do mar, lindas e grandes dando o maior mole bem na beiradinha da praia…. Percebi muitos mochileiros nessa ilha, que também tem cabanas para hospedagem e áreas para camping.

Saindo de lá ainda passamos pela Isla Perro Grande (que na verdade me pareceu até menor que Isla Perro Chico) no fim da tarde e a encontramos totalmente vazia, só com a família Kuna que mora ali, deitados nas redes… Foi uma boa pausa para fotos e contemplação, no maior sossego.

No dia seguinte já fui embora, de volta a Ciudad de Panamá. Ainda fiquei uma noite na cidade antes de partir de volta ao Brasil.

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

8 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito da sua dica, pois eu já havia pensado em passar uns dias no Panamá, mas não sabia em qual lugar. Espero muito também gostar de lá.

  2. Estive em San Boas em abril deste ano… por 2 noites…. realmente foi bem difícil encontrar informações… fui com meu marido e queríamos conhecer Cayo Holandeses… para tal… encontrei um pacote que fechei com El Machico Hostel… como era uma época fora de temporada… tratei por email… mas fechei diretamente quando cheguei no Panamá…. tive que pagar em dinheiro…. por volta de 270 dólares…. ficamos hospedados em Isla Diablo… ela tem cabanas privadas e compartilhadas….. pegamos uma cabana privada…. o banheiro era compartilhado… essa parte é ruim…. mas na medida do possível… estava sempre limpo…. os índios limpavam os 2 banheiros frequentemente….. por este preço tínhamos 3 refeições incluídas…. um passeio no primeiro dia…. e no dia que teríamos inteiro por lá…. fomos a Cato Holandeses…. não tenho palavras para descrever a beleza… é uma ilha bem longe…. difícil de ter passeio por lá… por fim…. foi um fim de semana show de bola!! Ah…. levamos água.. mas sinceramente…. se eu soubesse o preço que era na ilha…. nem teria levado….. a da ilha era geladinha! Rs….. a minha, em temperatura ambiente….rs… super indico a visita a ilha…. e ficar mais que um bate e volta…. é um perrenguinho que vale a pena… pra conhecer uma nova cultura!! Fiquei com vontade de voltar e conhecer Chichime!!! Quem sabe um dia….

  3. Que ótimo relato! Sanblas é mesmo lindo, eu vivo a um tempo no Panamá, e tô tentando conhecer todos as ilhas, cada uma tem a peculiaridade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

Sair da versão mobile