Um dos passeios que a gente queria muito fazer nessa viagem ao Japão com as crianças era visitar o Hakone Open Air Museum, que é como o nome já diz um “museu a céu aberto”. Pelo que eu já li em blogs de viagem, similar ao Inhotim no Brasil. Eu tinha visto fotos na internet da fantástica instalação Woods of Net que fica nesse museu e o lugar foi logo pro topo da minha lista, tinha que levar as crianças lá. Atualizado em outubro de 2015: a Woods of Net fechou permanentemente.
A primeira vez que li sobre Hakone foi lá no Viaje na Viagem quando estava planejando a nossa primeira viagem ao Japão em 2006, o Ricardo Freire tinha escrito sobre o passeio no lago Ashi para ver o Monte Fuji. Acabamos deixando a cidade de fora na primeira visita, e dessa vez quase não fomos novamente, por um simples motivo: o clima! Nas duas semanas que ficamos em Tóquio a previsão em Hakone estava sempre ruim, com chuva, e a gente não queria encarar a viagem (de quase 2h até lá) e pegar o Hakone Open Air Museum com chuva e não conseguir ver o Monte Fuji no passeio do lago. Acabou que no penúltimo dia, acordamos e fomos olhar a previsão do tempo, que mostrava sol sem nuvens, e resolvemos ir só pra passar o resto do dia. O meu plano original era passar uma noite em Hakone, pra poder fazer tudo com calma, até pra não gastar 4h indo e voltando no mesmo dia, mas justamente por causa dos dias de chuva desistimos e acabamos fazendo um bate-e-volta. Mas valeu a pena, a Julia e o Eric brincaram muito por lá, ela até hoje vê as fotos e fala como foi legal.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
O Hakone Open Air Museum fica pertinho da estação Chokoku-No-Mori, menos de 5 minutos de caminhada. Entramos e já ficamos babando no lugar, no meio de uma floresta, lindo, e começamos a passear no meio daquele monte de esculturas e instalações a céu aberto.
Fomos andando em direção da Woods of Net, da artista Toshiko Horiuchi Macadam, que tricotou manualmente essa rede coloridíssima para ser usada da forma como as crianças quiserem. Estava bem cheia, muitas crianças brincando. Julia começou a dar pulinhos de felicidade, foi logo tirando os sapatos e correu pra se enfiar lá dentro, foi logo escalando tudo. O Eric quis entrar também, muito engraçado. Essa instalação é um imenso tricô (ou crochet) de cordas coloridas, pras crianças escalarem mesmo. Os adultos ficam ali com inveja, dá vontade de entrar também 😉 Foi difícil tirar as crianças de lá, a Julia não queria sair de jeito nenhum. Mas me diga, se você fosse uma criança, ia querer sair dali?
Continuamos andando pelo museu, dali fomos para o pavilhão com obras de Picasso, que infelizmente não pode ser fotografado por dentro. Muitos desenhos, esculturas, pinturas, cerâmicas do artista depois, seguimos pelo jardim: eu fui explorar uma parte com mais esculturas e o Gabe levou as crianças para uma outra instalação onde elas podiam brincar.
As crianças foram para a Curved Space – Diamond Structure, de Peter Jon Pearce. Parece uma colméia de abelhas transparente, onde as crianças podem brincar e escalar os túneis. Preciso dizer que os dois adoraram a brincadeira? Um lado é para crianças de 0-6 anos e o outro de 6-12 anos.
Novamente foi difícil de tirar as crianças da brincadeira, mas a gente ainda queria que eles vissem o playground especial que esse museu tem, e corremos lá um pouco antes do museu fechar. Olhem que barato:
E assim encerramos a nossa visita a esse museu fantástico, saí de lá realmente muito feliz de ter visto o lugar, ainda mais num dia espetacular como esse. Recomendo muitíssimo a visita, principalmente se você está com crianças.
A lojinha do museu tem uma seleção linda de móbiles, bichinhos e bonecos de papel, pras crianças montarem.
No próximo post vou falar sobre como chegar a Hakone, porque tem muitas opções e esse post estava virando um post sobre logística ao invés de uma visita ao museu!
Informações úteis:
Hakone Open Air Museum
Site oficial: http://www.hakone-oam.or.jp/english/
Horário: diariamente das 9h-17h (entrada permitida até as 16h30).
Preços: 1.600 ienes por adulto, 800 ienes por criança no ensino fundamental e médio, 1.100 por jovens estudantes do segundo grau, universitários e idosos (acima de 65 anos). Crianças com menos de 6 anos não pagam. Deficientes físicos tem desconto. Só aceitam pagamento em dinheiro. Consulte sempre o site oficial para verificar os preços.
Mapa: Você pode fazer o download do mapa em PDF aqui.
Observação: crianças até 12 anos podem brincar nas instalações.
Se você não viu os outros posts da série Japão, navegue por aqui:
Planejando uma viagem para o Japão
Roteiro de viagem pelo Japão
Guia Fotográfico de Comida Japonesa
O que fazer em Tóquio
Onde ficar em Tóquio
Passeios de 1 dia a partir de Tóquio
O que fazer em Quioto
Compras no Japão
Restaurante em Tóquio: jantando com os Ninjas
Um dia em Nara, a antiga capital do Japão
Como é o Takayama Matsuri, um dos festivais mais famosos do Japão
Tóquio com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena
Como chegar a Hakone (e como se locomover na área)
Como é a Tóquio Disney Sea, o parque da Disney que só o Japão tem
[…] mais famosos do Japão Tóquio com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena Visitando o Hakone Open Air Museum Procurando hotéis? Use o Booking.com Siga Aprendiz de Viajante no Twitter Curta Aprendiz de […]
Amei esse post! Aliás, estou amando a série de posts sobre o Japão. Para ser sincera o país nunca havia despertado meu interesse, mas os últimos relatos começaram a mudar minha opinião! =)
Ah, e também fiquei morrendo de vontade de brincar nessas instalações. Imagino com as crianças devem ter se divertido!
Brigada Dani 🙂 Eu queria voltar a ser criança só pra poder brincar também!
Lu, o Hakone lembra mesmo o Inhotim! Eu adoro esse tipo de museu, com espaço para adultos e crianças, para quem entende sobre arte e para os totalmente leigos, como eu. 😉 Mas o que mais gostei no post foram as carinhas de felicidade da Julia e do Eric! Dá para ver que eles realmente se divertiram!
Beijos!
Pois é, por todos os posts que eu já vi sobre o Inhotim (o seu inclusive) acho que é o mesmo conceito. Só que o Hakone Open Air tem essas instalações maravilhosas pra crianças, não vi nada específico para crianças brincarem no Inhotim, tem?
Lu, eu realmente não me lembro de nada paracido no Inhotim. Vou reparar na próxima vez em que eu for lá e depois te conto!
Nossa… babei muito neste post Lu. O Dylan estava aqui vendo e falou: A gente pode ir lá? Eu quero ir lá.. ai fui mostrar pra ele no mapa que fica no Japão… então já está no topo the nossa lista pra quando a gente for no Japão.
Hehehe acho que não tem criança que veja e que não queira ir 😉 A Julia tava falando aqui "eu queria ir lá de novo"…
Ótimo! Lugar interessantíssimo! Vou ler mais sobre o Japão, pois nunca esteve na minha lista de prioridades…
Kátia, leia sim, acho que você vai se surpreender! 🙂
Lu, que belo post! Obrigada por dividir conosco esta incrível experiência.
Obrigada Nelma, que bom que gostou 🙂
Oi, Lu. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Obrigada Natalie! 🙂
Oi Lu,
Muito legal o lugar. Estava pensando em ir até lá em fevereiro mas sei que vou ter que aturar um frio intenso.
Vcs foram no Monte Fuji tb? Estava querendo combinar os 2 passeios num bate e volta de Toquio.
Estou aguardando o post sobre como chegar lá. Vai me ajudar muito no planejamento.
JB, pois é, eu não sei como vai ser o frio nessa área, nas montanhas sempre é mais frio e normalmente tem mais neve. Mas sinceramente, eu iria! 😉 Nós não fomos no passeio pra ver o Mt Fuji justamente porque não pegamos nenhum dia em que a montanha estava visível, estava sempre encoberta pelas nuvens. Já publico o post sobre como chegar!
JB,
a Carol foi ao Monte Fuji e escreveu um post pra gente aqui: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2011/06/11/escalada-do-monte-fuji-no-japao-com-a-carol/
Pronto, acabei de publicar o post sobre como chegar a Hakone: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2012/11/05/como-chegar-a-hakone-e-como-se-locomover-na-area/ Qualquer dúvida é só falar!
[…] Aprendiz de Viajante, por Luciana Misura: Visitando o Hakone Open Air Museum. Em Hakone, 2h de Tóquio, um museu a céu aberto tem jardins lindos cheios de esculturas e […]
[…] var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })(); Como falei no post anterior sobre o Hakone Open Air Museum, existem muitas formas de ir a Hakone, tudo depende de quanto tempo e dinheiro você quer gastar e […]
[…] mais famosos do Japão Tóquio com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena Visitando o Hakone Open Air Museum Como chegar a Hakone (e como se locomover na […]
[…] Visitando o Hakone Open Air Museum: Sempre achei que uma viagem para o Japão estava muuuuito além da minha capacidade de planejar […]
[…] of Western Art) e Ginza Dia 12: Shinjuku e Shinjuku Gyoen (picnic) Dia 13: Visitando Hakone e o Hakone Open Air Museum Dia 14: Roppongi (Mori Tower) e restaurante Ninja Dia 15: Sayonara Tóquio Observações sobre o […]
[…] of Western Art) e Ginza Dia 12: Shinjuku e Shinjuku Gyoen (picnic) Dia 13: Visitando Hakone e o Hakone Open Air Museum Dia 14: Roppongi (Mori Tower) e restaurante Ninja Dia 15: Sayonara Tóquio Observações sobre o […]
[…] of Western Art) e Ginza Dia 12: Shinjuku e Shinjuku Gyoen (picnic) Dia 13: Visitando Hakone e o Hakone Open Air Museum Dia 14: Roppongi (Mori Tower) e restaurante Ninja Dia 15: Sayonara Tóquio Observações sobre o […]
[…] of Western Art) e Ginza Dia 12: Shinjuku e Shinjuku Gyoen (picnic) Dia 13: Visitando Hakone e o Hakone Open Air Museum Dia 14: Roppongi (Mori Tower) e restaurante Ninja Dia 15: Sayonara Tóquio Observações sobre o […]
[…] of Western Art) e Ginza Dia 12: Shinjuku e Shinjuku Gyoen (picnic) Dia 13: Visitando Hakone e o Hakone Open Air Museum Dia 14: Roppongi (Mori Tower) e restaurante Ninja Dia 15: Sayonara Tóquio Observações sobre o […]
[…] japonês todo dia, ficou falando que queria morar lá. O lugar que as crianças mais gostaram foi o Hakone Open Air Museum, que é absolutamente fantástico e tem instalações muito legais pras crianças brincarem. Andar […]
[…] a 2h de Tóquio: Hakone Open Air Museum, Aprendiz de […]
[…] a 2h de Tóquio: Hakone Open Air Museum, Aprendiz de […]
[…] Visitando o Hakone Open Air Museum […]