Booking.com

Catedral de St Paul: obra prima de Christopher Wren em Londres

Date:

Share post:

A Catedral de St Paul em Londres não é apenas um dos ícones arquitetônicos da cidade – obra do arquiteto Sir Christopher Wren, responsável pelo projeto de dezenas de prédios na cidade, principalmente após o Grande Incêndio de 1666 – mas também a principal igreja da Diocese de Londres. A Catedral de St Paul divide com a Abadia de Westminster alguns eventos emblemáticos na história da cidade, da monarquia e política britânicas. Foi aqui o casamento do Príncipe Charles com a Diana, o funeral de Winston Churchill e os serviços de acão de graças que celebraram o Jubileu de Diamantes da Rainha Elisabeth assim como seu aniversário de 80 anos.

catedral de st paul (10)banner_guia_londres__728x90catedral de st paul (8)

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

A construção que vemos hoje data de 1710 e sobreviveu a Blitz durante a Segunda Guerra Mundial (ainda que tenha sofrido ataques e destruição de algumas partes), mas nesse local já existia uma igreja antes, destruída pelo incêndio de 1666. E, antes disso, outras igrejas ocuparam a área. Não há indícios fortes o suficiente para determinar uma data exata, mas é sabido que em 1087, também após um incêndio, a antiga Catedral de St Paul começou a ser construída ali.

O interior da Catedral de St Paul é imenso e impressionante. Como em várias catedrais na Inglaterra, ela tem a nave principal, o setor do coral e capelas adjacentes. Os mosaicos, pinturas e detalhes arquitetônicos são maravilhosos e estão em execelente estado, muito bem conservados. Eu não vou me atrever a escrever aqui a descrição exata de cada um dos setores da catedral, pois são tantos detalhes que jamais saberia reportar de maneira fiel e original. Aconselho utilizar o áudio guia caso você se interesse em saber mais durante a sua visita.

1033px-St_Paul's_Cathedral_Nave,_London,_UK_-_Diliff
Nave – By Diliff – Own work, CC BY-SA 3.0
776px-St_Paul's_Cathedral_Choir_looking_west,_London,_UK_-_Diliff
Coral – By Diliff – Own work, CC BY-SA 3.0

A cripta Catedral de St Paul guarda os restos mortais de Lord Nelson (comandante da Batalha de Trafalgar, é sua a estátua na Trafalgar Square) e outras personalidades britânicas, além de memoriais que prestam homenagem a militares, monarcas, religiosos e pessoas que de alguma forma deixaram um legado importante para a sociedade, como no caso de Florence Nightingale.

Outra grande atração da Catedral de St Paul é a vista de Londres lá do alto. Aliás, essa é umas das principais razões que levam os turistas e moradores até lá, pois ver a cidade do alto é sempre um prazer. É uma subida difícil, são cerca de 550 degraus (mas que você faz em ‘fases’). A primeira parte da subida é a mais longa, com pouco mais de 200 degraus, e que te leva até a Whispering Gallery (‘Galeria do Sussurro’). A partir dessa galeria você vê o átrio principal da Catedral abaixo, mas o que é mais bacana aqui é o ‘efeito sonoro’ dela. Se alguém fala baixinho, junto a parede, a partir de uma ponta da galeria, outra pessoa escuta na outra ponta. Por isso o nome!

Depois, mais um lance de escadas par alcançar o primeiro patamar já na parte externa, de onde já dá pra ver Londres, porém com a restrição da mureta, que é bem alta. Eu honestamente acho que nem é preciso parar ali (a não ser que você precise descansar), pois mais pra cima a vista é muito melhor e não tem um muro alto que dificulta a fotografia. Então, prepare as pernas para a última parte da subida! Lá no topo a vista é beeeem bacana, 360 graus! Dá pra ver não apenas os prédios do centro financeiro mas também o rio e até a London Eye. Outros prédios de onde se tem também vistas maravilhosas da cidade (como Sky Garden e The Shard) ficam perfeitos na foto.

catedral de st paul (5) catedral de st paul (4)

Comprando o ingresso você pode ficar dentro da Catedral quanto tempo quiser, mas eu acho que duas horas são suficientes. Infelizmente não é permitido fotografar lá dentro (algo que me irritou bastante, pois o ingresso é caro). É possível assistir as missas e você não paga nada por isso, mas é claro que não dá pra ficar passeando lá dentro durante o serviço. E você também não pode subir ou visitar a cripta se entrar lá para a missa sem pagar ingresso.

catedral de st paul (7) catedral de st paul (6)

Catedral de St Paul: informações práticas

  • A Catedral está aberta para visitação de segunda a sábado das 8:30 às 16:15 (a subida é permitida a partir das 9:30)
  • O ingresso custa £18. Compre o ingresso na hora ou com antecedência por aqui
  • É possível entrar sem pagar ingresso para assistir as missas, veja os horários no site
  • A Catedral de St Paul realiza também eventos musicais, bastante disputados (principalmente o concerto de Natal), veja toda a programação no site
  • Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a St Paul, na Central Line (vermelha), mas é possível ir caminhando de diversos pontos da cidade

catedral de st paul (11)

catedral de st paul (2) catedral de st paul (3)

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de Feriados no Brasil em 2024

Quando se trata de planejar aquelas escapadas que recarregam nossas energias e trazem experiências inesquecíveis, não há ferramenta...

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Procurando pelos feriados no Brasil em 2024? Clique aqui! Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...