Praga é uma das cidades mais encantadoras da Europa. Sua arquitetura belíssima e história fazem da cidade um destino perfeito mesmo para quem não se interessa pelos temas. A cidade ainda é barata para os padrões europeus e há uma infinidade de atrações.
1- Visitar o Castelo de Praga
O castelo de Praga é um dos cartões postais da cidade e pode ser visto de vários pontos da cidade. O complexo, que é composto de vários palácios, igrejas e até a vila com a casa onde viveu Franz Kafka, pode ser visitado em meio dia. Um dos destaques é a Catedral de St Vito, de arquitetura gótica, que é ainda mais linda por dentro. Outros pontos a serem visitados são o Antigo Palácio Real onde fica o Vladislav Hall, a Basílica de St. George e a Golden Lane, que é a ruazinha de casas coloridas onde viveu Franz Kafka.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
2. Praça da cidade antiga (Staroměstské náměstí)
A praça é um dos grandes exemplos da arquitetura estonteante de Praga. Há prédios em estilo rococó, gótico e há vários monumentos, palacetes e igrejas prontos para serem descobertos. Sempre cheia, ela tem vários restaurantes e bares que oferecem um ponto de descanso perfeito para observar o vaivém de turistas.
3. Observar os detalhes do Relógio Astronômico
O relógio astronômico, é um dos mais antigos e mais detalhados relógios já fabricados no mundo e é outra atração muito popular em Praga. Ele está localizado na praça da cidade antiga e tem um showzinho que atrai multidões a cada hora mostrando a procissão dos Doze Apóstolos. Além desse mecanismo, o relógio tem uma esfera astronômica que indica a hora e a posição do sol e da lua, uma esfera com medalhões que representam os meses. Conta a lenda que Mestre Hanus, quando terminou seu trabalho no relógio, foi cegado pelas autoridades da cidade para que não pudesse repetir a obra em outra cidade.
4. Fazer um tour de Kafka
Franz Kafka, autor de obras primas como “O Processo” e “Metamorfose” nasceu e viveu em Praga por muitos anos. É possível fazer um tour seguindo os passos de Kafka,visitar a casa que ele nasceu, a rua que tem seu nome, o café Louvre onde ele se encontrava com seus amigos intelectuais, a livraria que pertenceu ao seu pai e até o túmulo da família.
5. Se hospedar (ou visitar) no Prédio dançante (Tančící dům)
Destoando dos prédios históricos, mas ainda assim muito interessante é o prédio dançante, prédio bêbado ou “Fred and Ginger”, que foi projetado por Frank Gehry como se fossem duas pessoas dançando. Dentro dele funciona atualmente o “Dancing House Hotel”.
6. Atravessar a Ponte Charles
Uma das pontes mais famosas da Europa, a Ponte Charles é o principal ponto de conexão entre a cidade antiga e o castelo de Praga. De dia ou de noite, há sempre movimento na ponte com vendedores ambulantes, músicas e a paisagem muda completamente com a iluminação noturna. A ponte tem uma torre em cada lado e de cima delas pode-se ter uma visão lindíssima da ponte e de Praga. Construída no século 14, a estrutura de pedras impressiona e transporta diretamente para a idade média. Há várias estátuas dos dois lados da ponte. A mais popular está até gasta… ela fica do lado direito se você estiver caminhando em direção ao castelo e acredita-se que tocá-la traz sorte. Ela representa um homem que foi morto pelo rei e seu corpo jogado da ponte. Segundo histórias locais, as pessoas viram o espírito saindo do seu corpo.
7. Passear pelo bairro judeu – Josefov
O Josefov é uma extensão da cidade antiga e tem várias sinagogas e outras atrações que podem ser visitadas. A rua principal chama-se Pařížská e como o nome sugere, dá mesmo a impressão que você está caminhando por uma rua chique de Paris. Ela é super bem conservada e recheada de lojas de marcas chiques, mas tente sair dela e andar por suas redondezas. Muita gente visita o antigo cemitério judeu e também as sinagogas.
8. Passeio de barco pelo Rio Vltava
O passeio mesmo não vai muito longe dependendo da época do ano, mas quer fazer algo ainda mais legal? Se hospede em uma casa barco. O Matylda é um boat hotel (BOTEL – hotel barco) e restaurante, ancorado na margem do rio Vltava e oferece acomodações simples a preços convidativos.
9. Assistir um show
Recitais nas igrejas e sinagogas de Praga, espetáculos de música tradicionais no Teatro Nacional e óperas são alguns dos espetáculos disponíveis em Praga. Há shows na hora do almoço, durante o jantar e pela rua pode-se encontrar barraquinhas vendendo ingressos para os shows do dia. As quatro estações de Vivaldi estão sempre tocando em algum lugar. O show de marionetes encenando a Ópera de Mozart e o Teatro Negro de Praga são outros destaques e há também vários shows acontecendo nas ruas, especialmente na Ponte Charles.
10. Comer pratos típicos
Praga tem uma culinária muito interessante. Há pratos pesados a base de porco, coelho, carneiro, mas o Beef Goulash(que se parece um pouco com nosso estrogonofe) é uma delícia. Mas o que você não pode sair de Praga sem experimentar é o Trdelník, uma massa fininha deliciosa coberta com açúcar e canela que são vendidos em toda esquina e cada lugar vende com variações diferentes: com Nutella, coco e até com frutas e chantilly dentro.
E você já conhece Praga? O que mais curtiu na cidade?
Leia mais sobre Praga:
- Praga- Dicas Práticas
- Praga – o que fazer na cidade
- Onde se hospedar em Praga: Hotel Barco Matylda, Mandarin Oriental
- Tour de Kafka em Praga
- O castelo de Praga
- Arquitetura e Inspiração em Praga
[…] 10 coisas para fazer em Praga Por Claudia Beatriz – Aprendiz de Viajante do blog Aprendiz de Viajante. […]
Praga é sensacional. Só da cerveja ser mais barata que água nos supermercados eu já me animei a viajar pra lá. Adorei a cidade e as dicas desse post são realmente imperdíveis.