Uma designer por formação não poderia deixar de incluir uma visita ao museu e arquivo da Bauhaus no roteiro de Berlim. Então, em dezembro de 2010, arrastei meus pais e marido lá em meio a nevasca que cobriu a capital alemã de branco (e adiou nosso retorno a Londres por 4 dias, mas isso é outra história).
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
A Bauhaus é um dos movimentos mais importantes da história do design, e começou como uma escola, lá nos idos de 1919. Apesar de sua curta existência (até 1933) tem uma história intensa – com mudanças de cidade, mudanças em sua liderança e portanto mudanças na sua forma de pensar design. Enfim, é muita coisa pra um post só, e aconselho os interessados no assunto a pesquisar: não faltam bons sites e livros que discorrem sobre a Bauhaus, tim tim por tim tim.
O prédio que hoje abriga o museu e arquivo da Bauhaus foi projetado pelo fundador da escola, Walter Gropius. Quando cheguei lá na frente, fiquei bastante emocionada, por estava vendo de pertinho aquele prédio icônico, com as torres compostas por um quarto de círculo no topo, que eu conhecia tão bem e estudei tanto.
A área dedicada ao museu em si é pequena, e o ingresso custo 7 euros. Deixei meus pais e o marido esperando no café e fui lá olhar, não dava pra ir embora sem essa! Olha, honestamente, vale a pena pagar o ingresso se você realmente gosta de design, arte e arquitetura. Eu diria que é um museu mais técnico, precisa saber um pouco sobre a Bauhaus ou então você vai achar um tanto sem graça. Infelizmente não é permitido fotografia lá dentro, mas você poderá ver documentos sobre a criação da escola e trabalhos de alunos. Há também uma coleção de peças desenhadas pelos renomados designers que foram estudantes ou professores da Bauhaus, como Marcel Breuer e Vassily Kandinsky.
Até hoje a Bauhaus influencia profissionais da indústria criativa, e , sendo ou não um adepto do estilo, é inegável sua importância para o desenvolvimento do setor.
Bauhaus-Archiv museum für gestaltung
Klingelhöferstraße 14
D – 10785 Berlin
Telephone: +49 30 – 25 40 02 0
E-mail: bauhaus@bauhaus.de
@DiaDeMochileiro | Berlim: o museu da Bauhaus http://t.co/YyvC29uB | @AprendizViajant
Berlim: o museu da Bauhaus http://t.co/nKhSd067 via @aprendizviajant
Dicão do domingão! RT @viagemeviagens: Berlim: o museu da Bauhaus http://t.co/OThjAFEt via @aprendizviajant
A dica da @HeloRighetto no #designparaviagem dessa semana é o museu da Bauhaus em Berlim http://t.co/oi5bob82
revivi os dias de muita neve em #Berlim com esse post aqui http://t.co/n8FXRBno via @aprendizviajant
Berlim: o museu da Bauhaus http://t.co/k0NIsLli via @helorighetto para a coluna #designparaviagem
Será @fabsmarx ??? “@AprendizViajant: Berlim: o museu da Bauhaus http://t.co/2LDKdCHz via @helorighetto para a coluna #designparaviagem”
Imperdível!! RT @AprendizViajant
Berlim: o museu da Bauhaus http://t.co/BbGWnjPs via @helorighetto para a coluna #designparaviagem
[…] @aprendizviajant | berlim: o museu da bauhaus | LINK 2. @penelophy | museus de munique: museu alemão e pinacotecas | LINK 3. @raphanomundo | berlim […]
Olá, irei viajar agora para lá e gostaria de saber se você comprou os tickets antes ou só lá na hora?
comprei na hora, é bem tranquilo, costuma estar vazio