Istambul e Capadócia na Turquia com a Karina

istambul-640x250

A Karina fez a viagem que está na minha listinha pra esse ano: Istambul e Capadócia com um passeio de balão e como eu sei que muita gente está querendo fazer este roteiro, pedi para ela escrever esse 3×4 pra gente. As fotos estão maravilhosas… vontade de arrumar as malas e ir pra Turquia hoje, não é?

Karina

Karina

Nome: Karina Ferraz

Profissão: Arquiteta

Blog:
www.malaminha.blogspot.com

Posts relacionados a viagem:
nenhum ainda

Cidade/Pais:
Rio de Janeiro, BR

Roteiro:
Turquia – Istambul e Capadocia

Quem foi:
Fomos eu e minha mãe

Quantos dias:
7 dias, sendo 4 em Istambul e 3 em Goreme, na Capadocia.

Estação do Ano:
Inverno

Ar/Trem ou Mar:
Fomos de avião direto para Istambul pela Turkish Airlines, com as passagens compradas direto na companhia, ficou mais barato assim. O trecho interno foi feito de avião pela Pegasus Airlines, uma low cost turca, comprada pelo Skyscanner. Serviço excelente em ambas.

Istambul

Istambul

Hotéis: Fiquei no Hotel Agan, em Sultanahmet, baseado em indicações que recebi e adorei. Super bem localizado, fomos andando para as principais atrações do bairro, inclusive o Grand Bazar. Para quem não quer andar, a estação do tram fica bem pertinho. O staff do hotel e incrível, me ajudaram com tudo o que precisei e sempre com muita educação e simpatia, fiquei realmente encantada. Os quartos não são luxuosos, mas são bem limpos e confortáveis e, como paguei cerca de 70 euros a diária, achei super valido e honesto. Recomendo muito.

Ponte-do-Bosforo

Ponte do Bosforo

Atrações/Passeios: Istambul é uma cidade apaixonante, o skyline e lindo, com todos aqueles minaretes apontando ao céu, o som do chamado das orações sendo ouvido em todos os locais dão uma atmosfera e magia ao lugar. E fácil de se localizar e conhecer e as maiores atrações da cidade estão concentradas numa mesma região, vou listar aqui as que considerei mais legais.
Hagia Sophia, com certeza a minha preferida! Eu que sou arquiteta e estudei muito sobre esse marco da arquitetura bizantina, não tive como não me emocionar por estar ali dentro, a grandiosidade daquela construção e daquela cúpula são inexplicáveis. Nem a descaracterização que ela sofreu quando foi transformada em mesquita foi capaz de tirar seu brilho, acho ate que aqueles lustres gigantescos deram um charme a construção.

Hagia-Sophia

Hagia-Sophia

Hagia-Sohia

Hagia Sohia

A Mesquita Azul, localizada em frente, que foi construída para ser mais bonita que a Hagia Sophia é realmente linda. A decoração em azulejos em tons de azul, associada a iluminação dão uma sensação de paz, vale tirar o sapato para a visita.

Mesquita-azul-2

Mesquita azul

Palácio Topkapi, muito legal poder visitar o Harém, o acervo também e bacana. Mas o mais marcante pra mim foi a área dos fundos, com uma vista deslumbrante do Bosforo.

Jardins-do-Topkaki

Jardins do Topkaki

Os bazares são super indicados também, mas eu curti mais o Spice Bazar, achei mais autêntico. Dá pra comprar coisas típicas bem legais com um assédio menor.

Spice-Bazar

Spice Bazar

Cisternas da Basílica, achei meio mais ou menos, mas vale visitar pelo porte da construção.

Praça Taksim e Isitkal Caddesi – Lugar ótimo para um people watching, olhar as vitrines e acompanhar o ritmo de vida dos turcos.

Atravessar para o lado asiático também, so pelo prazer de pisar na Ásia, pelo menos pra mim que não fui ainda.

Restaurantes/Bares que vale a pena mencionar: O meu preferido foi uma indicação excelente da Mari Campos, o Topaz. O restaurante e lindo, excelente comida e com uma vista de cair o queixo. Vale pedir o drink da casa, o Topaz.

Istambul-a-noite-vista-do-Restaurante-Topaz

Istambul a noite vista do Restaurante Topaz

Lugar para compras/souvenirs: Eu comprei quase tudo no Spice Bazar, desde chas, temperos ate artigos de decoração. Na praça Sultanahmet tem também algumas lojinhas bacanas com artigos com preço bom.

Producao-de-ceramica

Produção de cerâmica


Imperdivel(Ponto alto da viagem):
Pra mim, o melhor da Turquia foram os turcos, sem duvidas. Fiquei encantada com aquele povo tão simpático, atencioso e prestativo.

Furada:
Graças a Deus não tive nenhuma, foi tudo perfeito.

Se pudesse planejar de novo, o que mudaria? Ficaria pelo menos uma semana inteirinha flanando por la.

Indicado para:
Todo mundo, de todas as idades

capadociamain

capadocia

 A região da Capadócia engloba algumas cidades, como Goreme, Nevsehir, Urgup e Avanos, todas com opções de hospedagem. Eu escolhi Goreme por ser a maior e por ter sido indicada como a mais estruturada.

Hoteis: Fiquei no Stone House Cave Hotel, em Goreme. Fica bem no centrinho de Goreme, da pra fazer bastante coisa a pé. O hotel é lindo, muito confortável e novamente com um staff incrível. Ganhamos upgrade de quarto e ainda um tour privado dado pelo dono do hotel, uma das pessoas mais bacanas que já conheci. Ele fez questão de nos levar de carro para conhecer alguns lugares que os tours não levam no inverno. O café da manha e delicioso, um verdadeiro banquete e os chás locais estão a disposição o dia inteiro, ate mesmo no quarto.

Balao

Balao

 


Atrações/Passeios:
Na Capadocia não faltam coisas pra fazer e em qualquer lugar você encontra aquelas formações rochosas surreais características do local. Ate mesmo no centrinho você esbarra com varias.

Formacao-no-centro-de-Goreme

Formação no centro de Goreme

Dá para fazer tours guiados, por conta própria, de carro alugado, a estrutura para turismo do lugar e incrível e as atrações pincipais são próximas, o que facilita bastante. Como fui no inverno e estava bem frio, optei por fazer tours guiados. Dentre as principais atrações, destaco:
Goreme Open Air Museum, um mundo de coisas para ver e conhecer, eu me encantei com as capelas escavadas na rocha e as lindas pinturas com a historia do cristinanismo, pena não poder fotografar.

Open-Air-Museum

Open Air Museum

Open-Air-Museum-2

Open Air Museum

Vale da Imaginação, um lugar onde as rochas tem formas que mexem com a imaginação mesmo, a diversão e ficar associando as formas a animais, pessoas. A mais conhecida do local é a “camelo”.

Vale-da-imaginacao

Vale da imaginação

Vale das chaminés, outra área que poderia perfeitamente ser chamada de Lua, Marte.

Chamines

Chamines

Sunset place, uma área alta próximo ao centro de Goreme perfeita para assistir ao por do sol, no meu caso não teve sol, mas a vista do vale todo coberto de neve ficou na memória.

Sunset-place

Sunset place

Os tours levam também a uma fabrica de cerâmica e um local para degustação de vinhos da região, nada imperdível.

Restaurantes/Bares que vale a pena mencionar: Por ser inverno, muita coisa estava fechada, incluindo os locais mais conhecidos e recomendados. Optamos por fazer as refeições sempre próximo ao hotel por conta do frio, o bom de ficar hospedado no centro de Goreme e ter opções perto. Uma coisa que me impressionou foi que absolutamente todos os restaurantes onde fomos, desde o mais simples aos mais bacaninhas, tinham internet wifi a disposição do cliente.

Panorama-Valley

Panorama Valley

Lugar para compras/souvenirs: No centro de Goreme tem algumas lojinhas, dei uma olhada e os preços são similares a Istambul.

Imperdivel(Ponto alto da viagem): O vôo de balão, sem sombra de duvidas. Vale o perrengue de madrugar no inverno, com temperaturas negativas para ter essa experiência única. Imagino que fazer o vôo no verão seja incrivel por acompanhar o nascer do sol e a luz iluminando a região, no inverno não tivemos essa experiência. Mas sobrevoar a Capadocia coberta de neve foi mágico também. Fiz o vôo com a Kapadokia Baloons e adorei, super profissionais, simpáticos e atenciosos, como os turcos.

Decolando

Decolando

Vale.jpg

Vale

Balao-4

Balão

Furada: Graças a Deus não tive nenhuma, foi tudo perfeito.

Não repetiria jamais: Deixar a minha bota de neve em casa.

Se pudesse planejar de novo, o que mudaria?
Ir no verão, mas um dia eu volto.

Indicado para:
Todo mundo!


Comments

  1. says

    Tudo anotado, um dia eu vou conhecer a Capadócia! Minha viagem de retorno pra Istambul já está marcada, mas desta vez nao vai dar pra ir até lá… mas retornar à Turquia nunca é um sacrifício, realmente é um país lindo e de povo muito simpático. Recomendo muito Pamukkale, lindíssimo!

  2. says

    2 lugares realmente espetaculares, que figuram na lista de qualquer viajante antenado. Gostei do “passeio virtual”, e principalmente de ver fotos da Capadócia com neve, que até então eu nunca tinha visto, e que ficou linda do mesmo jeito! Ótimo relato e dicas, vou deixar anotado para o futuro. Parabéns!

  3. milton m. vieira says

    Eu e m/esposa viajamos muito, eu 70 e ela 57.Adorei as informações da Karina.Queria mesmo informações a respeito da Turquia, tanto é que já estou reservando p/outubro. baseando naquelas dicas.Parabéns.Milton e Sonia.

  4. Flávia says

    Olá Claudia, tudo bem?
    Adorei seu post.
    Estou planejando ir para I+C agora em novembro.
    Vc poderia me passar umas informações?
    vc fechou os passeios aqui no BR ou lá mesmo?
    vc tem informações sobre o tempo em novembro? é outono né? sei que a previsão é de 8 a 15º , gostaria de saber que época vc foi…
    Se possível, me passa essas informações.
    Meu e-mail flavialopes76@gmail.com
    vou te add no twitter tb!

    Obrigada.

    Flávia

    • Karina (@nina_fego) says

      Oi, Flávia!

      Eu reservei tudo aqui no Brasil mesmo, sem intermédio de agências. Os tours, caso queira fazer, você consegue fechar lá mesmo, direto nas agências locais ou com a ajuda dos hotéis, a oferta é imensa. E como você vai em novembro, que não é alta temporada, você não vai ter dificuldades. Em Istambul nem precisa tour, é super tranquilo de fazer tudo sozinha.
      Quanto ao clima, eu fui em dezembro e na Capadócia a temperatura chegou a -4º C, estava tudo coberto de neve. Em novembro a temperatura é mais amena e não costuma nevar, mas esse ano eles estão esperando por um inverno mais rigoroso, vai acompanhando para saber. Em Istambul o clima é mais agradável mas venta bastante, o casaco é essencial.
      Se precisar de mais dicas, pode falar!

      Karina

  5. says

    Olá Claudia,
    estou pensando em ir p Turquia em meados de julho com minha filha de 12 anos e meu marido,mas sei q é muito calor. O q vc acha?
    Também gostaria de ir sem excursão, mas não conheço pessoas q foram p/ lá por conta, vc poderia me dar uma orientação onde me hospedar, principalmente por estar com minha filha e imagino que falar ingles pouco adiantará?
    Muito obrigada.
    Sol

  6. says

    Olha, estava totalmente tensa com a viagem que vou fazer em janeiro de 2013 para Istambul, mas agora já me sinto mais confortável na decisão de ir! Obrigada pelo incentivo e as dicas!

  7. Rebecca says

    Ola querida, amei o blog!
    Vou p Istambul no dia 27/12 passar 5 dias, estava pensando se conseguiria ficar 3 em istambul e 2 na Capadocia ou se isso seria mt cansativo e tiraria o meu prazer especialmente pelo frio!

    Conto c a sua ajuda!
    Outra coisa, quanto foi o passeio de balão pq tenho a oportunidade de fazer em dubai ( ficarei lá 4 dias) então nao sei se realmente, nessse momento vale a pena irp a capadocia tb!

    Bjusss e parabens pelo blog!
    Bjuss

  8. says

    Estarei indo em dezembro, devo pegar esse frio bom né?? rsrs Estou ansiosa, e espero que tenha neve, deve ser realmente mágico! Gostei de suas informações, fotos, e comentários sobre sua viagem, me inspirou mais ainda, obrigada! abraços

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *