Como Visitar a Casa Branca nos Estados Unidos

Casabranca

Para quem vem a Washington DC , uma das principais atrações a ser visitada é a Casa Branca.  Já contei inclusive em diversos posts sobre como visitar a Casa Branca(por fora) de um lado e do outro. Mas claro, todo mundo gostaria mesmo é de fazer uma visitinha dentro da Casa Branca e chegar o mais próximo possível dos Obama. Apesar de ser possível, a tarefa não é fácil..  e como descobrimos hoje, praticamente impossível se você é Brasileiro. A razão… continue lendo…

A Adriana C., que vem a Washington DC em alguns dias, me perguntou como fazer e eu respondi com a informação que oficial que eu tenho:

“Você precisa entrar em contato com a Embaixada do seu país, com pelo menos 3 meses de antecedência e eles é que marcam as visitas”.

Tinha avisado pra ela, que já tinha tentado um contato, sem sucesso. Mas ela resolveu mandar um email e para minha surpresa ela recebeu uma resposta oficial da Embaixada. Aqui então eu posto a resposta, que assim, todos vocês já ficam sabendo de antemão sobre o procedimento.

 

Cara Senhora,

Com as medidas de segurança impostas a partir de 11 de setembro de 2001, o acesso de visitantes à Casa Branca ficou bem mais restrito.

Conforme consta no sítio eletrônico da Casa Branca, cidadãos americanos devem solicitar visitação através de seus representantes parlamentares, e visitantes de outras nacionalidades através de suas Embaixadas em Washington. É permitido às Embaixadas solicitar visitas para grupos fixos de 10 nacionais (não são aceitos grupos compostos de diversas nacionalidades). As autoridades responsáveis elaboram, assim, uma “lista de espera” e, ao aprovarem os pedidos, determinam uma data e um horário para a visita. Não é possível, portanto, solicitar visitas individuais ou de grupos maiores, nem em datas a desejo do visitante.

A Embaixada foi informada de que a “lista de espera” é muito longa – de vários meses – o que, somado à obrigatoriedade de um número específico de pessoas por grupo, e de uma data predeterminada, tem inviabilizado tais pedidos. A título ilustrativo, vale registrar que há mais de três anos, por estas circunstâncias, a Embaixada não tem apresentado pedidos de visita à Casa Branca. Há informações de que este procedimento esta sendo revisto, tendo em vista o grande número de visitantes e a longa espera a que são submetidos.

Consulado Geral do Brasil em Washington D.C.
Assistência a Brasileiros

 

Agora um detalhe, se você tem passaporte de outro país, eu sugiro tentar entrar em contato com a embaixada desse país. Vai que eles tem um procedimento diferente não é mesmo? Depois de ser aprovado, se conseguir, você ainda vai passar por uma inspeção do serviço secreto e claro, cameras são terminantemente proibidas.

E se você quer ter pelo menos um gostinho de como é a Casa Branca por dentro, o White House Visitor Center tem sempre exibições de mobiliário, vestimentas, maquetes, documentários e uma lojinha com souvenirs da Casa Branca, incluindo a famosa “bola de natal” oficial. O Visitor Center oficial está atualmente fechado para reformas e só vai reabrir no final de 2013, mas há um temporário funcionando no Elipse Visitor center na esquina das ruas 15th e E st, bem pertinho da Casa Branca.

Agora só nos resta esperar que esses procedimentos mudem ou que a nossa Embaixada resolva entrar na lista de espera, não é mesmo?

 


Comments

  1. Amanda Ariela says

    Fui pros EUA em um programa chamado “Jovens Embaixadores” e eles conseguiram com que a gente visitasse a Casa Branca! Foram 45 jovens com guia e foi lindo demais! Uma das melhores experiencias da minha vida! Hahaha

    Foi uma pena não poder tirar foto! E se eu soubesse que era tao restrito assim, teria aproveitado mais! Hahahaha

    Parabens pelo post!

    • Aprendiz de Viajante says

      Legal Amanda!
      Você veio em que ano? Eu fui a fotografa oficial dos Jovens Embaixadores em uma das visitas deles aqui, só não me deixaram entrar na Casa Branca com eles. :(

      • Amanda Ariela says

        2012 mesmo! Hahaha Que bacana, Claudia!

        Esse ano parece que foi a mesma coisa! Hahaha O fotografo oficial também não pode entrar! Podiam deixar, né? Mesmo que sem cameras!

        Mas olha, essa visita é para deixar bem guardadinha no coração! Hahaha

  2. AdrianaC says

    Uma pena né, Claudia.., mas DC deve ser uma cidade tão bela que a gente não sentirá falta de conhecer a morada de Obama. Pra compensar, como vc mesma já deu a dica, ficamos com a visita ao Capitolio, cujo agendamento é facilmente feito pelo próprio site. Obrigada por compartilhar a informação! Um forte abraço, Adriana Chacon.

    • Aprendiz de Viajante says

      Adriana,

      com certeza.. não vão faltar coisas pra fazer por aqui. Aproveite a sua viagem!

  3. maria de fatima silva david gonçalves says

    bom dia gostaria de enviar um email para o obama ou para algum de seus lideres como faço?

  4. Eloiza Squisato says

    Oi Claudia! Adoro seus posts…. Gostaria de saber se ainda temos q entrar em contato com a embaixada brasileira p agendar a visita a Casa Branca!!

    Obrigada!!

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *