10 coisas que eu amei em Munique

7
Munique

Munique é uma cidade intensa: muita coisa pra fazer, uma atmosfera ótima e ainda por cima localização perfeita para fazer uns passeios pela vizinha Áustria. A cidade tem de tudo: ótimos restaurantes, um complexo de museus maravilhosos, parques e transporte público que te leva pra tudo que é lugar. Você pode ficar lá 2 dias ou 10 dias, e seu passeio será maravilhoso de qualquer jeito.

Com tanta coisa pra experimentar, listo aqui o meu top 10 – quem sabe te deixa com vontade de ir pra Munique?

Comer (e beber!) em um biergarten

Acho que um biergarten está para Munique assim com um pub está para Londres. Existem vários pela cidade, e qualquer guia vai indicar os mais populares/maiores (eu fui no do parque Englischer garten, que fica perto do centro da cidade). Em dias quentes e ensolarados, eles costumam ficar cheios (imagino que fim de semana seja concorridíssimo!), mas vale a pena buscar uma mesa e fazer sua refeição lá. Funciona como um self service: várias ‘estações’ servem diferentes tipos de comida, você vai pegando o que quer (inclusive a cerveja) e paga no caixa.

Munique (7) Munique (6)

Sente-se em uma das mesas comunitárias, coma devagar e aprecie a melhor coisa do lifestyle de Munique!

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Comer (e beber!) na Hofbräuhaus

Ok, todo mundo que vai pra Munique recomenda a Hofbräuhaus, não é novidade nenhuma… mas isso é porque o lugar é muito bacana! Vai turista, vai local, é uma barulheira, você precisa caçar uma mesa e torcer pro garçon notar que você está aguardando fazer o pedido – e tudo isso faz com que a Hofbräuhaus seja tão divertida (além de servir comida típica de ótima qualidade). Se você estiver com sorte, vai até ter música ao vivo.

Munique (11) Munique (10)

Gostaria até de ter ido mais vezes lá (fui só no almoço, a noite deve ser bem bacana), então não fique com medo de ser ‘pegadinha’ pra turista – vá!

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Passear (e correr) pelo Parque Olímpico

Munique recebeu os Jogos Olímpicos em 1972, e apesar dos acontecimentos trágicos que aconteceram lá, o legado é positivo. O parque é um espaço público lindo, verde e amplo (partes do parque foram construídas com debris da Segunda Guerra Mundial). É possível inclusive fazer algumas atividades pagas, como o tour do estádio e subir da Olympiaturm, uma torre que proporciona uma vista incrível da cidade (e que tem também um restaurante).

Munique (5)

Mas o mais legal é andar por lá sem pressa, pegar um sol, alimentar os patos… eu tambem aproveitei o parque olímpico para correr (afinal, a gente sai de férias mas precisa manter a forma!), então fica a dica pra quem curte fazer exercícios!

Comprar um relógio cuco e uma caneca de cerveja

Eu adoro um souvenir de viagem, não nego. Curto de tudo: coisas artesanais, peças de artistas e designers, e até os cacarecos (vide a minha coleção de globos de neve que só cresce…). Então eu acabo entrando em tudo que é lojinha de souvenir, pra desespero dos meus companheiros de viagem. Em Munique, na Neuhauser Strasse (uma rua comercial fechada para pedestres que começa ali perto da estação central -Hauptbanhof –  e vai até a Marienplatz), existem algumas lojas que vendem os tradicionais relógios cuco e as canecas de cerveja típicas de Munique. Ambos são produzidos na Alemanha e carregam muita tradição!

Munique (9)

Eu tenho um relógio cuco em casa, herança de família de mais de 30 anos, mas comprei um de presente – o bichinho não é barato, pois é cheio de detalhes (eu comprei o mais simples/menor e paguei 125 euros). Comprei também uma caneca de porcelana, mas olha, foi difícil escolher! As canecas de cerveja são lindas, tem de vários tamanhos e formatos, vários desenhos diferentes.

Visitar o Residenz

O Residenz é um complexo de palácios incrível, que vem se transformando desde sua construção em 1385. Hoje em dia o lugar é um grande museu, e sala após sala eu fiquei embasbacada com a decoração, arquitetura e detalhes dos espaços. Acabamos visitando por acaso, pois era domingo e quase tudo estava fechado na cidade – fomos andando e chegando lá estava aberto. Ainda era cedo e não tínhamos outros planos, então lá fomos nós.

Munique (2)

A visita é cansativa, são dezenas de salas! No fim as pernas já estavam cansadas – mas eu fiquei realmente encantada com o Residenz. O ingresso custa 7 euros. Funciona o ano inteiro, fechando apenas dia 1 de janeiro, 24 e 25 de dezembro e também na terça feira que antecede a quarta de cinzas. De 28 de março a 18 de outubro abre das 9 às 18h, e nas demais datas das 10 às 17h. Mais informações no site.

Entrar na Asamkirche

Munique, como toda a Alemanha, tem igrejas lindas. Mas a Asamkirche eu achei especial – a arquitetura barroca grita, e eu fiquei maravilhada tentando absorver todos os detalhezinhos. Ela foi construída entre 1733 e 1746 como uma igreja privada, e ainda bem que acabou se tornando acessível para o público!

Munique (8)

A Asamkirche fica na Sendlinger Strasse, 32 (perto do Sendlinger Tor)

Utilizar o transporte público

Falando como turista, achei que Munique tem um ótimo sistema de transporte público. Trem, metrô, tram – dá pra ir pra todo canto (a cidade não é tão grande assim, até da pra fazer tudo a pé), inclusive ir pro aeroporto (utiliza o trem da linha S1 ou S8, leva uns 40 minutos). Nós usamos bastamte o tram, já que o hotel era pertinho de um ponto e estávamos a 20 minutos a pé do centro.

Compre o bilhete que dura 3 dias se você pretende usar transporte público pelo menos três vezes por dia, acaba valendo a pena! Há também uma opção para quem está grupo, que compensa bastante. Veja nesse site mais informações sobre tarifas e tipos de bilhete.

Ver o Rathaus-Glockenspiel funcionando na Marienplatz

O carrilhão fica na torre principal da prefeitura, localizada no coração de Munique, a Marienplatz. Todo dia as 11 da manhã (e no verão também às 12h e 17h), ele é acionado e a ‘apresentação’ dura cerca de 15 minutos. É como se fosse um teatrinho, já que cada uma das duas partes conta uma história. Achei uma graça, realmente encantador! A multidão fica toda olhando pra cima, e no final rola até um aplauso!

Munique (4)

Alugar carro e ir passear na Áustria

Como eu contei no post sobre Konigssee, além de passearmos muito em Munique nós usamos a cidade como base para fazer alguns passeios bate e volta para a Áustria (alugamos carro). A paisagem da estrada (vá pela rota alpina, não pelas estradas principais o tempo todo,  é preciso dar uma enganada no GPS e colocar alguns vilarejos como destino pra conseguir que ele te tire da estrada principal) é sensacional, parecia que eu estava dentro do filme ‘A Noviça Rebelde’ e a qualquer hora a Julie Andrews ia aparecer dançando e cantando da minha frente.

Munique (1) Munique (12)

O melhor de alugar carro é ter a liberdade de parar onde bem entender – e acho que isso foi a melhor coisa dos passeios que fizemos!

Hospedagem em um ótimo hotel

Sair um pouquinho do centro faz uma diferença imensa no preço do hotel. Eu fiquei no Hotel Europa, e fui embora muito satisfeita. Até dava pra ir a pé para o centro, mas a gente acabou usando o tram (tem um ponto quase na frente, e qualquer um leva ao centro em 5 minutos) para não se cansar a toa.

O Hotel Europa tem quartos ótimos, limpos e espaçosos. O wifi gratuito funciona bem (principalmente de manhã, a noite todo mundo entra e ficava mais lento), mas a grande surpresa foi o café da manhã. Eu realmente não esperava um café da manhã tão bom pelo preço que paguei (500 euros por 6 noites, o casal) – e se você lê os reviews no booking.com vai perceber que muita gente concorda comigo.

Ah, algumas noites chegamos tão cansados no hotel que não tivemos pique de voltar pro centro pra jantar. Então duas vezes acabamos indo buscar pizza na pizzaria delivery que tem ao lado (Call A Pizza, gostamos, mas não aceita cartão, leve dinheiro) e outras duas noites fomos em um restaurante típico que também fica pertinho, logo depois da pizzaria, o Raffus Wirsthaus. Outra opção é ir no supermercado ali perto – tem um praticamente do outro lado da rua, e outro maior e mais chiquezinho se você andar um pouco mais – saindo do hotel, vire a direita, e caminhe umas 3 quadras.

Faça aqui a sua reserva no Hotel Europa ou veja mais hotéis em Munique.


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


7 COMENTÁRIOS

  1. De fato, Munique é encantadora, o clima e as pessoas da bavária são super acolhedoras, bem mais cool que Berlin!! Voltaria muitas vezes, aliás, a Alemanha toda é incrível! Fiz todos os seus top 10, mas fui à Austria de trem usando o bavarian ticket, que tb é super em conta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui