5 perguntas que sempre me fazem sobre Londres

13
Londres

Ao longo dos anos escrevendo sobre turismo em Londres por aqui (e sobre minha vida em Londres no meu blog pessoal), venho recebendo muitas perguntas sobre a cidade – resolvi então escrever esse post compilando 5 das perguntas mais populares, que podem ajudar mais pessoas planejando a viagem pra capital britânica.

Lembrando que temos uma página especial sobre Londres com todos os posts que já foram pro ar organizados em categorias, e temos também nosso Guia de Londres, um livro completo com todas as dicas que você precisa para sua viagem (não deixe de ler o post 10 dicas para quem vai pela primeira vez para Londres e também as dicas de Londres em vídeo no You Tube)

banner_guia_londres__728x90

Mas vamos as perguntas! E se você tiver outras dúvidas, deixe nos comentários que farei meu melhor pra responder.

Consigo me virar com inglês básico?

Consegue. Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo – não tem baixa temporada, está inundada de turistas o tempo todo. Lojas, restaurantes e prestadores de serviços estão acostumados a lidar com pessoas que não falam inglês. Mas você talvez tenha problemas para ler cardápios de restaurantes, então é bom ter um app no celular para traduções. No mais, Londres é uma cidade fácil de ser navegada. Com o mapa em mãos, sabendo onde você está e pra onde quer ir, você se vira sem estresse mesmo não falando inglês.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Design-2015-08-03-19-28-24

Obviamente que, quanto mais você souber do idioma, melhor. Sempre bom saber pelo menos falar ‘olá’, ‘bom dia’, ‘por favor’ e ‘obrigada’. Então, assim que você marcar uma viagem para Londres, comece a se informar pra aprender algumas palavrinhas e sentenças chave. Hoje em dia é tão fácil, mas tão fácil, que não tem desculpa!

Vou passar frio?

Londres fica na Inglaterra, que por sua vez fica na Grã Bretanha, que por sua vez é uma ilha no norte da Europa. Ou seja, é mais frio que o Brasil e ponto. Mas isso não significa que faz frio o ano inteiro. O que é preciso compreender é que o ‘impacto’ obviamente é maior quando você sai de um verão brasileiro para passar uns dias no inverno londrino. E que o verão londrino é ameno – por mais que tenha temporadas quentes, é arriscado você pegar dias frios para os padrões brasileiros, coisa de 14, 15 graus.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

A dica é simples: na semana que antecede sua viagem, fique de olho na previsão do tempo (aconselho o site bbc.co.uk/weather). As ondas de calor vem e vão muito rápido, então em uma viagem de uma semana você pode andar de shorts e camiseta e também de calça e jaqueta. Também depende bastante da sua sensibilidade ao frio. Claro, nos meses de inverno não tem jeito, não vai fazer calor, leve seu casaco pesado. Mas nos meses de primavera e verão, a mala precisa ser mais ‘eclética’. Leve sempre uma jaqueta ou trench coat, mas não há necessidade de luvas e gorro, por exemplo.

offers_728x90_Brazilian Portuguese

Vai chover?

Vai. Mas não vai ‘cair o mundo’. Raramente tem tempestade em Londres, a chuva mais ‘comum’ e que infelizmente é frequente – fazendo a má fama da cidade injustamente, já que em outras partes do mundo chove muito mais porém em um menor espaço de tempo – é a chuva fina, que vai e volta algumas vezes durante o dia.

perguntas londres 1
Volume de chuva em São Paulo
perguntas londres
Volume de chuva em Londres

Você vai perceber que os locais nem dão muita bola pra essa chuva fina (as vezes nem pra chuva forte!), e nem abrem o guarda chuva! Mas é claro, nem todo mundo gosta de se molhar, então carregue um guarda chuva na bolsa (ou uma capa daquelas de plástico). Ah, e caso você tenha o azar de estar na cidade quando cai uma chuva daquelas, use o dia para conhecer museus. Vamos combinar que não é tão ruim assim né?

Clique aqui para ler sobre a temperatura em Londres.

Qual a melhor época pra ir?

É sempre bom, acreditem! Londres tem atrações abertas o ano todo, e o mesmo roteiro que você faz no verão, você pode fazer no inverno, na primavera e no outono. O que muda é o clima, e consequentemente o que você vai levar na mala.

O visual da cidade também muda bastante de acordo com as estações. A Londres que você conhece no inverno é muito diferente da Londres no outono, por exemplo. Na primavera e verão você verá os londrinos tomando sol no parque e fazendo pique-nique, no outono você verá as diferentes cores das folhas nas árvores e uma luz sensacional no fim do dia, e no inverno você verá o charme das luzes de Natal e, quem sabe, pegar um pouco de neve. Esses são pequenos exemplos para mostrar que vale a pena visitar Londres em qualquer época do ano, sempre será inesquecível!

attraction_728x90_Brazilian Portuguese

Qual a melhor região pra eu me hospedar?

Localização central deve ser a base da busca. Procure hotéis que sejam próximos a estações grandes de metrô (que servem mais de uma linha, preferencialmente), como Waterloo, Westminster, London Bridge, Leicester Square, Charing Cross, Kings Cross, Covent Garden, Piccadilly Circus e Green Park. Todas essas estações são próximas a grandes atrações e permitem caminhadas a pé.

Lembre-se: estar perto de uma estação de metrô não significa necessariamente estar bem localizado (turisticamente falando). Para quem vai a Londres pela primeira vez, estar em um bairro fácil de achar e repleto de restaurantes e atrações poupa bastante tempo e até mesmo dinheiro (pois você precisará menos do transporte público).

Bairros bastante turísticos, como Notting Hill ou Greenwich, também oferecem boas opções de hospedagem, mas vale lembrar que você necessitará mais tempo de deslocamento. Ou seja, é mais fácil estar no centro e visitar esses bairros em um dia do que hospedar-se neles e ir para o centro todos os outros dias.

Para quem já conhece Londres, é outra história: vale a pena considerar hospedar-se um pouco fora do centro, até mesmo para explorar bairros que geralmente ficam fora do roteiro turístico de quem vai pela primeira vez. Antes de fazer sua reserva, certifique-se em que zona fica o hotel e lembre-se que, a partir da zona 3, a diferença no custo de transporte público pode não compensar a ‘pechincha’ do hotel.

Veja hotéis em Londres no booking.com


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


13 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o post Helo 🙂

    Eu fui em março e dei sorte pois choveu só uma vez, o restante só o friozinho maravilhoso de Londres rsrsrs
    Cidade incrível com pessoas muito atenciosas, realmente vale a pena mesmo sem saber o idioma.

    Bjus 😉

  2. Vale dizer também que sempre vale checar a velocidade do vento quando se checa o tempo. O termômetro pode marcar 20 graus, mas se o vento é de mais de 10 milhas por hora a sensação térmica pode ser de 15 graus – afinal estamos numa ilha onde sempre venta bastante.

  3. Muito legal saber dessas informações, mas tenho uma outra dúvida, se você puder me responder vou ficar muito grata. Em dezembro, vou pra Europa pela primeira vez. Saio de SP, paro em Lisboa, troco de avião (creio eu, porque fico apenas algumas horas) e meu destino final é a Itália. Depois vou pra França, Bélgica, Holanda e por fim, Irlanda, Escócia e Inglaterra. (termino a viagem em Londres, passo a virada do ano lá e volto). Eu faço a imigração em Portugal ou na Itália (que é meu primeiro destino, efetivamente) e depois faço a imigração na Escócia ou em Londres? É confuso, né? Afinal, quantas imigrações vou fazer com esse roteiro? Tenho tudo acertado, mas tô meio desesperada com isso, porque cada um fala uma coisa. Obrigada!

  4. O bairro de Camden é uma boa opção de hospedagem, em relação ao metrô e ao centro da cidade?
    Obrigado

  5. Bom dia,

    Gostei do seu post… tenho uma pergunta.. pra quem nunca viajou p fora do País e quer aprender inglês.. vc indica Londres? o que acha?

    Grata.

    • Oi Sandra – eu indicaria uma cidade do interior. Em Londres tem gente do mundo todo, inclusive muitos brasileiros, então a gente acaba falando bastante português. Acho que para uma experiência de imersão o melhor é ir pra uma cidade menor!

  6. Oi, Helô!
    Estou aqui lendo vários dos seus posts sobre Londres e meu coraçào está apertadíssimo de saudade.
    Fiquei pouco mais de um mês na capital britânica, no início de 2015. Adorei curtir o inverno e tive sorte de ver neve pela primeira vez na vida.
    Fiquei em uma casa de família, em um bairro da zona 3, mas não me arrependo pela distância do centro.
    Foi tudo incrível. Planejo voltar na primavera assim que possível.
    Londres é minha saudade constante de todos os dias.
    Um super abraço pra vc!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui