A Minha Terça Nada Básica no Restaurante Roberta Sudbrack

9
Eu me apaixonei por um Bomboloni através do Twitter, quase morrendo de água na boca todo dia, quando ela postava as delícias do dia diretamente da cozinha. Ela, que me parece tão íntima, já que eu “sigo” seus passos no Twitter é Roberta Sudbrack, a chef que comandou a cozinha do Palácio Alvorada e tem um restaurante com a sua assinatura no Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Na última semana ela ainda ganhou o prêmio da Veja como Chef do Ano. Escutei tantas maravilhas sobre a comida e o Bomboloni, que me prometi que na primeira oportunidade, faria uma “ponte Washington DC-Rio” só pra ir provar. Ouvi dizer também que ela era “overrated”. Mas e sou igual São Tomé, ver, digo, provar para crer!

Pois a oportunidade veio quando fui convidada para falar num congresso em São Paulo. A oportunidade perfeita de fazer uma escala no Rio, ver a família e matar minha vontade.

Desembarquei no Rio, vi a família, fui ao cabelereiro e a manicure e já estava na hora de ir ao restaurante antes de ir pra São Paulo. Fiz uma reserva para quatro, esperando levar comigo alguns amigos. Mas o dia foi tão corrido e meu iPhone não colaborou e eu me vi indo para o restaurante sozinha. O taxista não sabia do local, se perdeu pelo Jardim Botânico, mas me deixou na porta alguns minutos antes do horário da minha reserva.
Roberta Sudbrack

Minha primeira impressão foi que apesar de badaladíssimo não tem aquela coisa de pompa que te deixa desconfortável logo na entrada. Eu estava de malas na mão, literalmente, porque ia direto para São Paulo depois do jantar e o Maitre D’ foi de uma gentileza sem par. Guardou minha malinha e me encaminhou para uma mesa perto de uma família de 6 pessoas que comemorava uma data especial. Me mostrou o cardápio e explicou muito gentilmente as opções para o jantar. Além da experiência completa com 8 pratos, era dia de “Terça Básica*”, uma opção mais simples, com entrada e prato principal.

E aqui abro parenteses… se você veio aqui procurando o review de alguém que entende muito de cozinha, pare por aqui. Eu sei comer bem, aprecio uma comidinha bem feita, mas não entendo nadica de gastronomia. Sou péssima cozinheira, não sei diferenciar a maior parte dos ingredientes e sequer me lembro o nome de todos os pratos. Não diga que não avisei! …Fecha parenteses.

O restaurante estava ainda vazio quando cheguei. Mas aos poucos, todas as mesas foram sendo ocupadas. Casais, famílias inteiras com crianças, grupo de amigas celebrando aniversário. A terça-feira é animada por lá e uma coisa é certa… de básica não tem nada. Eu comecei escolhendo um espumante e logo de cara, uns pãezinhos deliciosos foram servidos, daqueles recém saídos do forno que parece que foram feitos na casa da sua avó.

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom de desconto da BLACK FRIDAY para ganhar 30% de desconto APRENDIZDEVIAJANTE ! Esse é o maior desconto que eles dão no ano! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

E como num balé perfeitamente coordenado, os pratos começam a vir. Um a um. E daqui pra frente, as fotos falam melhor que as palavras. Primeiro, estas delícias de derreter na boca… eu chamaria de bolinhos do céu, mas o nome certo me parece que é gougéres. Está faltando um na foto, porque eu só lembrei de fotografar depois de comer um.

Gougéres

De entrada, uma saladinha simples e deliciosa. Com umas “folhas de abobrinha” meio crocantes. Dá água na boca só de lembrar.

Salada de entrada

O prato principal, uma carne tão macia com batatas assadas no sal. Delícia!

Prato principal

Imagina que eu estava no paraíso a essa altura e eis que eu vejo de relance, o chapéuzinho da chef que veio falar com algumas pessoas no salão. Então ela é de verdade, não é só um nome no cardápio! Dois minutos depois ela sumiu cozinha adentro de novo, sem que me desse chance de estragar meu disfarce de moça bem comportada.

E a parte mais esperada da noite… a sobremesa… não era Bomboloni! Como eu escolhi a terça básica, a sobremesa era a parte, mas apaixonada por sobremesas que sou, levei menos de 10 segundos para decidir que eu ia sim, provar a sobremesa do dia.

Tortinha de Pera

No lugar do tão sonhado e esperado Bomboloni, uma tortinha de pera em calda toffee. Tão delicada, que fui comendo quase com pena, apreciando cada colherada, sabendo que cada uma me deixava mais próxima do fim. Muito prazer tortinha de pera, muito feliz em saber que você existe. Bem vinda a minha lista de sobremesas favoritas.

Pra fechar a noite, junto com a conta, veio uma colherzinha com brigadeiro. Carinho. Foi só o que consegui pensar. Fechamento perfeito para uma noite perfeita. No fim, fiquei pensando que além da comida sensacional, de saber juntar os ingredientes como ninguém, ela também reuniu uma equipe fenomenal. O serviço é impecável…do manobrista ao garçom, todo mundo extremamente cortês sem ser .

De curioso na noite, uma das pessoas da família da mesa em frente veio a minha mesa perguntar se eu trabalhava na TV, porque eles juravam que já tinham me visto em algum lugar. Tive que desapontá-los e dizer que não. Mas o avô não se deu por vencido e quis tirar uma foto comigo assim mesmo.

Na saída, eu só pensava em quando eu vou poder voltar ao Rio de Janeiro, porque eu tenho que voltar… pra provar do Bomboloni. Ou será que ela faz um menu só de sobremesas pra eu não ter que escolher entre o Bomboloni e a minha recém-mais-amada Tortinha de Pera?

Informações Úteis:

Roberta Sudbrack
www.robertasudbrack.com
Rua Lineu de Paula Machado 916
Jardim Botânico – Rio de Janeiro

*Terça Básica: Entrada e Prato Principal por R$49,00. Bebida e sobremesa a parte.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


9 COMENTÁRIOS

  1. Adorei seu texto, faço gastronomia e meu sonho é ir no restaurante da Roberta comer o bomboloni também!

  2. Poxa,meu sonho de consumo é ir no restaurante dela ou então no D.O.M mas para isso, tenho que economizar pelo menos um ano de mesada para comer bem e sem restrições.

    • O D.O.M realmente é uma experiencia gastronômica, já fui no Dalva e Dito também e é diferente. o D. O.M é bem mais caro mas vale a pena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui