A Praia Zlatni Rat em Bol, Brac – Cartão Postal da Croácia

2

Zlatni Rat é a praia cartão-postal da Croácia e fica na cidade de Bol, em Brac, uma ilha que pode ser visitada a partir de Split. Ela é a razão que muita gente escolhe a ilha de Brac para visitar e fica numa reserva natural. Seu formato triangular dá um aspecto exótico ao local e ela está em praticamente todas as listas de praias mais lindas da Europa. As águas cristalinas são um dos grandes atrativos por aqui e a praia é de pedrinhas. As correntes e o vento mudam constantemente o formato da praia, mas é praticamente imperceptível pra gente.

Depois que você chegar em Bol(no fim do post eu contei em detalhes como chegar nela saindo de Split), dê uma passeada pelo centrinho, que tem vários restaurantes na Riva(calçadão) e um porto bem fotogênico.

Do centrinho de Bol até a praia são mais ou menos 3km e na alta temporada há um trenzinho que leva os visitantes até bem pertinho da praia e um serviço de boat táxi que custa 15 kunas por pessoa.

Mas o caminho até ela é bem gostosinho de fazer, calçado, com árvores e vale a pena ir observando as outras praias e estrutura do lugar pelo caminho.

A caminhada até a praia é pelo meio da reserva, que tem estrutura de restaurantes, banheiros e quiosques de esportes aquáticos.

No meio das árvores há brinquedos para distrair as crianças quando elas ficarem cansadas da praia.

Existem várias áreas para fazer esportes aquáticos, como stand up paddle, kayak e windsurf.

E até chegar em Zlatni Beach você vai passar por algumas praias lindíssimas e de águas cristalinas.

A praia de Zlatni Rat em Bol

Zlatni Rat é definitivamente uma das praias mais lindas que eu já vi. Águas cristalinas e em tons de azul que vão mudando de acordo com a profundidade.

A praia tem estrutura com um beach club, aluguel de cadeiras, quiosques que vendem comidinhas e até barracas de frutas.

Na praia, o aluguel de cadeiras e guarda sol custam 15 kunas cada um, mas é preciso chegar cedo para pegar um disponível. Aqui é essencial alugar cadeira, por causa das pedrinhas que tornam inviável sentar numa canga ou toalha.

Existem vários pontos de sombra, já que ela fica numa reserva florestal, mas é preciso ter pelo menos um tapetinho mais grosso, pra não se machucar com as pedrinhas. Essa é a ponta da praia, onde dá pra ver um lado e outro do “triângulo” e as montanhas ao fundo.

Zlatni Rat fica bem lotada no verão, mas tem sempre um lugar ao sol pra quem quiser curtir a prainha. Ah.. não esqueça de levar a sapatilha aquática, porque ela é de pedrinhas.

Em Zlatni Rat é possível fazer snorkeling, mas nas praias adjacentes é onde acontecem os esportes de ação. Tem diversão pra família toda, de crianças a adultos que gostem de atividades mais radicais.

Abaixo a placa mostrando as fotos de como a praia mudou de formato nos últimos anos por causa do vento e marés.

A melhor maneira de ver a praia e seu formato triangular é do alto, num voo de paraquedas puxado por um barco, pra ter essa foto de capa do post(que aqui é cortesia do fotógrafo Eszabolcs Emich.

Eu estava com tudo certo para fazer o voo com a Flying Donkey, que fica alguns metros antes de chegar em Zlatni Rat, mas deixei para fazer no fim de tarde e começou a ventar e não me deixaram fazer, porque eu “era muito magra” para fazer sozinha. Fiquei esperando para ver se aparecia mais alguém pra ir comigo, mas não consegui. O voo custa 300 kunas(+/- 150 reais) por pessoa e 500 kunas ((+/- 150 reais) se foram duas pessoas juntas.

Preciso voltar para fazer esse passeio! Se você for, não esqueça de ter uma dupla pra ir com você, leve a GoPro e boas fotos!

Como chegar a Zlatni Rat em Bol a partir de Split

Para chegar lá existem excursões de um dia que saem do porto de Split ou você pode pegar a balsa regular e um ônibus pra aproveitar o dia na praia, por conta própria. Saindo de Split, vá até o porto da cidade e compre um ticket de balsa para Supetar em Brac na empresa Jadrolinija.

Dependendo da época a balsa sai a cada hora ou hora e meia, fora de temporada a cada duas horas. O ticket custa 33 kunas (+/- 16 reais). É possível levar seu carro, se você tiver alugado um, e custa 120 kunas(+/- 60 reais). A balsa é grande e não tem lugar marcado e leva 50 minutos para chegar até Supetar.

Em Supetar, uma cidadezinha de pescadores bem fofa, você vai andar uns dois minutos até a rodoviariazinha da Autotrans, comprar seu ticket e pegar um ônibus para Bol que fica do outro lado da ilha. O ônibus custa atualmente 43 kunas (R$21,50) cada trecho, mas se você comprar os tickets de ida e volta juntos, você pagará apenas 50 kunas (25 reais) e os horários podem ser encontrados nesse link .

De Supetar até Bol são mais ou menos 37 kilômetros e o ônibus leva cerca de uma hora até lá.

Chegando em Bol, o ônibus vai te deixar em frente ao centro de informações turísticas e esse é o mesmo lugar onde vai pegar o ônibus na volta. Fique atento as horários e no fim da tarde sempre ficam mais cheios.

Quanto custa ir de Split até Bol

De Split até Bol, como expliquei acima, se você usar o transporte público é preciso pegar uma balsa de ida e volta, que custa 33 kunas em cada direção e 40 kunas no onibus em cada direção. O total é de 66 kunas na balsa mais 80 kunas de ônibus. Custo total: 146 kunas (+/- 73 reais no cambio de hoje).

Brac além de Zlatni Rat em Bol

Brac é uma das maiores ilhas da Croácia e tem muito mais que Bol e Zlatni Rat. Ela foi uma das ilhas que eu considerei fazer uma base, por causa do acesso fácil de balsa com carro. Dá para entrar por ela em Supetar a partir de Split e sair por Sumartin para Makarska.  Outras praias de Brac que merecem uma visita são as praias de Lovrecina e Martinica.

Onde ficar em Brac

Se você resolver ficar em Brac, há opções de hospedagem em vários pontos da ilha. Como em toda a Croácia, há sempre mais opções de apartamentos que hotéis. Em Supetar há diversos apartamentos muito bem cotados e o Megi Apartman me foi recomendado por um amiga que se hospedou lá. Em Bol, do ladinho da praia mais famosa, fica o Zlatni Rat Beach Resort e no centrinho, o Boutique Hotel Bol foi também muito bem recomendado.

Veja opções de hospedagem em Bol, na Ilha de Brac e em Supetar, na Ilha de Brac.

E você? Já visitou Brac na Croácia?


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


2 COMENTÁRIOS

  1. Claudia as águas são frias como as da Grécia ? Estou planejando ir no final de maio mas me disseram que as águas são frias tanto em maio quanto em agosto, ou seja, não da pra fugir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui