Acampando em Ilha Grande, roteiro econômico de 3 dias

4

Acampar em Ilha Grande era um sonho, mas a gente tinha que fazer isso de forma mais econômica,  então eu, meu noivo, e dois amigos decidimos passar 3 dias em Ilha Grande, chegando no sábado e voltando na segunda. Eu sempre amei viajar e ter contato com a natureza, desse modo montamos o roteiro de um jeito a gente fosse conhecer praias lindas, sem gastar com passeios de barco. O ponto principal era começar a pesquisa de preços para saber quanto a gente ia precisar, depois disso começamos a planejar tudo!

No fim das contas um dos amigos não pode ir com a gente, e acabamos indo só em três pessoas, saímos bem cedo de casa para poder aproveitar bem o dia na ilha. Do Rio para Conceição de Jacareí fica em torno de duas horas e meia de carro, e o trajeto é super fácil.

Trajeto até Conceição de Jacareí

Ilha Grande não tem acesso por nenhum meio de transporte além dos barcos, então chegando a Conceição de Jacareí você logo é abordado por agentes de turismo. Fechamos primeiro com o estacionamento que deu 90 reais por 3 diárias. O valor do barco nas agências costuma ser padrão então vale mais a pena ir direto lá do que fechar com um agente na rua (as vezes eles podem cobrar a mais). A diferença entre os barcos é que o Flex Boat leva apenas meia hora para chegar até a ilha, enquanto a escuna leva em torno de uma hora mais ou menos só que é de 15 a 20 reais mais barata. O valor varia entre 20 e 45 reais. O primeiro horário é as 8 da manhã, e o último é as 18:30, nós optamos pelo Flex porque como a diferença de preço é pouca, ia valer mais a pena chegar mais rápido. Compramos a ida e volta juntas.

Flex Boat Ilha Grande

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

A gente chegou na Vila do Abrãao que é o ponto principal de entrada da ilha, a primeira impressão é de ser um centrinho com bastante movimento, e pessoas te oferecendo passeios a cada dois passos, nós não fizemos nenhum passeio de barco, ao invés disso escolhemos as trilhas. Você pode ver o mapa e a dificuldade da trilha na maioria dos estabelecimentos ao redor. Saímos do cais e fomos para o lado direito, nosso camping ficava muito bem localizado, mas não era dos mais hospitaleiros, então darei outras opções.

Onde ficar em Ilha Grande – Campings

  • Camping do Lucio

Endereço: Rua Gatúlio Vargas, n 206 – Vila do Abraão, Ilha Grande – Angra dos Reis.
Telefones:
(24) 3361-5775 / (24) 99813-3237.
E-mail:
campingdolucio@hotmail.com

  • Pousada do Bicão
Endereço: R. do Bicão, 133 – Vila do Abraão, Ilha Grande – Angra dos Reis 
Telefone: (24) 3361-5005
Site: http://www.pousadadobicao.com.br/
  • Camping Raio de Sol

Endereço: R. Amâncio Felicio de Souza, 8 – Vila do Abraão, Angra dos Reis – RJ
Telefone: (24) 3361-5744

  • Camping das Palmeiras
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 118 – Vila do Abraão – Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ, 23968-000
Telefone: (24) 3361-5059
  •  Camping da Cachoeira
Endereço: Rua do Bicão 52 – Abraão – Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ, 23968-970
Telefone: (24) 99988-7461

Praias em Ilha Grande

  • Abraãozinho

Assim que chegamos começamos a planejar pra quais praias a gente ia, montamos a barraca no camping, deixamos as coisas lá, e partimos. Começamos por Abraãozinho que fica para o lado esquerdo da ilha, é mais ou menos uma hora de caminhada. Todas as trilhas por lá são muito bem sinalizadas, e o melhor, você não gasta nadinha! Chegando na praia você se encanta, as águas são claras, rasas e sem ondas, a areia é fina e branquinha. Era um dia bem quente, e mesmo assim não tinham muitas pessoas por lá, é um ambiente que te deixa bem a vontade. Ficamos a maior parte do dia por nessa praia.

 

Praia Abraãozinho

Caminho até aAbraaozinho
Caminho para Abraãozinho
  • Abraão

Quando resolvemos ir almoçar já era de tarde, e como compramos tudo antes de entrar na ilha só chegamos e colocamos a carne na churrasqueira! No camping você pode guardar suas compras na geladeira, e ninguém mexe desde que esteja etiquetado. Almoçamos e partimos para a praia, ficamos dessa vez na Praia do Abrãao por ser a mais próxima do camping. A água não é das mais limpas por causa da quantidade de barcos que ficam naquela área, então nos afastamos o máximo possível. O mar também é quentinho, o que é normal na ilha.

Praia do Abraão - Ilha Grande

A noite eu e meu noivo já estávamos super cansados e preferimos jantar um miojinho e descansar para aproveitar o dia seguinte. Já o nosso amigo resolveu dar uma volta, e a noite na Ilha não decepciona, tem muitos restaurantes abertos, festa na praia, e bares de todos os tipos.

  • Praia da Feiticeira

No segundo dia na Ilha acordamos cedo, tomamos um café reforçado, enchemos nossas garrafas de água, e fomos para a trilha que leva a Praia da Feiticeira. E o lugar é mágico do início ao fim, vale a pena as quase dua horas de caminhada até a praia. No caminho a paisagem é estonteante, e a energia é maravilhosa, você consegue ouvir o som dos macacos e pássaros da área, e eles parecem estar bem perto.

Caminho para praia da Feiticeira

Mais um dos encantos nessa trilha é o Aqueduto de Ilha Grande que é ponto de referência da região, impossível chegar e não tirar ao menos uma foto!

Aqueduto de Ilha Grande

Quase no fim da trilha, tem uma placa indicando para subir para Cachoeira da Feiticeira, seguimos direto para ir a praia, e deixamos para visitar a cachoeira na volta.

Chegando na Praia da Feiticeira fiquei maravilhada, águas cristalinas num tom esverdeado, além da calmaria do lugar que estava vazio. Quando entramos a água estava quentinha, e foi possível ver peixinhos e também tartarugas que nadavam sem medo próximas a gente.  A parte da areia tem muitas árvores, o que fornece muita sombra para quem quer passar o dia. Ficamos lá até quando a maré começou a subir, o nível da água sobe até cobrir toda extensão de areia da praia.

Praia da Feiticeira

Praia da Feiticeira de outro angulo

Na volta estava quase escurecendo, então fizemos paradas mais curtas, mas as câmeras e telefones resolveram acabar a bateria todos juntos, então ficamos sem fotos, a única que temos é de um trecho onde a cachoeira passava, que entramos só para nos refrescar.

As trilhas fecham as 18:30 e guardas andam pelas trilhas para avisar as pessoas que não é permitido estar ali depois desse horário, e encaminham até a saída aqueles que insistem em ficar.

Cachoeira na trilha da Feiticeira

A noite saímos só para fazer um lanche, e ver a lua cheia aparecendo no horizonte. Fomos a uma lanchonete comer um hambúrguer e não achei o preço fora do normal, os lugares mais caros por lá são os da beira da praia, dá pra perceber a diferença de valor em mercados, restaurantes, ou lanchonetes.

No dia seguinte infelizmente já era hora de despedida daquele cantinho maravilhoso, a sensação de que tem muita coisa para fazer ainda por lá é gigantesca, e atualmente a saudade é maior ainda! A ilha recebe muitas pessoas que abandonam tudo para viver nesse paraíso, e eu cogito fazer isso até hoje. Não tem como não sair marcado de lá, a sensação de paz que o ambiente transmite é surreal. Quero voltar o quanto antes!

Quanto custa viajar pra Ilha Grande

Nós gastamos 100 reais por pessoa em duas noites no camping, o horário de entrada e saída é bem flexível, chegamos as 10 da manhã de sábado e saímos as 3 da tarde de segunda, a gasolina ficou em 75 reais por pessoa ida e volta, o estacionamento 90 reais em 3 diárias, de comida gastamos 180 reais para 3 pessoas, o barco para chegar na ilha ficou em 55 por pessoa (35 ida de Flex Boat, e 20 a volta de escuna). Então o total sem os extras foi de 350 reais por pessoa! Os adicionais dependem muito de cada pessoa, economizamos o máximo, lanchamos na rua apenas um dia e nosso único gasto além disso foi o açaí, não conseguimos resistir e tomamos todos os dias, e por sinal é delicioso! Tomei na Sorveteria Ally, que fica logo na saída do cais a direita. Recomendo que experimentem completo (mel, granola e banana picada), arrisco dizer que é o melhor que já provei!
Sorveteria Ally endereço: Rua da Praia, 701, Vila do Abraão, Angra dos Reis – RJ

Outros posts sobre Ilha Grande: Clique aqui

 

Autor da foto de capa: Alfredo J G A Borba
Link da foto de capa: commons.wikimedia.org


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


COMPARTILHAR
Artigo anteriorGuia de Londres: segunda edição no ar!
Próximo artigo7 anos do blog Aprendiz de Viajante

Stephanie Ramalho é apaixonada por viagens e não perde uma oportunidade de conhecer novos lugares. Amante da natureza, adora trilhas, acampar e seu destino na maioria das vezes é praia ou cachoeira, mas também curte muito uma metrópole, tanto que sua primeira viagem para o exterior foi para Londres e Paris. Viajar pelo mundo e aprender o máximo que puder sobre todas as culturas é um dos seus objetivos de vida.
Não esqueça de segui-la no Instagram: @Ramalhoste

4 COMENTÁRIOS

  1. Gostei do relato, a acampei 5 carnavais nessa beleza de ilha, praia de Lopes Mendes que linda!
    Gostaria muito de voltar lá após esses mais de 20anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui