Arizona: um passeio de balão em Scottsdale

4

Na nossa primeira viagem ao Arizona em maio de 2005, fizemos um passeio de balão em Scottsdale, cidade vizinha a Phoenix onde estávamos hospedados. O nosso passeio foi com a Hot Air Expeditions, que há mais de 16 anos faz vôos na área e já transportou mais de 100 mil pessoas. Eles voam em um balão de 250 mil pés cúbicos de ar e capacidade para 10 pessoas. Essa empresa tem diversos balões, todos grandes assim, e uma operação já bem afinada.

Eles nos buscaram no hotel cedinho (acordamos as 4h30 da madrugada!) e quando chegamos no campo onde seria a partida dos balões, as equipes já estavam em ação abrindo os balões no chão e começando a enchê-los. Esse processo levou apenas meia hora, nos chamaram pra entrar no cesto ainda deitado no chão e à medida que o balão foi enchendo e ganhando força, o cesto levantou do chão e ficou na posição correta. O cesto tem bordas bem altas, e como eu sou baixinha, ficava bem acima da minha cintura.

preparando os baloes
As equipes preparando os balões para o passeio: 30 minutinhos

Nosso balão foi o segundo a subir, eram 4 no total saindo quase ao mesmo tempo. É tudo em câmera lenta: os balões se movem bem devagar, subindo e descendo de acordo com as correntes de ar que o piloto escolhe pra pegar uma carona. Nem parece que o balão está subindo, se você estivesse de olhos fechados, ia achar que o balão não tinha nem se mexido.

balao quase pronto
Nosso balão quase pronto pra subir, eu e o Gabe já dentro do cesto (eu tirei a foto dele lá de dentro)
balao comecando a subir
Última foto em terra e o nosso balão começando a subir

A vista lá de cima era bem bonita, o deserto de Sonora e as casas, mas com certeza deve ser mais legal ainda fazer esse passeio perto do Grand Canyon ou Monument Valley, que tem paisagens mais interessantes do que a de uma área semi-urbana. Vimos muitos cactos Saguaro (já falei deles aqui) floridos (as flores duram apenas 24 horas), ovelhas, vacas e até alguns coyotes pelo caminho! Tem horas que o balão fica bem perto do chão, coisa de 50 metros talvez; em outros momentos chega a 5 mil pés! A maior parte do tempo eles voam a 120-150 metros de altura.

voando de balao
Voando de balão em Scottsdale, e o GPS mostrando posição e altura que o balão estava
voando de balao no deserto
Voando de balão no deserto de Sonora: muitos cactos, algumas montanhas, um reservatório lá longe

Uma coisa que me incomodou foi que eu e o Gabe ficamos bem embaixo da boca do balão, onde fica o maçarico, então toda vez que o piloto precisava esquentar mais o ar, a gente ficava com a cabeça quente e sentindo o cheiro de gás. Isso foi me enjoando durante o vôo, não recomendo ficar ali e não faria o passeio de novo nessa mesma posição.

Nosso vôo levou uma hora e meia até chegar ao local de pouso. O pouso é a parte mais chatinha: o cesto vai sendo arrastado pelo chão, até parar completamente – é o “freio” do balão. O piloto avisou que a cesta poderia virar de lado, mas não aconteceu. Fomos recebidos pela van da empresa que preparava uma mesa bem bonita com o café da manhã pra gente. Fomos todos batizados com champagne pelo nosso primeiro vôo de balão, e tomamos o nosso café cercados pelo deserto de Sonora.

pouso do balao
Uma última vista do deserto de Sonora e o balão já de volta ao chão

Informações úteis:
Hot Air Expeditions
Telefone: 1-800-831-7610
Lançamentos a partir de: The Deer Valley Airport, 704 W. Deer Valley Rd. Phoenix, AZ 85027
Preços: $199 dólares por pessoa com transporte ida e volta do hotel (num raio de 30 minutos) ou $179 sem transporte (você vai até o endereço acima por conta própria)
Dica: os vôos da manhã são de um modo geral mais longos que os vôos do final do dia (1h-1h30 versus 45min-1h) e todos custam a mesma coisa. Nos vôos de manhã cedo eles servem café-da-manhã e nos vôos do pôr-do-sol eles servem hors d’oeuvres.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


4 COMENTÁRIOS

  1. […] Passeio de balão em Scottsdale: se você tem vontade de fazer um passeio de balão, aproveite, porque nessa área tem várias empresas que oferecem passeios de manhã cedinho (nascer do sol) ou pôr-do-sol. Apesar de detestar acordar super cedo, nós fomos no passeio matinal, que dura mais tempo do que o do pôr-do-sol. Foi muito legal a experiência, se você ainda não leu o meu post sobre o passeio de balão em Scottsdale passa lá. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui