Botswana: O Delta do Okavango e suas exuberantes paisagens.

0
Delta Okavango

Um dos maiores deltas do nosso planeta, o Delta do Okavango em Bostwana,  oferece vistas deslumbrantes de um ecossistema único no mundo.

As primeiras chuvas começam a cair no planalto da longínqua Angola a partir de janeiro e fevereiro. Um mês depois, essas mesmas águas atravessarão o país formando o rio Cubango. Após cruzar a Namíbia, sob o nome de Kavango, o rio entra em Botswana e é rebatizado de Okavango terminando o seu percurso de 1200 quilômetros.Sem ter para onde fluir, o rio evapora no deserto do Kalahari. Há milhões de anos, o rio desaguava em um grande lago, porém, devido às atividades tectônicas, o fluxo de água mudou e o lago secou. O Okavango abriu-se formando um enorme leque e a planície foi alagada transformando-se em um gigantesco “pantanal”. Se o rio Okavango tivesse mudado o seu percurso, essa mesma área teria continuado a ser uma grande savana. Hoje, temos um ecossistema único onde a savana convive com regiões alagadas. São 15 mil kms² de área alagada durante os meses de secas e 20 mil kms² durante o período das cheias.

Botswana 2012- addititonal 387_1

Entre os meses de junho e agosto, as cheias atingem o máximo de volume, cerca do triplo do resto do ano. Este fenômeno atrai uma das maiores concentrações de animais na África. Nessa época, a quantidade de animais que vêm tomar água é impressionante. Estima-se que cerca de 200.000 animais migram no outono e permanecem até o final da primavera. Milhares de pássaros multicoloridos são avistados nesse período do ano como em um programa do National Geographic. Uma grande concentração de impalas também podem ser vistos muito facilmente. Em um lugar como o Savute, famoso por seus carnívoros, eles são um dos elos mais visados da cadeia alimentar, pois todo animal carnívoro quer comer um impala. Nessa região, é possível também ver os leões nadadores, que tiveram que se adaptar.

Botswana 2012- addititonal 360

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom de desconto da BLACK FRIDAY para ganhar 30% de desconto APRENDIZDEVIAJANTE ! Esse é o maior desconto que eles dão no ano! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Bostwana é o país que conta com a maior quantidade de elefantes no mundo chegando aos 90 mil. Para admirar o formato do delta do Okavango, recomenda-se fazer o passeio de helicóptero, pois do alto, a paisagem é ainda mais deslumbrante.

Como Chegar em Botswana

Para poder assistir esse espetáculo da natureza, uma das melhores maneiras para chegar até os “camps” saindo do Brasil é fazendo o trajeto São Paulo-Johannesburg-Maun com a South African Airways.

Onde se Hospedar

Há duas opções interessantes de hospedagem na região: os “camps” e os “lodges”. A diferença entre “camps” e “lodges” é que os “camps” são tendas de estruturas mais rústicas enquanto os “lodges” são mais complexos. De qualquer forma, “os camps”oferecem todo conforto e comodidade. Chegando em Maun, os hóspedes são levados para os “camps” em aviões pequenos. As malas mais pesadas são deixadas em Maun e pede-se para levar só o necessário para a estadia. Recomenda-se não levar sapatos de saltos altos e bolsas para festas como aconteceu em uma das viagens. A viajante desavidada provavelmente imaginou estar indo para uma festa de gala no meio da floresta.

Belmond Savute Elephant Lodge

Oferecendo um tipo de luxo inimaginável, as 12 tendas são divinas. Cada uma delas é nomeada segundo um animal africano e são alojadas em plataformas elevadas de madeira com excelentes vistas para a deslumbrante paisagem africana além de possuírem um telhado de palha típico do continente.
OES-EXT-SCE-12
Todos os aposentos têm um deck de onde é possível avistar os animais, que vêm todos os dias beber água perto do rio próximo ao acampamento. O interior da tenda é luxuosamente equipado com tais confortos como banheiro, mini-bar, cama de dossel completa com mosquiteiros e ar condicionado.
OES-GAME-68 OES-ACC-EXT-12 OES-ACC-BED-14

O jantar é servido na própria tenda ou no “boma”, um espaço circular onde fogo é aceso no meio do local e o jantar servido com pratos típicos da região. No “boma”, os hóspedes conversam e contam o que foi visto durante o dia enquanto degustam dos melhores vinhos e comidas “gourmets”.

OES-ACC-BATH-08

Durante as duas saídas diárias de safári, na parte da manhã ou da tarde, os hóspedes terão a oportunidade de ver a maior quantidade de elefantes africanos no mundo, além de inúmeros animais e a árvore da vida, o famoso “baobab”.

O baobá

O acampamento possui uma piscina de 20 metros que é elevada de modo que se possa nadar e ao mesmo tempo observar a exuberante natureza .

Belmond Eagle Island Camp

Com seus 11 aposentos, cada um com um nome de um pássaro, o Eagle Island Camp é um espetáculo. Devido à ausência permanente de terra firme, necessária para se fazer um safári, as atividades no Eagle Island Camp têm a água como elemento base. Todos os passeios são feitos através de canoas e o foco aqui é na paisagem, nos pássaros e na pesca. Quando os níveis da água estão baixos é possivel fazer safári.

OES-LEI-EXC-24

Um dos passeios interessantes é a visita aos vilarejos para poder entender como vive o povo da região. Para os que desejam ficar no hotel, uma boa opção é passar o dia na piscina saboreando os deliciosos “cocktails”. Para os apaixonados por uma  excelente culinária, comer no Eagle Island Camp é um verdadeiro sonho de consumo. O restaurante oferece um cardápio sazonal com produtos frescos e típicos. Porém, o sonho não termina alí. Hóspedes podem desfrutar da comida enquanto observam o magnifíco pôr-do-sol africano. O acampamento possui um bar completamente separado e afastado da instalação principal, de modo que os hóspedes possam ter uma tarde romântica com mais privacidade ou observar o céu estrelado.

Botswana 2012- addititonal 543_1Botswana 2012- addititonal 455_1

Botswana 2012- addititonal 033_1Botswana 2012- addititonal 421_1

Enfim, o mundo é um lugar enorme e em muitas e muitas partes surpreendentemente maravilhoso. Aproveitar as férias em Bostwana é descobrir um paraíso cheio de surpresas e com paisagens espetaculares. Boa viagem!

O Mauricio de Souza viaja pelo mundo testando destinos exóticos luxuosos.

Fotos: Mauricio de Souza e Divulgação


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


COMPARTILHAR
Artigo anteriorBar em Londres: Archer Street
Próximo artigoGuias De Viagem

Claudia Beatriz trocou as praias do Rio de Janeiro pela vizinhança da Casa Branca em Washington DC em 2004 e se mudou em 2014 para Orlando, onde vive atualmente. Apaixonada por Viagens e Fotografia, criou esse blog e a revista Aprendiz de Viajante. Quando não está escrevendo sobre viagens ou fotografando, a “nerd confessa” dá consultoria, treinamento e escreve sobre tecnologia, gerenciamento de conteúdo e mídias sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui