Booking.com

Catedral de St Paul: obra prima de Christopher Wren em Londres

Date:

Share post:

A Catedral de St Paul em Londres não é apenas um dos ícones arquitetônicos da cidade – obra do arquiteto Sir Christopher Wren, responsável pelo projeto de dezenas de prédios na cidade, principalmente após o Grande Incêndio de 1666 – mas também a principal igreja da Diocese de Londres. A Catedral de St Paul divide com a Abadia de Westminster alguns eventos emblemáticos na história da cidade, da monarquia e política britânicas. Foi aqui o casamento do Príncipe Charles com a Diana, o funeral de Winston Churchill e os serviços de acão de graças que celebraram o Jubileu de Diamantes da Rainha Elisabeth assim como seu aniversário de 80 anos.

catedral de st paul (10)banner_guia_londres__728x90catedral de st paul (8)

Viaje com internet no celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A América Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 5% de desconto VIAJANTE!

A construção que vemos hoje data de 1710 e sobreviveu a Blitz durante a Segunda Guerra Mundial (ainda que tenha sofrido ataques e destruição de algumas partes), mas nesse local já existia uma igreja antes, destruída pelo incêndio de 1666. E, antes disso, outras igrejas ocuparam a área. Não há indícios fortes o suficiente para determinar uma data exata, mas é sabido que em 1087, também após um incêndio, a antiga Catedral de St Paul começou a ser construída ali.

O interior da Catedral de St Paul é imenso e impressionante. Como em várias catedrais na Inglaterra, ela tem a nave principal, o setor do coral e capelas adjacentes. Os mosaicos, pinturas e detalhes arquitetônicos são maravilhosos e estão em execelente estado, muito bem conservados. Eu não vou me atrever a escrever aqui a descrição exata de cada um dos setores da catedral, pois são tantos detalhes que jamais saberia reportar de maneira fiel e original. Aconselho utilizar o áudio guia caso você se interesse em saber mais durante a sua visita.

1033px-St_Paul's_Cathedral_Nave,_London,_UK_-_Diliff
Nave – By Diliff – Own work, CC BY-SA 3.0
776px-St_Paul's_Cathedral_Choir_looking_west,_London,_UK_-_Diliff
Coral – By Diliff – Own work, CC BY-SA 3.0

A cripta Catedral de St Paul guarda os restos mortais de Lord Nelson (comandante da Batalha de Trafalgar, é sua a estátua na Trafalgar Square) e outras personalidades britânicas, além de memoriais que prestam homenagem a militares, monarcas, religiosos e pessoas que de alguma forma deixaram um legado importante para a sociedade, como no caso de Florence Nightingale.

Outra grande atração da Catedral de St Paul é a vista de Londres lá do alto. Aliás, essa é umas das principais razões que levam os turistas e moradores até lá, pois ver a cidade do alto é sempre um prazer. É uma subida difícil, são cerca de 550 degraus (mas que você faz em ‘fases’). A primeira parte da subida é a mais longa, com pouco mais de 200 degraus, e que te leva até a Whispering Gallery (‘Galeria do Sussurro’). A partir dessa galeria você vê o átrio principal da Catedral abaixo, mas o que é mais bacana aqui é o ‘efeito sonoro’ dela. Se alguém fala baixinho, junto a parede, a partir de uma ponta da galeria, outra pessoa escuta na outra ponta. Por isso o nome!

Depois, mais um lance de escadas par alcançar o primeiro patamar já na parte externa, de onde já dá pra ver Londres, porém com a restrição da mureta, que é bem alta. Eu honestamente acho que nem é preciso parar ali (a não ser que você precise descansar), pois mais pra cima a vista é muito melhor e não tem um muro alto que dificulta a fotografia. Então, prepare as pernas para a última parte da subida! Lá no topo a vista é beeeem bacana, 360 graus! Dá pra ver não apenas os prédios do centro financeiro mas também o rio e até a London Eye. Outros prédios de onde se tem também vistas maravilhosas da cidade (como Sky Garden e The Shard) ficam perfeitos na foto.

catedral de st paul (5) catedral de st paul (4)

Comprando o ingresso você pode ficar dentro da Catedral quanto tempo quiser, mas eu acho que duas horas são suficientes. Infelizmente não é permitido fotografar lá dentro (algo que me irritou bastante, pois o ingresso é caro). É possível assistir as missas e você não paga nada por isso, mas é claro que não dá pra ficar passeando lá dentro durante o serviço. E você também não pode subir ou visitar a cripta se entrar lá para a missa sem pagar ingresso.

catedral de st paul (7) catedral de st paul (6)

Catedral de St Paul: informações práticas

  • A Catedral está aberta para visitação de segunda a sábado das 8:30 às 16:15 (a subida é permitida a partir das 9:30)
  • O ingresso custa £18. Compre o ingresso na hora ou com antecedência por aqui
  • É possível entrar sem pagar ingresso para assistir as missas, veja os horários no site
  • A Catedral de St Paul realiza também eventos musicais, bastante disputados (principalmente o concerto de Natal), veja toda a programação no site
  • Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a St Paul, na Central Line (vermelha), mas é possível ir caminhando de diversos pontos da cidade

catedral de st paul (11)

catedral de st paul (2) catedral de st paul (3)


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...

Show da Ivete Sangalo no Universal Orlando será transmitido ao vivo no Multishow

Vai começar mais uma Florida Cup em Orlando e assim como 2019 e 2020, a rainha do axé...