Catedral de St Paul: obra prima de Christopher Wren em Londres

1

A Catedral de St Paul em Londres não é apenas um dos ícones arquitetônicos da cidade – obra do arquiteto Sir Christopher Wren, responsável pelo projeto de dezenas de prédios na cidade, principalmente após o Grande Incêndio de 1666 – mas também a principal igreja da Diocese de Londres. A Catedral de St Paul divide com a Abadia de Westminster alguns eventos emblemáticos na história da cidade, da monarquia e política britânicas. Foi aqui o casamento do Príncipe Charles com a Diana, o funeral de Winston Churchill e os serviços de acão de graças que celebraram o Jubileu de Diamantes da Rainha Elisabeth assim como seu aniversário de 80 anos.

catedral de st paul (10)banner_guia_londres__728x90catedral de st paul (8)

A construção que vemos hoje data de 1710 e sobreviveu a Blitz durante a Segunda Guerra Mundial (ainda que tenha sofrido ataques e destruição de algumas partes), mas nesse local já existia uma igreja antes, destruída pelo incêndio de 1666. E, antes disso, outras igrejas ocuparam a área. Não há indícios fortes o suficiente para determinar uma data exata, mas é sabido que em 1087, também após um incêndio, a antiga Catedral de St Paul começou a ser construída ali.

O interior da Catedral de St Paul é imenso e impressionante. Como em várias catedrais na Inglaterra, ela tem a nave principal, o setor do coral e capelas adjacentes. Os mosaicos, pinturas e detalhes arquitetônicos são maravilhosos e estão em execelente estado, muito bem conservados. Eu não vou me atrever a escrever aqui a descrição exata de cada um dos setores da catedral, pois são tantos detalhes que jamais saberia reportar de maneira fiel e original. Aconselho utilizar o áudio guia caso você se interesse em saber mais durante a sua visita.

1033px-St_Paul's_Cathedral_Nave,_London,_UK_-_Diliff
Nave – By Diliff – Own work, CC BY-SA 3.0
776px-St_Paul's_Cathedral_Choir_looking_west,_London,_UK_-_Diliff
Coral – By Diliff – Own work, CC BY-SA 3.0

A cripta Catedral de St Paul guarda os restos mortais de Lord Nelson (comandante da Batalha de Trafalgar, é sua a estátua na Trafalgar Square) e outras personalidades britânicas, além de memoriais que prestam homenagem a militares, monarcas, religiosos e pessoas que de alguma forma deixaram um legado importante para a sociedade, como no caso de Florence Nightingale.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Outra grande atração da Catedral de St Paul é a vista de Londres lá do alto. Aliás, essa é umas das principais razões que levam os turistas e moradores até lá, pois ver a cidade do alto é sempre um prazer. É uma subida difícil, são cerca de 550 degraus (mas que você faz em ‘fases’). A primeira parte da subida é a mais longa, com pouco mais de 200 degraus, e que te leva até a Whispering Gallery (‘Galeria do Sussurro’). A partir dessa galeria você vê o átrio principal da Catedral abaixo, mas o que é mais bacana aqui é o ‘efeito sonoro’ dela. Se alguém fala baixinho, junto a parede, a partir de uma ponta da galeria, outra pessoa escuta na outra ponta. Por isso o nome!

Depois, mais um lance de escadas par alcançar o primeiro patamar já na parte externa, de onde já dá pra ver Londres, porém com a restrição da mureta, que é bem alta. Eu honestamente acho que nem é preciso parar ali (a não ser que você precise descansar), pois mais pra cima a vista é muito melhor e não tem um muro alto que dificulta a fotografia. Então, prepare as pernas para a última parte da subida! Lá no topo a vista é beeeem bacana, 360 graus! Dá pra ver não apenas os prédios do centro financeiro mas também o rio e até a London Eye. Outros prédios de onde se tem também vistas maravilhosas da cidade (como Sky Garden e The Shard) ficam perfeitos na foto.

catedral de st paul (5) catedral de st paul (4)

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Comprando o ingresso você pode ficar dentro da Catedral quanto tempo quiser, mas eu acho que duas horas são suficientes. Infelizmente não é permitido fotografar lá dentro (algo que me irritou bastante, pois o ingresso é caro). É possível assistir as missas e você não paga nada por isso, mas é claro que não dá pra ficar passeando lá dentro durante o serviço. E você também não pode subir ou visitar a cripta se entrar lá para a missa sem pagar ingresso.

catedral de st paul (7) catedral de st paul (6)

Catedral de St Paul: informações práticas

  • A Catedral está aberta para visitação de segunda a sábado das 8:30 às 16:15 (a subida é permitida a partir das 9:30)
  • O ingresso custa £18. Compre o ingresso na hora ou com antecedência por aqui
  • É possível entrar sem pagar ingresso para assistir as missas, veja os horários no site
  • A Catedral de St Paul realiza também eventos musicais, bastante disputados (principalmente o concerto de Natal), veja toda a programação no site
  • Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a St Paul, na Central Line (vermelha), mas é possível ir caminhando de diversos pontos da cidade

catedral de st paul (11)

catedral de st paul (2) catedral de st paul (3)


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui