Como é viajar de EasyJet

22
easyjet

A EasyJet é uma cia aérea ‘low cost’ que voa para dezenas de destinos na Europa (e alguns no norte da África e Oriente Médio). É sem dúvidas a empresa que eu mais uso, pois como é britânica ela opera muitos vôos a partir de diversos aeroportos que servem Londres (como Gatwick, Luton, Stansted e Southend).

Mas o que é uma empresa aérea low cost? Basicamente esse tipo de empresa oferece passagens mais baratas do que as companhias tradicionais, mas sem benefícios como despacho de bagagem e alimentação a bordo.

Eu sou cliente da EasyJet há anos, e achei que seria legal explicar aqui bem detalhadamente como é viajar com eles. Preferi fazer um post exclusivo dessa cia áerea, pois hoje em dia já diferença nas regras entre todas as empresas low cost.

Como comprar uma passagem da EasyJet

O mais fácil é comprar direto no site deles – eu nunca comprei uma passagem da EasyJet por agência ou por algum outro website. O que faço, as vazes, é comprar preços em outros sites, mas sempre efetuo a compra no site da EasyJet. A página inicial é essa, e caso você já saiba de onde vai e para onde vai, basta preencher com as informações (local de saída, destino, datas e quantidade de passageiros) nos espaços em branco a esquerda (você pode mudar o idioma para português se achar mais fácil, no topo a direita) e então clicar em ‘Show Flights’:easyjet_paginainicial

A página seguinte irá te mostrar as opções de vôos já com os preços de cada perna, assim como os vôos no dia anterior e dia seguinte. Você pode visualizar ainda mais espaçado, basta clicar na aba acima que diz ‘3 week view’. As tarifas são as mais baratas possíveis – e, importante, é o tipo de tarifa que vou abordar aqui, em relação as condições – mas se você quiser ver a tarifa mais cara, que tem mais ‘benefícios’, clique em ‘Show Flexi Fares’, o quadro azul no canto inferior direito.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Assim que você escolhe o seu vôo, o preço total aparece ali no lado direito. Repare que abaixo do preço total existem duas opções – valor com cartão de crédito e valor com cartão de débito. O cartão de crédito tem um adicional. Bom, tudo escolhido, você pode ou adicionar outros vôos clicando em ‘Add More Flights’ (dá pra comprar varias viagens de uma vez só) ou então clique em ‘Continue’.easyjet_pag2

As três próximas páginas são todas dedicadas a adicionais. A primeira, depois de tudo escolhido, é onde a EasyJet oferece seus próprios adicionais: escolher seu assento, acrescentar bagagem pra despachar (falarei mais disso adiante) e seguro viagem. Caso você não queira nada disso, simplesmente ignore e clique em Continue de novo. O site mais uma vez vai tentar te vender esses adicionais através de um pop up. Clique em ‘No Thanks’ e siga adiante, para a página de hotéis.easyjet_nothanks

Eu nunca reservei hotel pela EasyJet e não sei se vale a pena. Simplesmente ignoro, vou para a próxima página onde eles oferecem aluguel de carro. De novo, ignoro e sigo em frente clicando em ‘Continue’.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Finalmente você vai chegar na parte de fazer login – ou então criar uma conta (você é obrigado a criar uma conta para efetuar a compra, não tem outro jeito). Depois de conta criada e login feito, será necessário colocar os dados dos passageiros (dependendo do país de destino, será exigido com antecedência o número do seu passaporte e a validade – você não precisa necessariamente colocar esses dados na hora da compra, mas não conseguirá fazer o check in online sem isso).

Preencha os dados do cartão e pronto! Você vai chegar na tela de confirmação e também receberá um email com os mesmos dados. Atenção! Esse email não é o cartão de embarque, apenas possui todas as informações sobre o vôo e o pagamento.

Bagagem: o que pode, o que não pode

A tarifa standard da EasyJet, a que você compra sem incluir absolutamente nenhum extra, permite apenas uma bagagem de mão por pessoa (que eles chamam de cabin bag). Mas não qualquer bagagem: o tamanho máximo tem que ser 56x45x25cm. E não adianta reclamar/chorar/achar que sua bolsa de laptop é tão pequena que ninguém vai encrencar na hora do seu embarque. Qualquer bolsa, independente do tamanho, conta como uma bolsa. Então, você tem que dar um jeito de colocar tudo dentro de uma mala só na hora de embarcar. Sem choro nem vela. Você será parado no embarque e terá que colocar tudo dentro de uma mala só. E se não couber terá que despachar e pagar o extra, que as vezes sai o preço da passagem.

Aí você pergunta: mas se eu quiser despachar bagagem? Compre no momento que você está comprando a passagem, quando surge a possibilidade de ‘Add Hold Luggage’. Você pode comprar de 20 a 32kg de bagagem quantas vezes quiser, o valor costuma começar em 25 libras para 20 quilos de bagagem. As vezes, o que você gasta em bagagem sai mais caro que a passagem em si, mas em muitas situações o preço final ainda vale a pena se comparado a companhias aéreas tradicionais.

Você não necessariamente precisa comprar bagagem na hora que compra a passagem, mas o quanto antes, melhor. Deixando para comprar no dia sai bem mais caro. Antes de viagem, você pode a qualquer hora acessar sua passagem no site e acresentar bagagem.

Eu costumo comprar bagagem apenas se fico mais de 4 dias em um destino. De tanto usar a EasyJet para fazer viagens de fim de semana com o meu marido, acabei ‘aprendendo’ a fazer mala compacta. Geralmente levamos uma mala de rodinha com as medidas máximas que eu falei acima e uma mochila.

Passagem comprada: e agora?

Assim que você finalizar a compra, irá receber um email com a confirmação. Esse email contém também o código da reserva, e também o link para você fazer o check in online, que abre 30 dias antes do vôo. Alguns países tambem exige que todos os visitantes disponibilizem seus dados com antecedência, e a EasyJet não vai deixar você fazer o check in até que você faça isso. Então coloque os seus dados na reserva o mais rápido possível, e eu também aconselho a fazer o check in assim que abrir.

Isso porque assim que você faz o check in e baixa o cartão de embarque (é um PDF) você já vai saber qual é o seu assento no avião. E quanto mais tarde você faz o check in, mais assentos estão ocupados, e a possibilidade de você ser alocado um assento ‘ruim’ (meio, por exemplo) é maior. A boa notícia é que a EasyJet não é sacana a ponto de sentar as pessoas dentro de uma mesma reserva separadas (a não ser, claro, que você deixe pra fazer o check in para última hora e não tenham assentos juntos disponíveis). Eu NUNCA paguei a mais para escolher assento e SEMPRE fui alocada assento do lado do meu marido.

Com check in feito e cartão de embarque impresso (você também pode baixar o app da EasyJet no seu celular e assim ter o cartão de embarque digital, sem precisar imprimir nada), agora é esperar! No dia da viagem, valem as mesmas regras de todas as outras cias aéreas: chegue no aeroporto com antecedência e dirija-se a área de embarque e segurança para esperar seu vôo ser chamado.

Como é o embarque

Os passageiros que compraram assento marcado tem direito ao ‘speedy boarding’ – ou seja, eles entram no avião antes dos outros. Isso não significa nada, já que todo mundo está com assento determinado no cartão de embarque. MAS, não deixe para entrar depois que todo mundo, afinal o espaço da sua bagagem não é garantido. Pois é. Existe a chance de você entrar no avião e não ter espaço pra sua mala (mesmo que ela seja pequena), e então ela terá que ser colocada com as que foram despachadas (você não pagará por isso). OU em algum outro bagageiro do avião que seja bem longe do assento, atrasando sua saída no destino.

Concluindo: melhor entrar no avião logo e ficar sossegado na sua poltrona, com a sua bagagem bem perto de você. Fique tranquilo, você não irá esperar muito, pois os embarques da EasyJet costumam ser ágeis (se você viajar apenas com mochila ou bolsa de laptop, por exemplo, os comissários irão solicitar que você a coloque embaixo do assento a sua frente, para liberar mais espaço no bagageiro superior).

easyjet

Como é o avião da EasyJet

A EasyJet opera com aeronaves Airbus (319-320), ou seja: 3 assentos, corredor, 3 assentos. Tirando as fileiras de saída emergência, todos os assentos são iguais no quesito espaço. Não há primeira classe ou classe executiva. As poltronas reclinam um pouco apenas, nada que faça diferença, e não há entretenimento de bordo.

IMG_20151214_193646

Uma coisa que eu adoro da EasyJet é a revista deles, publicada mensalmente e disponível em todas as poltronas. Chama-se Traveller e, é claro, é sobre viagens e turismo. Um ótimo passatempo para vôos curtos, as reportagens são ótimas e ha muitas dicas boas de diversos destinos atendidos pela EasyJet.

IMG_20151214_193611

Durante o vôo

A grande diferença entre viajar com uma companhia aérea low cost como a EasyJet e uma tradicional (como a British Airways por exemplo) é que nada durante o vôo é de graça. Se você quiser comer ou beber algo, terá que pagar por isso. Os valores não são exorbitantes, mas como a comida tambem não é lá essas coisas (sanduíches congelados requentados ou doces tipo muffin e chocolates) eu prefiro comprar algo no aeroporto e levar pra comer no avião (não tem problema algum, todo mundo faz isso).

Não adianta torcer o nariz, é assim que esse tipo de cia áerea ganha dinheiro, com os extras (como já explicado lá no começo do post, na hora de comprar a passagem).  Leve sua garrafinha de água e seu lanche e pronto!

Além de alimentação, eles também vendem ítens de duty free: perfumes, maquiagem, bijuterias, acessórios e até brinquedos. Você vai achar o catálogo de produtos na poltrona, junto com a revista Traveller (esse catálogo tambem mostra as opções de comidas e bebidas disponíveis e os preços). Se você está ‘namorando’ algum produto desse tipo, vale a pena olhar a oferta deles, pois os preços costumam ser bons. Dá pra pagar em dinheiro (Euros ou Libras) ou cartão.

Outra coisa que eles oferecem em alguns vôos, dependendo do destino, são tickets para transporte público da cidade para onde o vôo está indo. Por exemplo, se você for de Berlim a Londres, terá a possibilidade de comprar alguns tipos de travelcard para usar no metrô ou então a passagem de trem para ir do aeroporto até o centro da cidade.

Antes do pouso, os comissários também passam recolhendo lixo: garrafas e latinhas vazias, embalagens de sanduíche, etc. Eles fazem isso pois o tempo da aeronave em terra é muito curto, e tudo que puderem fazer para evitar atrasos, é feito com agilidade.

Se você tem mais alguma dúvida sobre a EasyJet ou cias aéreas low cost no geral, deixe um comentário!


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


22 COMENTÁRIOS

  1. Artigo muito bom e esclarecedor. Só uma dúvida: se a bagagem de mão obedecer às dimensões citadas não haverá problema algum quanto ao peso?
    Muito grata por esclarecer, se puder.

    • oi Lou! bem lembrado – eles pedem que seja até 10 quilos, mas ninguém NUNCA pesou. Eles falam isso para desencorajar pessoas a enfiarem coisas pesadissimas em uma mala pequena e danificar o bagageiro do avião. Mas não esquenta se for coisa de 2 ou 3 quilos a mais. Contanto que você consiga colocar a mala lá em cima, sozinho, tá valendo.

  2. Adorei o post! PARABÉNS 🙂
    Fiquei hospedado em Londres e Amsterdam no easyhotel e adorei.
    Fui atraída pelo preço (ÓBVIO) e pela localização…
    O de Londres os quartos eram realmente pequenos… Já o de Amsterdam não perdia em nada para outros hotéis que já fiquei.
    Ambos tinham camas muito confortáveis e excelente chuveiro…
    Atendeu perfeitamente nossas necessidades.
    Ficaria neles novamente.

    Um beijo

  3. Oi Heloisa! Excelente post… muito esclarecedor.. Ali sobre a bagagem então não podemos levar nenhuma bolsa (feminina) ? Somente a mala de bordo?

  4. Olá, as regras de viagem normal de avião também são aplicadas na easyjet? tipo não posso ter na minha mochila um pote de nutella, doces ou comidas?

    • sim, a regra de líquidos em viagens internacionais é exatamente a mesma. sobre doces ou comidas, tudo depende de que comida e que país vc visita, isso não é decidido pela empresa aérea. tem países que nao deixam entrar com frutas ou carnes ou outras coisas. vc tem q verificar isso antes! mas a easyjet nao vai impedir vc de levar comida na bagagem nao.

  5. Olá, Heloisa

    tudo bem?Você sempre nos oferece informações muuuuito úteis. Muito obrigada! Gostaria de uma informação, pretendo viajar com a easy jet. Iremos 2 adultos e uma criança, com relação a bagagem, podemos levar cada uma essa bagagem de mão no padrão permitido? Grata

    Zaqueline

      • Oi, Heloisa

        obrigada pelo retorno. Preciso de mais uma informação sua, nosso vôo pela easy jet chegará pelo aerporto de Stansted. Sempre cheguei em Londres pelo Heathrow e sei como o metrô é prático para chegar ao hotel vindo dele. Pode me dizer se também consigo usar o metrô para ir do aeroporto de Stansted ao Covent Garden? Qual a melhor opção neste caso ?Imensamente grata, forte abraço.

        Zaqueline

        • Nao, o aeroporto de Stansted nao tem metro. Tem trem. Vc precisa pegar o trem que vai até a estacao Liverpool Street, de de lá vai pegar o metro para qualquer lugar, seja seu hotel ou Covent Garden, aí e só fazer o trajeto necessário. Tem mais informacoes no meu guia de Londres! bit.ly/guia-londres

  6. Minha experiência foi horrível. por ser uma companhia de “baixo custo” (lost cost) as pessoas não despacham as malas e não respeitam o limite de 01 mala de mão. Quem chega primeiro ocupa, sem qq controle, os compartimentos de bagagens com 01-02-03 volumes e as vezes estes volumes são bem grandes, ou seja, quem chega depois não consegue sequer acomodar uma mochila. Viajei com a família (04 pessoas) e TODOS viajamos com as mochilas nos pés, pois o espaço para isto estava totalmente lotado.

  7. Excelente post!! Nunca viajei de low cost e estou pra comprar pela Easyjet mas tenho duas dúvidas ainda:
    É recomendável comprar o quanto antes a passagem ou não existe uma variação muito grande de valores.. quero dizer, eu estou a 5 meses da minha viagem, mas gostaria de esperar mais um mês pra comprar as passagens, será que os preços podem variar muito nesse período?
    E o check-in online pode ser sempre feito com 30 dias de antecedência? Pergunto isso pois já ouvi falar que se a gente não faz check-in online e não leva o bilhete impresso, eles cobram pra imprimir o bilhete no balcão.. e nem sempre vou conseguir imprimir os bilhetes no hotel em que estarei hospedada.. se eu puder mesmo fazer com 30 dias de antecedência seria ótimo, pois já sairia de casa com tudo impresso.
    Espero que possa me ajudar a esclarecer as dúvidas!
    Obrigada desde já!

  8. Olá Heloisa, tudo bem? Me tira uma dúvida…comprei um voo da easyjet sem bagagem de porão, vou só com a mala de mão…posso levar além da mala de mão a minha bolsa? Tem perigo deles implicarem? Minha bolsa é aquelas de saco, tamanho de uma bolsa normal. Obrigada!!

    • oi Sabrina. Não, vc não pode levar bolsa de mão. Como falei no post, é um volume só. Sim, eles vão implicar e provavelmente pedir pra vc colocar sua bolsa dentro da mala, então antes de ir pro portao de embarque ja faça isso e fique apenas com seu passporte e cartao de embarque na mao.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui