Como é voar na Royal Air Maroc

A Royal Air Maroc tem feito boas promoções de viagem do Brasil para a Europa com parada em Casablanca no Marrocos e quando embarquei no voo para o país, muita gente me perguntou como era voar nessa companhia aérea. Confesso que estava receosa, porque muito do que li falava de aviões velhos, banheiros sujos e tripulação mal humorada, mas resolvi escrever esse post justamente porque tive uma experiência muito positiva e totalmente diferente do que andei lendo. 

A Royal Air Maroc é uma empresa marroquina e tem voos de e para o Brasil 5 vezes por semana e em duas delas com paradas no Rio de Janeiro. 

O Checkin e as bagagens

O checkin em São Paulo é feito no Terminal 2, nos balcões D, que abrem 3 horas antes do embarque. Quanto as bagagens, preste atenção no seu bilhete aéreo para ver qual o peso de bagagem é permitido. O normal são 2 de 23kg incluídas no preço da passagem, mas fique atento as novas regras.  

O avião e voo da Royal Air Maroc

Na ida e na volta peguei os 787-8 que são os chamados Dreamliner. A configuração do avião que peguei é 3 – 3 – 3 na classe econômica, então A e K são janelas. São 39 filas. O voo que eu fui era São Paulo – Casablanca (na quarta-feira) e Casablanca – Rio de Janeiro – São Paulo(no sábado).  Esses aviões são moderninhos, tem um bom espaço entre as poltronas, uma tela grande entretenimento que conta uma seleção de filmes, seriados, musica, jogos e o mapinha. As cadeiras reclinam bem pouco.  O Dreamliner é conhecido por suas janelinhas com controle de claridade que mantém o avião com uma luz uniforme. Cada assento tem USB para carregar o telefone e tomada entre eles.   

O voo de São Paulo para Casablanca saiu as 22:00 e chegou em Casablanca 12:10. Nesse voo serviram jantar e café da manhã. No café da manhã, serviram paozinho e iogurte. De bebidas, serviram apenas café ou chá, mas pedi suco de laranja e a aeromoça trouxe pra mim depois. 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

A chegada em Casablanca é no Terminal 2 e passa-se pela segurança uma meia dúzia de vezes. Mantenha o passaporte sempre a mão, porque eles conferem em muitos pontos diferentes. A mala passa por raio X, depois passa por inspeção manual. 

Em Casablanca, para entrar no aeroporto a mala passa por raio X e as pessoas por detector de metal. O checkin é feito no Terminal 2. Não enrole para entrar, porque você tem que passar pela segurança e controle de passaporte e as filas são sempre enormes. 

O voo de Casablanca para o Rio de Janeiro que depois continua para São Paulo sai de Casablanca 12:15 e chega ao Rio 17:10. No Rio ele faz uma parada de duas horas e segue para São Paulo. Quem vai para São Paulo não precisa desembarcar do voo. 

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

A comida é marroquina e além de opção de carne e frango, teve pão, cream cheese, iogurte, um salmão defumado, cream cheese, sobremesa e um chocolate(twix). Eu pedi carne e veio com curry. Não era apimentado, mas bem temperado e com macarrão orzo que parece um arroz. Serviram água no meio do voo e quase chegando no Rio serviram um sanduíche, iogurte e chocolate. Pra beber café ou chá, mas pedi de novo um suco de laranja.   

A tripulação fala geralmente árabe, inglês e francês e um ou outro falavam espanhol e arranhavam no português. Na ida achei as aeromoças da minha seção mais secas e uma delas foi grossa com um passageiro sentado ao meu lado porque ele não falava outra lingua que não fosse o português e na hora de trazer meu suco me deu quase batendo na mesa. Já na volta peguei uma tripulação bem mais amigável e uma das aeromoças até me perguntou como falava chicken e enjoy your meal em português.  Então nesse caso acho que é sorte e personalidade. 

No geral gostei muito do avião, então fique de olho quando for fazer a reserva pra ver se o avião será o 787 ou 767, porque a experiência de viagem é muito diferente nos dois. Prefira sempre o 787. Tanto pra ir quanto pra voltar tivemos pequenos atrasos na saída, mas nada que comprometesse a viagem.  O serviço foi apenas ok. 

A empresa tem seu próprio programa de milhagens e transfere pontos para Ibéria e British Airways. 

E você? Já viajou de Royal Air Maroc? Conte pra gente da sua experiência. 


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


30 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma experiência muito boa viajando com essa companhia… Quando decidir comprar com eles fiquei receosa porque li comentários malíssimo, porém, como a passagem estava muito em conta em comparaçao com as outras companhias resolvir arriscar. E passei muito bem, com a comida, tripulação, banheiro, e espacio entre as poltronas. Valeu a pena.

  2. Sim viajei. Os comissários não foram muito cordiais. E na ida correr pra chegar a tempo no outro voo. Era muito gente pra passar na imigração e raio x e segurança. Chegamos em cima da hora no outro lado pra embarcar. Fui no ultimo onibus de pista. E na volta teve pernoite em Casablanca o que me permitiu conhecer um pouco a cidade.

  3. Voei com a Aires março para lisboa com escala em Casablanca.
    Achei a aeronave ótima foi a Dreamline 800.
    Serviço de bordo muito bom
    Espaço de cadeiras também melhor que muitas companhias aéreas.
    Recepção do balcão de embarque no Brasil também muito simpático.
    Recomendo.

  4. Olá, li sua matéria e gostei muito! Porém tenho ainda uma dúvida a respeito da confirmação de assentos. Comprei pela viajanet e não obtive retorno nos e-mails que enviei. Não consegui falar com a Royal também. Por isso, com sua experiência, gostaria que me contasse como foi para confirmar seu assento. Se foi antecipadamente, se foi no momento do checkin online ou presencial no próprio dia do voo.
    Aguardo seu retorno. Abraços!!

  5. Alguém sabe como contatar a companhia? Não consigo encontrar minha reserva pelo site com o código de meu localizado e e estou preocupada.

  6. Fui do Rio de Janeiro para Lisboa em Maio de 1988 pela RAM. Foi minha primeira viagem para a Europa. Na época era um 747 daqueles de dois andares! Fui a Casablanca e de lá para Lisboa. Fiz uma excelente viajem. Lembro-me que o avião estava vazio e que fui sentado sozinho numa fileira de 3. Conheci na viajem um brasileiro que morava na França e que me ajudou com o francês, tanto durante o voo quanto na espera em trânsito em Casablanca. Tomamos algumas garrafinhas de vinho daque até lá. Não tenho nada, em absoluto, para reclamar desta viagem. Único apontamento que fiz, foi de estranhar o fato de a polícia marroquina ter pedido para que eu mostrasse o dinheiro que eu tinha no bolso, mais de uma vez, nos pontos de verificação. Nunca vi isto em mais lugar algum. Desde 88 que vivo em Portugal, mas tenho família e negócios no Rio, e uma vez por ano, pelo menos, faço esta viagem. Já fiz algumas em outras empresas bem piores que esta ela RAM.

  7. Minha experiência viajando Air Maroc foi péssima: avião velho, comida ruim, atendimento (no voo e em terra) péssimo. Sem mencionar que o voo atrasou, perderam a minha mala e quando a acharam estava quebrada – não deram qualquer auxílio ou suporte, para piorar o centro de atendimento ao cliente não tinha nenhum funcionário que falasse inglês, francês ou espanhol.

  8. Olá!!
    No último domingo eu comprei uma passagem para Roma na RAM, num voo em outubro. Comprei pelo próprio site da RAM e paguei com cartão de crédito, mas estou estranhando porque hoje é terça-feira e ainda não há confirmação do pagamento. Nada consta na minha fatura do cartão. Além disso, quando eu entro no site para pesquisar minha reserva, aparece um aviso de que a reserva não foi encontrada.
    Isso é normal? Realmente demora para o pagamento cair no cartão e para a reserva ser confirmada?
    Outra dúvida: há uma escala em Casablanca para troca de avião. É necessário retirar as bagagens e depois despachar novamente? Ou a própria companhia faz a troca das bagagens? Meu receio é que o voo de Casablanca para Roma parte apenas 55 minutos após a chegada em Casablanca.
    Esse tempo é suficiente para todo o procedimento?
    Agradeço desde já!

  9. Fiz minha viagem para Portugal com escala em Casa Blanca no incio de Setembro de 2017. Também estava receosa devido aos comentarios, mas o custo das passagens eram menores que qualquer outra companhia. Mas foi uma surpresa muito boa. Não tivemos problemas com horários (tudo o que estava programado aconteceu), nem com bagagens, tudo em ordem. Acho que os comissários tentam ser atenciosos, embora não se esforcem muito em entender o que pedimos além do praxe. O pessoal que atende em terra aqui no Brasil é ótimo. Já em Portugal, se a gente perguntar “demais” eles já dão uma bronquinha, porque eles só fazem uma coisa de cada vez. Mas isso é perfil da população. Nós, brasileiros é que somos muito sociáveis e fazemos várias coisas ao mesmo tempo, vamos conversando, orientando. Não vi sujeira nos aviões, mas na volta, o banheiro estava com odor forte. Agora o espaço entre as poltronas é muito superior ao que já havia experimentando em viagens anteriores com outras companahias, o que torna a viagem muito mais confortável. Também o aeroporto de Casa Blanca é um pouco confuso, a policia grita muito (entre eles mesmos) e a infra é limitada. Mas quanto a companhia Royal Air Maroc, não tivemos problema algum. Como disso, uma boa surpresa, gostei. Ah, os filmes não possuem legenda ou dublagem em portugues; só em árabe, francês e inglês. Mas tudo bem.

  10. Boa noite!
    Alguém viajou do RJ para Casablanca recentemente?
    Estou pesquisando para uma viajem em janeiro de 2018.
    Gostaria de saber se os voos saindo do RJ são novos. Só vi relatos de que os de SP são novinhos.
    Desde já agradeço,

  11. Estou com o dedo no gatilho aqui para comprar uma passagem RJ x Roma (somente ida) pela RAM, porém com o maior receio… ahahah
    Acho que vou arriscar!

    Parabéns pela matéria. Bom nível de detalhes realmente relevantes… e com fotos!!! Ótimo!!

    Abraço

  12. Comprei para maio 2018 Sampa/ Londres com escala em Casablanca, já li varios relatos e reclamações sobre a cia, mas tenho Fé que meu voo será tranquilão. Só quero saber melhor sobre as bagagens retiro lá ou vai direto ao destino. Os preços foram super atrativos.

  13. Bom dia! Primeiramente, parabéns pelo site! Esta maravilhoso! Continue assim!
    Então, estou programando minhas férias em Portugal com minha esposa e minha pequena de 1 ano e 4 meses, em maio ela já terá 1 ano e 8 meses. Li muitos problemas na RAM e estou receoso de comprar as passagens por esta empresa. O meu medo é em relação a qualidade da aeronave e com extravios de bagagem. Esta é a primeira viagem com minha pequena e não gostaria de ter problemas. O avião é um Boeing 767-300/300ER, segundo informações na simulação de compra. O que me interessou em viajar por esta empresa, além do preço, é o fato de ter uma escala de 21h e que eles pagam o transfer aeroporto/hotel/aeroporto e a hospedagem no hotel. Eu aproveitaria este tempo para tentar fechar com alguma empresa para fazer um turismo rápido pela cidade. A outra dúvida é, com relação as malas, em um período tão longo de escala, eu devo retirar para depois despachar novamente?
    Estou contando com você para comprar minha passagem! 🙂
    Desde já agradeço pela ajuda!

  14. Bom dia!

    Tenho a intenção de ir para Portugal em setembro deste ano, e de fato o preço da RAM é algo que faz balançar. Não sou dos mais chatos, mas me preocupo em relação ao extravio das bagagens.
    O Voo escolhido tem escala de 2hs em Casablanca, então acredito não ter maiores problemas com a bagagem, porém li que a reserva dos assentos ocorre apenas no check-in presencial.

    Enfim, há muita dúvida, mas a a mão de vaca chega a tremer vendo o preço da passagem.

  15. Viajei pela RAM em novembro de 2017 e mija experiência foi ótimaaaaaaa, super indico, avião novo, limpo, comida boa, os funcionários educados, meu vôo não atrasou e não tive problemas com as minhas malas e melhor de tudo a passagem foi a mais barata e comprei através do site travel gênio, muito bom.

  16. Oi, alguem viajando dia 25 Abril para Londres? Tenho conexão de um dia neste pais (Marrocos) e vou ter que solicitar hotel para a compania aeria. Gostaria de uma compania para me ajudar pois não falo nada em Ingles. Caso alguem esteja indo e puder me ajudar fico grato.

    fabianoazevedo3@gmail.com

  17. Só para ajudar nas informações, a RAM oferece hotel com as refeições para quem fizer escala superior a 8 horas em Casablanca. Basta procurar o balcão deles no próprio aeroporto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui