Discovery: Do Espaço para o Air and Space Museum em DC

Discovery Onibus Espacial
Discovery Onibus Espacial

Começou a jornada da Discovery, Ônibus Espacial (Space Shuttle) que está se aposentando e vai ser exibido no Museu Aeroespacial em Washington DC. Essa semana contei aqui sobre a programação para quem quiser fazer parte dos eventos especiais. Hoje de manhã, Discovery saiu do Kennedy Space Center na Flórida as 7 da manhã, rumo a sua viagem final. O evento foi documentado por gente do país inteiro, usando a hashtag #SpotTheShuttle no twitter e instagram. E estar lá, vendo o momento histórico acontecer na minha frente, apesar da dorzinha no coração de saber que o Dylan não vai poder ver uma dessas belezinhas voar, dá um orgulho imenso.

Para a viagem, um 747 modificado veio carregando o ônibus espacial. A convite da Nasa e do Smithsonian, fui assistir a chegada de Discovery no Udvar-Hazy Center que é o Museu Aeroespacial que fica do ladinho do Aeroporto Dulles onde ficam os aviões maiores, portanto não confunda com o de Downtown.

O estacionamento de museu ficou lotado de apaixonados pelo espaço e para a surpresa de todos, ao invés de um voo baixo, Discovery fez três.

O primeiro, quando estava vindo da Flórida e a caminho de Downtown DC. Foi tão inesperado que eu ainda estava no meio do pessoal, tirando fotos, conversando com gente que veio de várias partes dos Estados Unidos só para assistir o evento, quando chegou a notícia que antes de ir para Downtown DC, o avião com o shuttle passaria pelo céus do museu. Foi legal, porque tanto o Dylan quanto o Nick conseguiram ver, já que foram me levar lá antes de ir para a escola.

Aqui algumas fotos… e a primeira foto é da 1a passada que foi o vôo mais alto dos três.

a 1a passada
a 1a passada

Muitas famílias se programaram para o dia, as crianças aproveitaram para se vestir de astronauta e a vibração entre os presentes era visível. Encontrei uma outra família, com uma menininha um pouco mais velha que o Dylan, que a mãe me contou que acabou se interessando pelo espaço por causa da filha.

Crianças vestidas de Astron
Crianças vestidas de Astronauta

O avião foi então para Downtown DC onde passou bem pertinho dos monumentos. As pessoas tiraram fotos das janelas dos seus escritórios e o National Mall ficou lotado.

Na segunda passada, eu já estava numa área mais reservada e o avião passou muito mais baixo. As fotos abaixo foram tiradas com a minha camera com lente a 200mmm, mas sem nenhum corte.

 

2a passada
2a passada

 

Note pela foto da árvore e da escultura abaixo, o quão baixinho estava o avião. Estavam um pouquinho acima dos posts de luz. O barulho ensurdecedor do motor do avião se confundia com os gritos e aplausos da multidão.

 

Passando bem pertinho
Passando bem pertinho

 

E quando a gente achava que já tinha acabado e muita gente começou a ir embora, outros entram no museu, recebemos a noticía que a pista de pouso não estava pronta e o avião daria uma volta antes de fazer a aterrisagem final.

 

As figuras
As figuras

 

Sim. A gente queria mais. Mais uma oportunidade para tirar fotos de outros lugares e outros angulos. Aqui estão as fotos da terceira passada:

 

Olha como está baixinho
Olha como está baixinho

 

Dessa vez, ele aterrisou em segurança no aeroporto, que fica convenientemente do lado do hangar onde ficar o museu.

 

Se preparando para aterrisar no aeroporto Dulles que fica ao lado
Se preparando para aterrisar no aeroporto Dulles que fica ao lado

Agora começam os preparativos para a festa de quinta-feira, quando Enterprise, o Ônibus Espacial que ainda está em exibição será levado para Nova York, para ficar na exposição do Intrepid e Discovery ganhará finalmente o seu lugar no museu. O evento na quinta-feira vai durar o dia inteiro e será aberto ao público e eu estarei lá novamente para reportar tudinho aqui.

Algumas curiosidades sobre Discovery:

– O ônibus espacial tem 27 anos e vôou 39 vezes ao espaço. É a mais velha de toda a frota e a que tem mais viagens.
– Discovery levou 184 pessoas a bordo. Algumas pessoas mais de uma vez.
– Os senadores Jake Garn e John Glenn são dois dois astronautas que estiveram na Discovery.
– Foi a 1a a se conectar com a estação espacial.
– Fez a 100o viagem ao espaço.
– Trouxe os astronautas de volta da Mir e estação espacial depois das tragédias de Challenger em 1988 e Columbia em 2005.

Atenção: Todas as imagens estão protegidas por copyright. Não copie essas imagens sem autorização.

6 COMENTÁRIOS

  1. Cara, animal!!! Séiro, eu seria uma criança de novo se visse isso de perto. Quando tava no ensino médio queria muito ser astronauta… Adorei!

    òtimas fotos, Clau 🙂

    Bjo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui