Emilia-Romagna – A Itália sem Pressa

3
IMG_9110a

Itália é um país que desperta emoções fortes nos visitantes. Há quem ame de paixão e há quem se prometa nunca mais voltar. Há quem curta o caos dos grandes centros turísticos e há os que procurem a tranquilidade das cidades do interior.

Eu pertenço ao time dos apaixonados, alguém que quase nada esperava da visita que fez alguns anos atrás e que aprendeu a amar essa terra e sentir saudades como se fosse sua. Talvez por ter convivido tão de perto com descendentes de italianos, tendo a culinária como agregador em domingos de conversas animadas ao redor da mesa, achei fácil me entrosar na rotina meio caótica e super turística das cidades que fazem parte do roteiro de primeira viagem.

A Emilia Romagna

A viagem que dividirei com vocês é a que fiz na minha terceira visita ao país e o destino e a proposta são totalmente diferentes das outras duas: uma semana “comendo, vivendo e sentindo” com um local na Emilia-Romagna.

MapaEmiliaRomagna

Você pode achar que nunca ouviu falar dessa região, mas você sabe muito mais do que imagina. As chances são altas de você já ter ouvido falar ou lido algo sobre Bolonha ou Ímola – onde acontece a F1. Para os apaixonados por automobilismo, é na Emilia-Romagna que ficam as fábricas da Ferrari, Lamborghini, Maseratti e Ducati

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

A culinária também deu suas contribuições para o mundo… o presunto de Parma, a mortadela de Bolonha, o queijo parmesão, molho a bolonhesa(que na verdade se chama ragú), o vinagre balsâmico de Modena são produtos típicos da região.

Como Chegar

O principal ponto de entrada internacional na Emilia Romagna é Bolonha. Além de estar servida pelo aeroporto internacional de Bolonha Guglielmo Marconi(BLQ), Bolonha tem uma ótima malha ferroviária e também estradas que ligam a cidade a outras importantes cidades na Itália: Milão, Florença e Roma. Do aeroporto para o centro de Bolonha são apenas 6km e você pode ir de táxi ou ônibus que te deixa em vários locais da cidade ou na estação central de trem de Bolonha.

Distância de Bolonha para as principais cidades italianas:

  • Bolonha a Florença – 111Km (40 min de trem)
  • Bolonha a Veneza – 153 km (1 hora e 14 min de trem)
  • Bolonha a Milão – 214.8 km ( 2 horas e 7 min de trem)
  • Bolonha a Roma – 378 Km ( 2 horas e 5 min de trem)

Informações Úteis

Língua: Italiano

Moeda: Euro

Visto: Brasileiros não precisam de visto para estadias de até 90 dias.

As Cidades e Atrações na Emilia Romagna

Tudo o que fiz durante esses dias na Emilia Romagna estão nos posts abaixo. Cada post tem mais detalhes sobre as cidades e atrações visitadas.

emiliaromagna
Emilia Romagna

Espero que você curta a Emilia Romagna tanto quando eu curti! Mas se ela não está nos seus planos, veja as cidades próximas e quem sabe planeje um bate e volta pra começar.

Outros Posts da Emilia Romagna

Outras Cidades Italianas Próximas

De Bolonha é muito fácil visitar de trem cidades que ficam em outras regiões da Itália como:

Veneza

Florença

A região da Toscana e as cidades de Milão e Roma também são próximas de Bolonha e outras cidades da Emilia Romagna. Vale a pena incluir a região no seu roteiro da Itália.

Veja mais posts sobre a Itália no nosso Guia da Itália.

Essa viagem a Itália  para o projeto BlogVille aconteceu a convite de iAmbassador e Emilia Romagna Tourism. Todas as opiniões como sempre, são minhas. 

 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


3 COMENTÁRIOS

  1. Adorei sua publicação.
    Moro em Bologna, meu pai Modenese e minha mãe brasileira sou apaixonado por essa terra em especial a Emilia (Que vai de Parma a Bologna).
    Parabéns pelo artigo, uma correção de Bologna a Milano são 50 mim de Frecciarossa, o meio mais comum quando uma pessoa tem um compromisso, e se comprado com antecedência custa o mesmo preço do regional (2 horas).

  2. […] Eu amo viajar de trem na Europa e a cada viagem que faço fico ainda mais empolgada com esse meio de transporte tão pouco utilizado em outros continentes. Eu já fiz viagens de trem entre países e dentro dos países. A mais popular é essa de Eurostar de Paris para Londres e de Londres para Paris que já fiz dezenas de vezes, mas também fiz recentemente uma pela Inglaterra, pela Lombardia na Itália, pela Suíca, Alemanha e pela Emilia Romagna na Itália. […]

  3. Olá Claudia estou adorando ler seus post sobre a Itália estarei indo p lá no fim de agosto, já sei q é super quente mas como moro em Manaus duvido q seja mais quente do q aqui Rsrs
    Eu tenho uma dúvida sobre viajar de bike pela Itália é tão fácil cm na Alemanha ou França? Vi q em alguns post vc escreve q é bacana conhecer a cidade de bike, mas as cidades tem uma estrutura legal p Qm vai de bike?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui